quarta-feira, 13 de julho de 2016

À CONVERSA COM PAULA CEPA, DIRETORA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO RODRIGUES SAMPAIO, MARINHAS E FORJÃES



PAULA CEPA, DIRETORA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO RODRIGUES SAMPAIO, QUE ENGLOBA AS ESCOLAS BÁSICAS ANTONIO RODRIGUES SAMPAIO – MARINHAS E FORJÃES E SUAS EB1/JI ASSOCIADAS(OS)
“…Não era professora nesta escola… O Agrupamento abriu concurso para eleição de diretor e eu concorri. Acabei a escolhida…
…Temos um total de alunos 1.369 alunos (pré-escolar, 1º, 2º 3º ciclo e Secundário) e 10 estabelecimentos escolares…
…Neste momento, em Portugal, o sucesso escolar está muito conotado com os resultados e os rankings. No meu entender uma escola de qualidade não pode cingir-se às médias. O sucesso escolar de um aluno assenta no seu desenvolvimento integral, físico, emocional e cognitivo. Não nos adianta ter profissionais com médias elevadas de curso se não conseguem falar e respeitar as pessoas e as suas diferenças…
…Temo-nos afirmado e demonstrado o nosso valor. Estamos preparados para vencer os desafios que nos são colocados, sem prejudicar ninguém. Temos uma identidade sustentada nas freguesias do Agrupamento sem deixar nenhuma de lado, somos Forjães, Antas, Belinho, Mar, Marinhas e Vila Chã…
…Estando atenta à imprensa local não poderia deixar de conhecer o Notícias de Esposende, que considero ser um veículo da informação no nosso concelho. Faz informação de  proximidade, que por si só já contribui para a identidade do concelho…”

Paula Cristina Fonseca de Abreu Cepa nasceu em 05 de fevereiro de 1972 na Freguesia de Mar, do concelho de Esposende, onde sempre residiu. É casada e tem 2 filhos; O Miguel Nuno com 15 anos e o Gil Manuel, com 9 anos de idade.
É professora de Geografia do terceiro ciclo e secundário. É diretora deste agrupamento de escolas desde 31 de julho do ano de 2013, tendo mandato até ao final do ano letivo de 2016/17.
A sua formação escolar passou pela Escola básica de Mar, pela EB Frei Bartolomeu dos Mártires, Escola Secundária de Santa Maria Maior em Viana do Castelo. Licenciou-se em Geografia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e obteve o grau de Mestre em Administração e Organização Escolar na Universidade Católica Portuguesa – Braga.

VAMOS FALAR UM POUCO DA SRª DIRETORA. DOS SEUS GOSTOS E PREFERÊNCIAS E DO SEU PERCURSO
COMO COSTUMA OCUPAR OS SEUS TEMPOS LIVRES?
“Sendo raros, neste momento, ocupo-os a acompanhar os meus filhos nas suas atividades. Gostaria de ter mais tempo para satisfazer um grande vício que é ler!”
E AO NÍVEL DESPORTIVO?
“Gosto de andebol até porque já fui jogadora e de hóquei em patins porque o Gil já iniciou a sua carreira desportiva nesta modalidade. Não perco (quando é possível) um jogo entre os grandes do futebol português e os jogos da seleção seja qual for a modalidade.”
DIGA-ME O QUE ACHA DA FREGUESIA DE MAR, DE ONDE É NATURAL E ONDE RESIDE.
“S. Bartolomeu do Mar é uma terra cheia de tradições que marcam uma vida, especialmente de quem lá mora. O seu grande dia acontece anualmente a 24 de agosto, dia da Romaria. Em termos territoriais é limitada pelo monte e pelo Oceano Atlântico o que lhe confere uma diversidade natural ímpar. A sua gente é humilde e trabalhadora, solidária nos bons e maus momentos.”
E DA CIDADE E DO CONCELHO DE ESPOSENDE O QUE ACHA?
“É o concelho mais bonito de Portugal, um verdadeiro privilégio da natureza. Este concelho reúne as condições ideais para que se consiga um desenvolvimento sustentável. Os esposendenses têm as suas raízes no campo, no rio, no mar e no monte. Todas estas caraterísticas juntas, possibilitam ter uma visão social e ambiental que permitem sustentar o presente e perspetivar o futuro com base na experiência do passado.”
SEI QUE TEM OBRAS PÚBLICADAS, EM CO-AUTORIA. DE QUE ORAS SE TRATA?
“Já escrevi em coautoria 3 volumes de uma coleção sobre a freguesia de Mar.”
QUAIS SÃO OS TITULOS DESSES 3 LIVROS?
…Memórias de S. Bartolomeu do Mar - Volumes 1, 2 e 3
Nestas obras são abordados temas como os usos e tradições, geografia, cadastro, toponímia, património, população, organização administrativa e religiosa, economia, cultura e ambiente.
VAMOS AGORA AO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO RODRIGUES SAMPAIO
COMO É QUE CHEGA A DIRETORA? ERA PROFESSORA AQUI?
“Não era professora nesta escola. A minha carreira profissional passou pela Escola Secundária Clara Resende no Porto, pela Escola Secundária Henrique Medina, em Esposende, pela EB 2/3 de Forjães e pela EB 2/3 de Castelo de Neiva.
O Agrupamento abriu concurso para eleição de diretor e eu concorri, Acabei a escolhida.”
COMO É CONSTITUIDA A ATUAL EQUIPA DIRETIVA
CONSELHO GERAL
Presidente – Paulo Salvador Santiago Morais
DIREÇÃO
Diretora- Paula Cristina Fonseca de Abreu Cepa
Subdiretor – José Manuel Vieira Pinho
Adjuntos da Diretora: João Paulo Ramos, Avelino Oliveira e Jorge Cardoso
O AGRUPAMENTO EM NÚMEROS
POPULAÇÃO ESCOLAR
Total de alunos (pré-escolar, 1º, 2º 3º ciclo e Secundário) – 1.369 alunos;
Pré-escolar – 238
1º ciclo – 495
2º ciclo  (EBF) – 96; (EBARS) – 141
3º ciclo (EBF) – 136; EBARS – 248
Secundário- 15
QUANTOS ESTABEECIMENTOS É QUE FAZEM PARTE DESTE AGRUPAMENTO?
“10 estabelecimentos.
EB António Rodrigues Sampaio, EB de Forjães, EB de Guilheta, EB de Belinho, EB de Mar, EB de Rio de Moinhos, EB de Pinhote, EB de Goios, EB Vila Chã e JI de Cepães
QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS ESTRUTURANTES DESTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS?
“Os documentos estruturantes são o Projeto Educativo, o Regulamento Interno, o Plano anual e plurianual de atividades.
O projeto Educativo é aquele que confere a identidade do Agrupamento e que assenta no seguinte pressuposto - DUAS COMUNIDADES, UMA IDENTIDADE: CONHECER, FAZER: SER MELHOR!…”
Pretendemos que o Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio seja visto a médio prazo como uma organização educativa de referência, pela qualidade e formação oferecidas à comunidade local. O reconhecimento a nível concelhio, como instituição detentora de práticas educativas inovadoras e formadora de cidadãos responsáveis e empreendedores, bem como instituição integradora.
A ATUAL EQUIPA DIRETIVA É A FAVOR OU CONTRA AS PROVAS DE AFERIÇÃO?
“Enquanto Diretora não me cabe pronunciar sobre a decisão tomada pela tutela, competiu-me organizar o processo na escola. No entanto, recaiu sobre mim a decisão ou não da sua realização. Apesar de considerar que a situação foi geradora de confusão e instabilidade, caracterizada por três modelos de avaliação num mesmo ano letivo, a informação que nos foi transmitida é que as provas de aferição são um instrumento útil na recolha de informação necessária à tomada de medidas e decisões no percurso escolar dos alunos. Nesta sequência e sabendo que se antevia algo no sentido de promover a melhoria do sucesso escolar, como se veio a verificar com o Plano Estratégico de Promoção do Sucesso Escolar que todos os Agrupamentos estão a construir neste momento, não poderia deixar de aferir os pontos menos bons dos alunos do Agrupamento e perder a oportunidade de os colmatar no futuro. Por tudo isto decidi pela realização das provas de aferição.”
QUAIS SÃO EM SEU ENTENDIMENTO OS PRINCIAIS FATORES QUE TÊM CONTRIBUIDO PARA O VOSSO SUCESSO ESCOLAR?
“Neste momento, em Portugal, o sucesso escolar está muito conotado com os resultados e os rankings. No meu entender uma escola de qualidade não pode cingir-se às médias. O sucesso escolar de um aluno assenta no seu desenvolvimento integral, físico, emocional e cognitivo. Não nos adianta ter profissionais com médias elevadas de curso se não conseguem falar e respeitar as pessoas e as suas diferenças.
É neste sentido que todos os anos letivos escolhemos um tema a trabalhar no Agrupamento e para o qual direcionamos as atividades. Em 2013/14 trabalhamos o tema “25 de abril. Liberdade com responsabilidade”; em 2014/15 “Uma Escola de Sorrisos”; em 2015/16 “Uma escola de emoções e vida saudável”; em 2016/17 trabalharemos um tema relacionado com a cidadania.
É claro que não descuramos os resultados, situação comprovada pelos rankings dos últimos anos, mas tentamos dar uma vertente mais humana à escola. Os nossos professores empenham-se e procuram métodos inovadores e motivadores, os nossos assistentes estão sempre atentos às necessidades dos alunos e os serviços de psicologia fazem um acompanhamento de proximidade.”
E AS ASSOCIAÇÕES DE PAIS? COMO É O DIÁLOGO COM OS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO E COM AS PRÓPRIAS ASSOCIAÇÕES?
“Há uma máxima que utilizo muito que é “a porta do meu gabinete está sempre aberta para os pais”. Já os começo a conhecer pelo nome próprio, bem como ao percurso escolar dos filhos e não se pense que é só por motivos menos bons. Quando é o caso, tentamos em conjunto arranjar soluções para os problemas.
As Associações de pais e Comissões de Pais são uma mais-valia para o Agrupamento, com quem estabelecemos um diálogo franco e cooperativo.”
como é o relacionamento com o municipio e aS juntas de freguesia?
“Não posso deixar de salientar e agradecer publicamente a todos os presidentes de Junta e à Câmara Municipal a colaboração e dedicação que têm tido com o Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio. Sem exceção, são pessoas muito preocupadas e atentas às necessidades das escolas do Agrupamento. Desenvolvemos relações de entreajuda e confiança em prol do sucesso educativo.”
QUAIS SÃO AS Principais necessidades dO VOSSO AGRUPAMENTO E DOS VÁRIOS ESTABELECIMENTOS?
“O nosso principal problema prende-se com o reduzido número de docentes para desenvolver projetos motivadores e de sucesso; A inexistência de assistentes técnicos e operacionais em número suficiente para podermos fornecer serviços ainda com mais qualidade.”
QUAL É O SEU SONHO, SENHORA DIRETORA?
“Quando assumi o cargo de diretora deste agrupamento estabeleci as seguintes finalidades que aos poucos vão ganhando forma:
1- Garantir a plena inserção social, criando condições facilitadoras da formação integral do aluno e do seu progresso, aumentando o sucesso escolar de qualidade e a inserção no mundo do trabalho;
2. Preparar a Comunidade educativa para a vivência da autonomia do agrupamento, no quadro de uma gestão partilhada e da articulação dos vários órgãos;
 3.Melhorar significativamente as condições de trabalho da comunidade escolar;
4. Criar condições para tornar a escola numa instituição com identidade própria, interveniente e aceite de pleno direito dentro da comunidade;
 5. Promover a integração e igualdade de oportunidades.
O meu sonho era conseguir a sua prossecução no mais curto espaço de tempo, pois assim teria a certeza que todos os nossos alunos seriam FELIZES!”
QUER DEIXAR UMA MENSAGEM A TODA A COMUNIDADE EDUCATIVA DO AGRUPAMENTO A QUE PRESIDE?
“Nestes últimos três anos estudamos muito, divertimo-nos e participamos em projetos interessantes. Desenvolvemos capacidades necessárias para enfrentar o futuro e fizemos muitos amigos.
Cada um de nós, tem trazido e recebido muita alegria no e para o Agrupamento. Sinto-me feliz por ter um grupo tão maravilhoso de alunos, professores, funcionários e pais. Todos eles contribuíram para que estes anos letivos fossem muito positivos e gratificantes.
Da parte da Direção, podemos afirmar que procuramos realizar o melhor para os nossos alunos e que não mediremos esforços para que, em 2016/17, aperfeiçoemos ainda mais os nossos serviços.
 Reconhecemos a confiança depositada no nosso trabalho, o que nos motiva no compromisso de satisfazer as expectativas projetadas.
Agradecemos também, às famílias que já decidiram continuar no Agrupamento no próximo ano. Vamos dedicar-nos ao máximo para asseverar a escolha que fizeram.
Todos os acontecimentos tornam-se pequenos diante da grandeza da missão de batalharmos por uma Escola que, mantenha vivos valores como a ética, a moral, a responsabilidade e o compromisso.
Como disse Fernando Pessoa, O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.
Não poderia deixar de falar no sucesso educativo que nestes últimos três anos tem vindo a crescer em todos os anos de escolaridade. Já não somos a escola “pobre” que fica na periferia da sede do concelho. Temo-nos afirmado e demonstrado o nosso valor. Estamos preparados para vencer os desafios que nos são colocados, sem prejudicar ninguém. Temos uma identidade sustentada nas freguesias do Agrupamento sem deixar nenhuma de lado, somos Forjães, Antas, Belinho, Mar, Marinhas e Vila Chã.
CONHECE A IMPRENSA LOCAL E MAIS AINDA SENDO UMA LEITOR ATENTO, SEI QUE CONHECE ESTE SEMANÁRIO “NOTÍCIAS DE ESPOSENDE”. QUAL É A SUA OPINIÃO A CERCA DESTE JORNAL?
“Estando atenta à imprensa local não poderia deixar de conhecer o Notícias de Esposende, que considero ser um veículo da informação no nosso concelho. Faz informação de  proximidade, que por si só já contribui para a identidade do concelho”
Website do Agrupamento: http://www.marinhas.org/
NOTA FINAL
Conheço a professora Paula Cepa, pela profissão que exerce e de nos termos encontrado em vários fóruns relacionados com as temáticas da Educação. Estive na inauguração da Escola de Forjães e já participei em inúmeras atividades na escola de Marinhas, no âmbito das associações de pais e do “Fórum da Educação”. A minha entrevistada de hoje, a Professora Paula Cepa, sem ser cá professora, chegou e… venceu.
Despeço-me desejando umas excelentes férias a toda a comunidade escolar e o maior sucesso para o próximo ano letivo.
Mário Fernandes
02-07-2016





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