domingo, 21 de março de 2010

A SEMANA EM REVISTA

A imagem da semana!

A imagem da semana tem que ser mesmo a da Equipa do Benfica que teve uma semana em cheio: Foi a França eliminar o Marselha e ao Algarve vencer a Taça da Liga, derrotando o Porto com 3 golos sem resposta.

CONGRESSO DO PSD EM MAFRA
O PSD reuniu em Congresso em Mafra. Pedro Passos Coelho, Paulo Rangel, José Pedro Aguiar Branco e Castanheira Barros são os candidatos a votos no próximo dia 26. Tratou-se de um Congresso bastante participado, com a presença de vários ex.líderes e com um importante debate do estado do partido e da própria nação. Pareceu-me um Congresso interessante, onde os candidatos puderam lançar as suas ideias e projectos para o governo do país. Não posso deixar de referir o discurso do Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha - Fernando Costa, pela frontalidade, clareza e sentido de oportunidade. Foi lamentável a aprovação da tão propalada “lei da rolha”!

PROJECTO LER+ NA ESCOLA EB1/JI DE CURVOS
Ler+ segue a bom ritmo. Realizou-se esta Segunda-feira a quinta sessão do projecto Ler+ na Escola e Jardim-de-Infância de Curvos. Tratou-se de mais um encontro muito animado, com todos os pais a participar de uma forma muito dinâmica e muito activa. O encontro iniciou com as mães e os pais a contar as riquíssimas experiências vividas em casa com os seus filhos e educandos, tendo ainda havido lugar à apresentação das respostas dos educandos a uma questão oportunamente colocada: O que gostavas de fazer se fosses uma fada? A Isabelita deu a seguinte resposta: Pegava na varinha mágica e dava brinquedos, comidinha e casa novas às criancinhas do Haiti! Até eu fiquei surpreendido com a pronta resposta que a Isabel deu. E agora já só falta mesmo o encontro de encerramento que se vai realizar no próximo dia 26, às 21 horas e onde cada família deverá apresentar um trabalho final de escolha livre, desde que verse sobre algum ou alguns dos livros abordados neste projecto Ler+ em Curvos.

EMIGRAÇÃO E VIVÊNCIAS LOCAIS EM CURVOS
No seguimento do primeiro encontro, esta semana realizou-se uma segunda reunião na Junta de Freguesia de Curvos. Nesta reunião foram abordadas as questões da Emigração e, dos usos e costumes da Freguesia de Curvos. Estiveram também presentes três casais curvenses de ex.emigrantes que deram os seus testemunhos daquilo que foram as suas experiências além fronteiras.

PLANO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO EM ESPOSENDE
O Município de Esposende realizou-se mais uma reunião com autarcas do concelho - Juntas e Assembleia Municipal, para promover o debate e a melhoria do Plano Estratégico para o Turismo no concelho de Esposende. A sessão foi presidida pelo Vereador do Turismo - Prof. Rui Pereira e contou na mesa com a companhia da Dr.ª Isabel e da Dr.ª Elisabete, como responsáveis do IPCA pela elaboração deste plano. O Vereador deu as boas vindas aos presentes e mostrou-se totalmente disponível para esclarecer as dúvidas e questões bem como para ouvir as sugestões que os presentes pretenderem colocar. Aproveitou para manifestar a sua tristeza pela fraca afluência. Na minha opinião, tratou-se de um debate animado e bastante construtivo. Reafirmando aquilo que disse na minha intervenção, este parece-me um bom plano, o que será importante é a forma de o colocar em prática. Deverá haver a preocupação de criar parcerias, rentabilizar infra-estruturas e divulgar o concelho como um todo, para que haja uma oferta diversificada que potencie a vinda de visitantes ao nosso concelho. Defendo a criação de várias "rotas" temáticas, como, a rota do vinho, do artesanato, do turismo em espaço rural, das quintas e solares, do património arquitectónico religioso, rotas pedestres e campestres, etc., etc.! O nosso concelho tem características, atributos e potencialidades que precisam ser valorizadas e mostradas até aos próprios esposendenses.

ESCOLA ANTÓNIO CORREIA DE OLIVEIRA COM INSPECÇÃO
Participei num Painel organizado pela Inspecção que se encontra a realizar uma acção no Agrupamento Vertical de Escolas António Correia de Oliveira de Esposende.

SINAIS DE FOGO
Gostei da entrevista ao Bispo das Forças Armadas. D. Januário Torgal Ferreira que esteve implacável, com a sua característica frontalidade e clareza de pensamento. Fossem todos os responsáveis da Igreja assim, e não haveria lugar a escândalos como os que temos estado a assistir em alguns países e que levaram o Papa Bento XVI a escrever uma carta aos Cristãos Irlandeses.

O BENFICA VENCEU O MARSELHA EM FRANÇA E QUALIFICOU-SE PARA OS QUARTOS DE FINAL DA LIGA EUROPA
MARSELHA (1) - BENFICA (2). Parabéns ao Benfica! Foi pena o Sporting não ter passado, pois acabou eliminado pelo At. Madrid apesar de não ter perdido nenhum dos jogos! Entretanto realizou-se o sorteio que colocou o Liverpool no caminho do Benfica. Verdadeira final antecipada, que espero ver o Benfica levar de vencida.

APEBACO REUNIU APÓS TOMADA DE POSSE
Os Órgãos Sociais da Apebaco realizaram esta semana a sua primeira reunião depois da tomada de posse. Gostei de ver a nova Presidente da Direcção cheia de ideias e de projectos para concretizar. Toda a equipa parece fortemente mobilizada para trabalhar em prol da Escola e da educação dos nossos filhos. Força; também podem contar comigo!

JUNTA DE CURVOS PROCEDE À REMODELAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO DO JARDIM DE VILAR E DO JARDIM DA RATEIRA
A Junta de Curvos, continua a realizar a remodelação dos espaços verdes da freguesia. Actualmente encontra-se a realizar a remodelação e a requalificação do jardim de Vilar e dos jardins da Alameda Senhor dos Aflitos.

LENDAS, NARRATIVAS E TRADIÇÕES
Património Etnográfico, Cultural, Florestal, Rural, Arquitectónico, Religioso, Usos e Costumes. No âmbito do programa de levantamento das "Lendas e Narrativas" e das "Vivências Locais" na Freguesia de Curvos", realizou-se uma visita à Freguesia. Equipa de investigação: - Drª Ivone - Directora do Museu Municipal de Esposende - Engº Carlos do Carmo - Resp. Florestal da Câmara M. de Esposende - Engª Clara Ribeiro e outra Técnica da Associação Mandrágora. Esta equipa de trabalho foi recebida na Sede da Junta de Freguesia de Curvos, pelo Presidente da Junta e pelo Tesoureiro. Realizou-se logo aí uma reunião prévia para acerto de agenda e planeamento das acções a realizar. De seguida a convite da Junta reuniram com vários curvenses, a saber, D. Augusta Santamarinha, Sr. Álvaro Freitas da Costa, Sr. Celestino Silva e Sr. José Maria Eiras Azevedo Costa ex. Presidente da Junta. Durante a manhã foram abordadas variadas temáticas históricas e do passado recente. De tarde foi realizada uma visita ao atelier do artesão Celestino Silva. A terminar esta actividade foi realizada uma visita pelos pontos mais importantes da Freguesia, para reconhecimento e registo fotográfico.

DIA DO PAI
O Jardim-de-Infância e o Centro Social de Curvos festejaram o Dia do Pai, realizando diversas actividades. À semelhança do ano passado, também estive no Jardim-de-Infância a participar na festinha aí organizada para as meninas e meninos e para os seus pais.

PS COM AS "NOVAS FRONTEIRAS" EM BRAGA
O estado-geral do Partido socialista esteve em peso em Braga, com José Sócrates a liderar e a acusar o PSD e o BE de se unirem para reprovar as propostas do PS e do Governo. Quem diria!!!

PASSOS COELHO E PAULO RANGEL EM ESPOSENDE
Estes dois candidatos à liderança do PSD estiveram este Sábado no concelho de Esposende. Paulo Rangel terá passado por Antas e Passos Coelho pela sede concelhia do PSD em Esposende, onde foi recebido por um grande número de militantes e simpatizantes da sua candidatura.

JOÃO CEPA EM ENTREVISTA Á ESPOSENDE RÁDIO
O presidente do PSD de Esposende e da Câmara Municipal deu este Sábado uma entrevista à Esposende Rádio, onde fez um balanço extremamente positivo deste seu mandato á frente do Partido. Fez muitas criticas às estruturas distritais, tanto ao rumo que tem sido seguido como ao modo de composição das Listas para deputados. Declarou o seu apoio à candidatura de Passos Coelho a quem já há dois anos apoiou, precisamente por julgar ser a melhor solução para o partido e para o país. Mostrou-se disponível para continuar a colaborar com o partido, apesar de referir que não se recandidatará à presidência da concelhia "Laranja". Questionado se estará disponível para um dia poder concorrer a deputado, não fechou totalmente a porta, até porque como militante responsável sente que tem o dever de estar ao serviço do partido e por isso disponível para aquilo que o partido achar útil e conveniente. Gostei da entrevista, pela oportunidade, pela análise assertiva e pela atitude frontal, caracteristicas alias às quais já nos habituamos a ver no presidente João Cepa.

MARÇO COM SABORES DO MAR ESTÁ A SER UM SUCESSO
É claro aos olhos dos esposendenses que a iniciativa "Março com Sabores do Mar 2010" está a ser um sucesso, pois nota-se uma grande afluência de visitantes ao nosso concelho, em especial ao fim de semana. Pelo menos no litoral, vêem-se os restaurantes muito concorridos.

LIMPAR PORTUGAL LIMPAR ESPOSENDE E LIMPAR CURVOS
Um (pequeno) grupo de Curvenses, concentrou-se na Sede da Junta para dar inicio a esta acção nacional designada de "Limpar Portugal"; uma iniciativa da sociedade civil com o alto patrocínio do Senhor Presidente da Republica. O mau tempo deverá(?) ter impedido a participação de um número mais significativo de pessoas, no entanto os que compareceram não tiveram medo da chuva e partiram para o terreno para levar a cabo tão árdua tarefa. Estavam previamente identificados três locais com resíduos sólidos para recolha, mas no decurso da acção verificou-se o aparecimento de mais resíduos num outro local no caminho florestal a norte da freguesia. Lamenta-se a falta de civismo das pessoas, pois verifica-se que de uma forma cobarde são depositados lixos domésticos e industriais, essencialmente em caminhos florestais, longe da vista de moradores. O planeta é de todos e um ambiente saudável depende da consciência cívica de cada um de nós. Se todos separar-mos os lixos e os colocarmos nos ecopontos, estaremos a contribuir para um melhor ambiente, para uma paisagem mais bonita e agradável e reduziremos custos às entidades que zelam pelo espaço público. No caso de Curvos, ao contrário de muitas outras Freguesias, não é habitual haver lixeiras, até porque a Junta de Freguesia realiza limpeza regular que cobre toda a Freguesia, incluindo os caminhos florestais, mais propícios a estes atentados, perpetrados por pessoas sem educação cívica. Para além desta limpeza é também desenvolvida uma acção permanente de sensibilização ambiental, com a realização de campanhas nas várias Instituições da Freguesia, com o objectivo claro de promover uma consciência cívica e a defesa e protecção do meio ambiente. O Meu muito obrigado a todos os que se juntaram a nós na realização desta acção memorável. Parabéns para os autores deste projecto, para o Pedro Rocha - Coordenador concelhio, para a Junta de Freguesia de Curvos e seus colaboradores - D. Lurdes e Sr. António, para a Câmara Municipal de Esposende e Esposende Ambiente e para todos os voluntários que se associaram a esta brilhante iniciativa, incluindo Bombeiros e Cruz Vermelha que prestaram apoio à acção.

BENFICA VENCE O PORTO E ARRECADA O PRIMEIRO TROFÉU DA ÉPOCA
Foi no Estádio do Algarve que o Benfica derrotou o Porto, por 3-0 e venceu assim o primeiro troféu desta época futebolística. São sempre lamentáveis as cenas de violência que se verificaram entre vários adeptos e simpatizantes de ambas as equipas. Por favor acabem lá com isso! O desporto tem que ser distracção, diversão, lazer e prazer, pelo menos para os amantes e simpatizantes da bola!

MF

Sem comentários: