sábado, 20 de março de 2010

LIMPAR PORTUGAL E LIMPAR CURVOS


Um (pequeno) grupo de Curvenses, concentrou-se na Sede da Junta para dar inicio a esta acção nacional designada de "Limpar Portugal"; uma iniciativa da sociedade civil com o alto patrocínio do Senhor Presidente da Republica.

O mau tempo deverá(?) ter impedido a participação de um número mais significativo de pessoas, no entanto os que compareceram não tiveram medo da chuva e partiram para o terreno para levar a cabo tão árdua tarefa.

Estavam previamente identificados três locais com resíduos sólidos para recolha, mas no decurso da acção verificou-se o aparecimento de mais resíduos num outro local no caminho florestal a norte da freguesia.

Lamenta-se a falta de civismo das pessoas, pois verifica-se que de uma forma cobarde são depositados lixos domésticos e industriais, essencialmente em caminhos florestais, longe da vista de moradores.

O planeta é de todos e um ambiente saudável depende da consciência cívica de cada um de nós. Se todos separar-mos os lixos e os colocarmos nos ecopontos, estaremos a contribuir para um melhor ambiente, para uma paisagem mais bonita e agradável e reduziremos custos às entidades que zelam pelo espaço público.

No caso de Curvos, ao contrário de muitas outras Freguesias, não é habitual haver lixeiras, até porque a Junta de Freguesia realiza limpeza regular que cobre toda a Freguesia, incluindo os caminhos florestais, mais propícios a estes atentados, perpetrados por pessoas sem educação cívica. Para além desta limpeza é também desenvolvida uma acção permanente de sensibilização ambiental, com a realização de campanhas nas várias Instituições da Freguesia, com o objectivo claro de promover uma consciência cívica e a defesa e protecção do meio ambiente.

O Meu muito obrigado a todos os que se juntaram a nós na realização desta acção memorável.

Parabéns para os autores deste projecto, para o Pedro Rocha - Coordenador concelhio, para a Junta de Freguesia de Curvos e seus colaboradores - D. Lurdes e Sr. António, para a Câmara Municipal de Esposende e Esposende Ambiente e para todos os voluntários que se associaram a esta brilhante iniciativa, incluindo Bombeiros e Cruz Vermelha que prestaram apoio à acção.

MF

Sem comentários: