domingo, 14 de março de 2010

A SEMANA EM REVISTA

PEC 2010/2013?

GOVERNO APROVOU O PEC PARA 2010/2013
O Governo aprovou em Conselho de Ministros o PEC - Plano de Estabilidade e Crescimento e apresentou-o esta terça-feira ao Parlamento. É minha opinião de que se trata de um PEC que vem desmistificar o estado da Nação, pondo a nu todas as fragilidades e injustiças da nossa sociedade. Com este "Pequinho" p governo propõe-se vender o que resta das empresas que ainda restam nas "mãos" do Estado, como os Ctt, Galp, Ren, Edp, Pt, Tap, Cgd, Seguradoras, etc., etc., etc! E depois, como é que vai ser? Pela análise que faço às 9 páginas do PEC, parece-me mesmo que o mais certo é que este Plano nada vai resolver e o país vai continuar a afundar-se cada vez mais!

ISABEL EM NOVA SESSÃO FOTOGRÁFICA
A Isabelita voltou a ser convidada para uma nova sessão fotográfica, para o Catálogo da SKETCH - Primavera/Verão 2010, que deverá ser editado muito em breve. A primeira parte da sessão realizou-se em Vila do Conde, tendo por cenário a Nau Quinhentista que se encontra no rio mesmo em frente ao Museu da Construção Naval. A segunda parte decorreu no SEALIFE na Cidade do Porto, aproveitando os magníficos cenários aí existentes. Tratou-se de uma sessão lindíssima, com a Isabel e a sua amiga Luísa a adorarem mais esta experiência.

PROJECTO LER+ EM CURVOS
Realizou-se mais uma sessão do Projecto Ler+. Neste quarto encontro os pais e encarregados de educação deram a conhecer as experiências vividas em casa com os seus filhos aquando da leitura dos livros da semana. Na última parte da sessão foi realizado um trabalho prático com folhas de jornal, na construção de bonecos de papel, como fantoches.

EMIGRAÇÃO E VIVÊNCIAS LOCAIS EM CURVOS
Três docentes do Agrupamento Vertical de Escolas António Correia de Oliveira deslocaram-se a Curvos, com vários alunos desta escola, residentes na Freguesia de Curvos, para reunirem com Mário Fernandes. Nesta reunião foram abordadas as questões da Emigração e, dos usos e costumes da Freguesia de Curvos. O prof. Manuel Azevedo agradeceu a recepção e pediu nova reunião, para encontro com ex. Emigrantes de Curvos.

JUNTA DE CURVOS PROCEDE À LIMPEZA DE ESPAÇOS FLORESTAIS
A Junta de Curvos, encontra-se a realizar a limpeza do espaço publico que se encontra junto à sede da Junta de Freguesia e onde se encontra uma pequena mancha florestal.

ESCOLA ANTÓNIO CORREIA DE OLIVEIRA
A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola António Correia de Oliveira "APEBACO" reuniu esta Quarta-feira, em Assembleia-Geral Electiva e elegeu novos Órgãos Sociais para o Mandato 2010/2012.

COMISSÃO DE INQUÉRITO AO "NEGÓCIO DA TVI"
Partidos políticos aprovam a criação de uma Comissão de Inquérito ao negócio da PT com a TVI. Segundo o PSD esta Comissão deverá ser presidida pelo Dr. Mota Amaral. Não consigo compreender como é que o Dr. Mota Amaral, senador da nação, grande estadista e ex. presidente do Governo Regional dos Açores e da Assembleia da Republica, se dá ao vexame de presidir a uma Comissão que estou certo não vai esclarecer coisa nenhuma. Alias, esta Comissão vai é fazer um enorme favor a alguém.

ASSEMBLEIA DA REPUBLICA APROVOU ORÇAMENTO ESTADO
Foi esta semana aprovado o Orçamento de Estado para o ano de 2010, com os votos do Partido Socialista e com a abstenção dos dois Partidos de direita.

BULLYING E CYBER-BULLYING
Esta semana tem sido fértil em notícias trágicas sobre a violência nas Escolas portuguesas. Parece haver duas mortes relacionadas com esta violência, a de um aluno e a de um professor. A sensibilização de alunos e da comunidade educativa, bem como o reforço da vigilância mostram-se de capital importância para travar este fenómeno que tem vindo a crescer de uma forma muito preocupante.

PORTO LEVOU 5 E BENFICA E SPORTING EMPATARAM
A jornada europeia desta semana teve um saldo francamente negativo para as equipas portuguesas. O F.C.Porto foi goleado em Londres, algo a que já não estávamos habituados sendo desta forma eliminado da Liga dos Campeões. O Sporting foi empatar a Madrid e Benfica deixou-se empatar em casa, no último minuto da partida, frente aos franceses do Marselha.

MINISTRO DAS FINANÇAS FALA DE “MONEY FOR DE BOYS” REFERINDO-SE AOS PRESIDENTES DE JUNTA
Só há uma palavra, para comentar a frase do Senhor Ministro das Finanças: Vergonhoso!!! Então agora os Boys são aqueles que os eleitores elegem! Só faltava mesmo mais esta. Só lhe resta pedir desculpas públicas aos 4.260 presidentes de Junta de Freguesia democraticamente eleitos no último acto eleitoral e a todos os seus antecessores, pela entrega descomprometida à causa pública.

JORNAL DE ESPOSENDE NAS BANCAS ESTA SEXTA-FEIRA
O Jornal de Esposende, quinzenário local, saiu para as bancas esta Sexta-feira.

CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DE ESPOSENDE
A Comissão Local de Acção Social "CLAS" - Esposende, reuniu esta Sexta-feira em Assembleia-Geral, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio em Esposende. Nesta reunião magna foi aprovado o Plano de actividades de 2009 e foi eleito o Núcleo Executivo para o Mandato dos próximos dois anos.

LIMPAR PORTUGAL E ESPOSENDE
Realizou-se no Sábado de tarde, na Casa da Juventude uma última reunião de Coordenadores das Freguesias com vista a ultimar pormenores para a actividade do próximo dia vinte.

Nota
Se na Quarta-feira fui reconduzido sem surpresa, como Presidente da Assembleia-Geral da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola António Correia de Oliveira “Apebaco” que passa a contar com nova Presidente da Direcção, a Drª Rita Miranda; Já na Sexta-Feira, fui surpreendido, pois não estava nada a contar, e acabei eleito para o Núcleo Executivo do Conselho Local de Acção Social, pelos restantes Presidentes de Juntas de Freguesia do Concelho presentes na sessão.
Se no primeiro caso me recandidatei, acedendo ao convite que me foi endereçado para que continua-se a presidir à AG da APEBACO, já no caso do CLAS acabou por ser para mim uma surpresa o resultado da eleição, realizada por voto secreto, e com escolha unânime.
Nestes, como em todos os cargos que tenho exercido e desempenhado, tentarei corresponder e até superar as expectativas de todos aqueles que em mim confiaram o seu voto.


MF

Sem comentários: