segunda-feira, 11 de junho de 2012

MANIFESTAÇÃO JUNTOU EM BARCELOS MILHARES DE PESSOAS CONTRA A EXTINÇÃO DE FREGUESIAS


REPRESENTAÇÃO CURVENSES TAMBÉM MARCOU PRESENÇA EM BARCELOS

LARGO DA PORTA NOVA TOTALMENTE REPLETO

BANDEIRAS DE DEZENAS DE FREGUESIAS

POPULAÇÕES ADERIRAM AO PROTESTO CONTRA A EXTINÇÃO DE FREGUESIAS

DEZENAS DE PRESIDENTES DE JUNTA NO PALCO

VICE PRESIDENTE DA ANAFRE TAMBÉM MARCOU PRESENÇA

CURVOS, RIO TINTO E ESPOSENDE TAMBÉM PROTESTARAM
JOSÉ EIRAS E MÁRIO FERNANDES PRESIDENTES DA JUNTA E ASSEMBLEIA DE CURVOS

EM FRENTE AO PAÇOS DO CONCELHO DE BARCELOS

PRESIDENTE DA CÂMARA DE BARCELOS E VEREADORES À PORTA DA CÂMARA

PRESIDENTES DE JUNTA RECEBIDOS NO SALÃO NOBRE DA CÂMARA

SALÃO NOBRE DA CÂMARA COM O EXECUTIVO MUNICIPAL

MÁRIO FERNANDES, JOAQUIM ROSMANINHO E JOSÉ FELGUEIRAS, DE CURVOS,
RIO TINTO E ESPOSENDE,  MARCARAM PRESENÇA EM BARCELOS

O movimento de Freguesia “Freguesias SIM” juntou ontem alguns milhares de pessoas, numa manifestação de repúdio pela lei de extinção das freguesias, recentemente aprovada pelo Governo. Numa tarde cheia de animação e cultura, as freguesias demonstraram que são a maior riqueza do país, pelo que defenderam que, ao 10 de Junho, se acrescente “Dia das Freguesias”.

«A Carta Europeia da Autonomia Local é clara quando diz que as populações têm de ser ouvidas acerca da extinção ou agregação das freguesias. Portugal subscreveu aquela carta e, por isso, está obrigado a respeitá-la. O que, neste processo, não aconteceu, de todo», disse o presidente da Junta de Freguesia de Barcelos, Alberto Martins. O autarca afirma que os movimentos de contestação vão esperar mais algum tempo para ver se o Governo é sensível aos apelos e aos protestos das populações e «desiste da ideia» da fusão.

«Se não desistir, vamos para o tribunal europeu, porque é um documento oficial que está a ser violado», acrescentou. Por agora, os movimentos vão enviar à Assembleia da República um abaixo-assinado, que já reúne mais de 5 mil assinaturas, pedindo a revogação da lei que viabiliza a agregação de freguesias.

A maioria das pessoas era do concelho de Barcelos, mas estiveram também presentes representações de Rio Maior, Moita, Lisboa, Loures, Santarém, Sintra, Leiria, Valongo, Esposende, Gondomar, e Braga.

A comunicação Social fala em 3.000 manifestantes, mas eu quero afirmar que estavam muitos mais! Foi um enorme sucesso, por isso os meus parabéns e as minhas felicitações a todos os colegas autarcas que participaram, bem como a todos os cidadãos que assim se quiseram associar a nós, nesta grande manifestação popular, contra a patética extinção de Freguesias!

MF


Sem comentários: