sábado, 26 de março de 2011

JUNTA DE FREGUESIA DE CURVOS REALIZOU WORKSHOP "A FLORESTA E A BIODIVERSIDADE"


A FLORESTA E A BIODIVERSIDADE
FREGUESIA DE CURVOS



A Junta de Freguesia de Curvos organizou um WORKSHOP intitulado "A FLORESTA E A BIODIVERSIDADE".

Foram oradores dois especialistas nas questões ambientais e responsáveis por organismos públicos:
  • Engº António Vivas - Coordenador Distrital da Prevenção Estrutural da Autoridade Florestal Nacional - Distrito de Braga.
  • Engº Carlos do Carmo - Responsável pelo Gabinete Técnico Florestal Municipal - Município de Esposende.
O debate teve inicio à hora marcada e foi moderado por Mário Fernandes, tendo contado com sala cheia. Os Curvenses e muitas outras pessoas compareceram em peso, mostrando o seu interesse pelas temáticas em análise.

Presidente da Junta de Curvos, fez a abertura do Workshop, saudando a sala repleta, dando as boas vindas ao público presente e agradecendo a presença dos oradores e parceiros de Mesa. Lembrou a atenção que esta Junta sempre deu às questões ambientais e da preservação do meio ambiente. A Junta de Curvos, venceu vários prémios organizados pelo Município, sobre o Ambiente e organizou ela própria vários concursos ambientais, que têm premiado vários trabalhos e projectos de conservação da natureza. Registou ainda os programas desenvolvidos, como a Vigilância das Florestas, a criação de espaços verdes, a recolha selectiva de resíduos, a existência de saneamento básico, de uma Etar e de um Parque de Compostagem. A Junta de Curvos tem uma Politica de qualidade e a respectiva certificação e tem também, desde 2005, uma Politica de Ambiente, que cumpre e faz cumprir, com base num comportamento ambiental que visa o desenvolvimento sustentável da Freguesia de Curvos.

De seguida verificou-se a intervenção de Carlos do Carmo, que apresentou um power-point com explicação acompanhada e que versou sobre a Biodiversidade, lembrando as árvores, as plantas, as flores, os insectos, os animais, ou seja todas as formas de vida que existem nas florestas e que são muito importantes para o equilíbrio e a sustentabilidade das nossas matas.

A finalizar as intervenções, tivemos António Vivas a apresentar um trabalho versando essencialmente sobre os fogos florestais, as suas origens, o combate e as consequências.
Referiu que 97% dos incêndios em Portugal, têm origem em mão humana, seja criminosa seja negligente. Alertou para a necessidade de sensibilizarmos as pessoas para a necessidade de procedermos à limpeza de matas, especialmente das faixas de segurança, para os cuidados especiais a ter na realização de fogueiras e de queimadas. Referiu os enormes prejuízos que um incêndio causa, tanto em vidas humanos, como em bens, tudo com consequências financeiras muito graves para particulares, para o Estado e para a própria economia nacional.








Tratou-se de mais uma excelente iniciativa, que acabou por ultrapassar todas as expectativas, com o Salão Nobre da Sede da Junta de Freguesia de Curvos totalmente repleto. As pessoas mostraram-se interessadas e colocaram inúmeras questões sobre a temática ambiental, mostrando estar atentas e interessadas na conservação e preservação das matas e florestas.


Também estiveram presentes três Bombeiros da Corporação de Bombeiros Voluntários de Esposende, que receberam uma saudação especial, pelos 120º Anos da Corporação, festejados este fim de semana.

Em termos de conclusão, aproveito para deixar aqui um alerta, no sentido de que é necessária a existência de comportamentos cívicos e de cidadania, para que haja respeito pela natureza, pela floresta, pelo ambiente e pelas pessoas e pelos seus bens!




Em Curvos, Viva a Natureza, o Ambiente e a Qualidade de Vida!!!

MF



3 comentários:

Juliana Oliveira disse...

BOA INCIATIVA!
PARABENS CURVOS!

Maria Isabel Portela disse...

Curvos sempre!

Bela iniciativa. Parabéns a todos.

M disse...

Muito obrigadas, caríssimas amigas!
Dá gosto realizar actividades, uma vez que os curvenses aderem!
Por Curvos, tudo vale a pena.
Um abraço; MF