terça-feira, 17 de junho de 2014

MAIS UMA CRÓNICA DE OPINIÃO NO «NOTÍCIAS DE ESPOSENDE»


$

MUNICÍPIO EDUCADOR E SOLIDÁRIO
FÓRUM DA EDUCAÇÃO ESPOSENDE’2014 CONTOU COM GRANDE PARTICIPAÇÃO E FOI UM SUCESSO
“Educação e desenvolvimento” foi o tema deste ano do Fórum da Educação, promovido conjuntamente pelo Município de Esposende e pelos agentes educativos do nosso concelho. Do programa constaram iniciativas muito variadas, com temas transversais a envolver todos os protagonistas da comunidade educativa e da sociedade civil, onde se nota uma forte intervenção das Associações de Pais e das próprias Associações de Estudantes.
O balanço é muito positivo, pois foram debatidos temas bem atuais, numa área como esta em que a dinâmica é grande e a aprendizagem um processo a necessitar de constante actualização e acompanhamento. Estiveram presentes vários especialistas, onde se inclui um ex. Ministro da Educação e atual Presidente do Conselho Nacional da Educação, Dr. David Justino a debater a «Educação: Desafios Futuros».
Nota-se uma forte dinâmica nas Escolas, tendo contribuído para isso uma certa mudança de paradigma, com as associações pais e envolverem-se cada vez mais, de uma forma pró-ativa, mostrando ser um parceiro privilegiado das comunidades educativas locais, marcando presença, nos órgãos das Escolas e dos próprios agrupamentos de Escolas e mais do que isso realizando e co-realizando atividades, sejam culturais, desportivas e de lazer. Angariam fundos que colocam ao serviço das atividades, promovem atividades complementares, em vários casos mesmo com serviço de cantina e outras valências que enriquecem o funcionamento das nossas escolas.
É bom ver e eu tenho testemunhado isso, a forma como os pais e encarregados de educação são queridos nas escolas e chamados a tomar parte em toda a dinâmica escolar. Quero deixar aqui um reconhecimento pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido de uma forma altruísta por centenas de pais e encarregados de educação que despendendo de muito do seu tempo e do seu saber a única coisa que ganham e já não é nada pouco, digo eu, é o prazer de estar ou ter contribuído para o bem estar dos seus filhos e por uma Escola melhor, que contribua para a educação e para a formação dos estudantes. Neste aspeto o único lamento vai mesmo para a pouca atividade atual da Federação Concelhia das Associações de Pais do concelho de Esposende, outrora com uma dinâmica que agregava as muitas associações locais e que trouxe a debate temas pertinentes. O desejo de que a este período de alguma inatividade se venha a seguir um novo impulso aglutinador, para que volte a ser aquele farol.
Às Escolas, aos seus Órgãos diretivos, aos corpos docentes e a todos os seus colaboradores, um bem-haja pela forma profissional e empenhada como têm “servido” a educação, apesar dos enormes constrangimentos vividos nos últimos tempos, de todos conhecidos. O sucesso da Escola faz-se a cada dia, com o empenho e a envolvência de todos. Autarquias, escolas, pais, associações, empresas e da própria sociedade civil, que participando no processo, acrescentam sempre algo que acaba por valorizar e trazer qualidade ao ensino.
Com alunos melhor preparados, estamos a dar um importante contributo para o futuro dos nossos jovens, num mundo global como o que vivemos, cada vez mais competitivo e concorrencial.
Há um conjunto enorme de atividades que giram à volta das escolas, como o próprio desporto escolar, que potencia o gosto dos jovens por desportos dos quais vêm muitos deles a ser excelentes praticantes e profissionais, veja-se o caso dos campeões que temos no nosso concelho em várias modalidades, algo conseguido com o empenho pessoal de cada um dos praticantes, mas cujo gosto nasce muitas vezes logo na escola, no grupo de amigos, nas aulas de educação física ou outras onde são apresentadas modalidades desportivas.
O nosso Município tem sabido aproveitar esses valores, fomentando e realizando eventos que movimentam os nossos desportistas e que trazem até nós, muitos outros praticantes e em modalidades muito diversificadas. A aposta acertada em modalidades ligadas ao rio, ao mar e à praia colocou Esposende no mapa nacional dos Municípios top dos desportos náuticos.
Um Município Educador, como é o caso de Esposende, a educação é um dos motores que pode puxar por um concelho, pelas suas empresas, associações e instituições, garantindo-lhes uma qualidade de recursos humanos diferenciadores, capazes de gerar emprego, atrair investimento e criar riqueza.
A PAR DA EDUCAÇÃO, A SOLIDARIEDADE É UMA MARCA CONCELHIA QUE DEVE ORGULAR OS ESPOSENDENSES
Ninguém fica indiferente aos eventos e à atividade solidária que tem vindo a ser desenvolvida em Esposende. Um trabalho que resulta de uma forte aposta do Município, através da Ação Social, onde se inclui a Loja Social e o Banco Local do Voluntariado de Esposende e que envolve muitos outros parceiros, instituições, empresas e cidadãos.
Parcerias com instituições como o Instituto Português do Sangue, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, o Banco Alimentar Contra a Fome, a Associação Mundos de Vida, a Associação de Diabéticos do Minho, a Associação Portuguesa da Paramiloidose, as Associações Humanitários dos Bombeiros Voluntários, os Agrupamentos de Escolas, Escolas Profissionais e muitas outras, são excelentes exemplos daquilo que tem sido um trabalho em prol da solidariedade, muitas vezes desenvolvido com a descrição que se deseja, obtendo resultados magníficos a favor dos utentes destas associações, da sociedade e da própria comunidade local no seu todo.
Ser voluntário não é mais do que o conjunto de acções de interesse comunitário e social, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço de pessoas, de famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.
E por falar em Voluntariado e em Solidariedade aproveito para informar que no dia 22, de manhã, realiza-se em Esposende, com concentração no Largo Dr. Fonseca Lima, uma Caminhada Solidária a favor do Núcleo Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que celebra este ano o seu 50º aniversário e que por isso deve merecer ainda mais a nossa atenção e a nossa solidariedade.
Estou certo que os Esposendenses e não só, vão, como sempre marcar presença em grande número, tal como aliás aconteceu ainda há duas semanas na Caminhada “Procuram-se Abraços” a favor das crianças que necessitam de famílias de acolhimento.
E se na «Copa do Mundo» o Brasil entrou a ganhar [3x1 à Croácia], de Portugal espero igual sorte para o jogo inaugural, a disputar esta segunda-feira com a poderosa e sempre candidata ao título, a seleção Alemã. Viva Portugal!
«LIKE US»
Mesmo, mesmo a fechar, hoje no Coliseu dos Recreios em Lisboa, a primeira atuação ao vivo da Banda Portuguesa «LIKE US» onde atua o jovem Esposendense, João Barbosa. A exemplo de outros “campeões” nas mais diversas áreas, já aqui referidos em anteriores crónicas, as minhas felicitações de hoje vão para este jovem, pelas excelentes qualidades demonstradas e pelo sucesso, bem merecido, que a Banda já está a atingir com a venda do primeiro álbum. Força João e que em breve vos possamos ter e ver a atuar cá no norte, de preferência em Esposende, no Festival Sons de Verão, porque não?!!
Mário Fernandes;
2014-06-14

Sem comentários: