domingo, 29 de junho de 2014

CRÓNICA DE OPINIÃO AO SÁBADO NO SEMANÁRIO «NOTÍCIAS DE ESPOSENDE»


OBRIGADO,
SELEÇÃO PORTUGUESA!
AS EXIBIÇÕES DA SELEÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL, FICARAM MUITO AQUÉM DAS EXPECTATIVAS DE TODO UM POVO, DESEJOSO DE VER O PAÍS VINGAR-SE DA CRISE, COM GOLOS DE RONALDO & COMPANHIA. AINDA NÃO FOI DESTA!
ACREDITAR, MAS COM PRAGMATISMO!
Com o regresso da comitiva portuguesa a Portugal, hoje mesmo, acabamos de cair na realidade nua e crua. Não podemos esquecer-nos que a nossa seleção se apurou para este Mundial mesmo à «rasquinha» e o desempenho no Brasil foi sofrível. Apesar do apuramento penoso para este mundial, a nossa imprensa e comentaristas teimaram em fazer-nos crer que tínhamos uma equipa de excepção, cheia de craques, capaz de ombrear com as que na atualidade melhor futebol praticam e por isso com todas as condições para sermos campeões do mundo.
Devia ter havido algum decoro. Foi criado um autêntico «circo» à volta dos jogadores, com o relato das situações mais caricatas e sem qualquer interesse para os jogos, para os resultados e para o tão desejado sucesso da nossa equipa.
É inequívoco que temos uma seleção razoável, capitaneada pelo «melhor jogador do mundo», mas incapaz de em momentos cruciais se superar, de marcar a diferença para melhor e de levar vencidas seleções teoricamente muito inferiores à nossa, até pelo próprio ranking da FIFA, onde figurávamos em quarto lugar no inicio deste mundial.
No jogo com o Gana, onde nem sequer dependíamos só do nosso desempenho e resultado, apesar de vencermos, fomos eliminados e aos oitavos passaram as seleções da Alemanha e dos Estados Unidos, a quem aproveito para desejar boa sorte.
Passamos de uma «geração de ouro» para um «jogador de ouro», a quem exigimos vitórias e a quem quisemos atribuir responsabilidades que eram de toda a equipa. Estávamos na mão dos outros, a rezar para que a Alemanha vencesse a América, quando nós tivesse a hipótese de os vencer e não conseguimos. Uma equipa que em dois anos não consegue mudar o onze inicial, é porque algo de errado se foi passando. Renovação a que nem vê-la.
A seleção nacional precisa de se renovar, de chamar e pôr a jogar um misto de jogadores experientes, com jogadores novos, na casa dos 20 anos e temos vários, cheios de garra, de força e de vontade de se mostrar e afirmar. Não pode uma selecção – conjunto dos melhores de um país, num determinado momento, estar tão dependente de um único jogador, nem esse jogador pode querer fazer o seu trabalho e o dos demais dez colegas. É que não resulta, como mais uma vez não resultou.
RUMO A PARIS’2016
Neste momento já todos podemos criticar, apontar erros, defeitos, distanciar-se da estratégia de Paulo Bento, reprovar o local do estágio, “cascar” nos responsáveis da Federação, falar nas lesões dos jogadores, na sua falta de fibra, nos jogos pouco conseguidos, nas fracas exibições, no desempenho dos jogadores, no clima e na temperatura, etc., etc., etc..!
Agora é fácil, até porque 10 milhões de portugueses, não são mais que 10 milhões de treinadores de bancada, cada um com a sua própria tática e estratégia, considerando-a sempre a melhor de todas, enfim.
Olhemos para a frente, faça-se uma análise séria e rigorosa, veja-se o que correu menos bem e acima de tudo que se sinalizem as oportunidades de melhoria, para que o apuramento para o próximo europeu a realizar em França, não seja mais um martírio matemático a levar ao extremo.
Desde a época de dois mil que a nossa seleção tem vindo a perder jogadores de excepcional qualidade. Não é possível em dois anos jogarmos sempre com o mesmo 11 inicial. Ao darmos a garantia de titularidade àqueles 11, demos um péssimo sinal, porque perceberam que seriam sempre os escolhidos, independentemente da boa ou má forma em que se encontrassem.
Talvez, por isto, por serem sempre os mesmos, muitos em péssima forma, que lhes faltou frescura, entusiasmo e eficácia, como se viu no último jogo realizado contra a seleção do Gana, onde apesar de termos vencido por dois a um, falhamos claras situações de golo, demonstrando mais uma vez uma grande ineficácia, vendo-nos obrigados a fazer as malas.
É notória a necessidade de renovar em muitos aspetos, desde jogadores [com a entrada de jovens]. Sobre a equipa técnica não quero opinar, deixo essa análise para os responsáveis federativos, que bem ou mal até já reconfirmaram total confiança em Paulo Bento. É importante que os próximos seleccionados tenham uma atitude diferente e um querer sem igual. Importa que nada seja feito em cima do joelho. Deve haver planeamento e estratégia.
Os portugueses vivem com enorme paixão este desporto rei e por isso merecem ter mais alegrias! Por mim, vou continuar a apoiar incondicionalmente a nossa seleção, acreditando sempre que os seleccionados darão sempre o seu melhor e quem dá o que tem não é obrigado a mais.
Acredito que mais cedo do que tarde o sucesso há de aparecer e Portugal poderá inscrever o seu nome na lista das seleções de excepção.
PORQUE ACREDITO QUE OS JOGADORES DA SELEÇÃO PORTUGUESA APESAR DE TUDO DERAM O SEU MELHOR E PORQUE ESTIVEMOS PERTO DA PASSAGEM AOS OITAVOS [TRAMOU-NOS A DIFERENÇA DE GOLOS], O MEU OBRIGADO A TODOS E BOM REGRESSO!
Depois da nossa saída prematura desta «Copa», resta-me torcer pela equipa portuguesa de arbitragem, liderada por Pedro Proença, a quem desejo boa sorte, que continue a fazer excelentes arbitragens e cheguem eles à final! Boa sorte também para outro português, Fernando Santos, selecionador da Grécia, que seguiu em frente. Uma palavra de apreço aos Brasileiros pela simpatia e carinho com que nos apoiaram. Obrigado!
Não é por causa desta eliminação, ou da passagem, que tanto desejávamos, que as dificuldades das pessoas e das famílias passam ou aumentam. Cada um de nós, apesar das dificuldades, tem que se concentrar no que é importante e tocar a vida para a frente. Os jogadores terão sempre a minha admiração, afinal acabam por ser a imagem de um país em dificuldades, mas com esperança no futuro.
E porque ainda esta semana tivemos portugueses a vencer provas ao mais alto nível, como os ciclistas Rui Costa, na volta à Suíça e Tiago Machado na volta à Eslovénia as minhas felicitações por honrarem o nome de Portugal.
«ESPOSENDE RÁDIO» CELEBROU ESTA SEMANA O SEU 25º ANIVERSÁRIO
A «Esposende Rádio» comemorou esta semana o seu 25º Aniversário. No dia 24, à noite, realizou-se um jantar em ambiente familiar com todos os colaboradores. Vale a pena pertencer a esta magnifica equipa composta por pessoas das mais diversas áreas e formações. Bem-haja aos proprietários e à equipa diretiva, superiormente liderada pela D. Adelaide Camacho e a todos os colaboradores; Jornalistas, cronistas, repórteres, técnicos e demais colaboradores.
Este «bichinho da Rádio» só acontece porque e quando existe o gosto por esta arte de falar ao microfone, independentemente do público-alvo e da própria quantidade de ouvintes a cada momento.
Trata-se de uma Rádio que presta um autêntico serviço público, levando às populações, notícias, debates, opiniões, música e entretenimento. Uma rádio que faz companhia a muita gente, que combate a solidão e que faz amigos.
Aproveito para agradecer o convite que há mais de 2 anos me endereçaram para participar no programa «prova oral», todas as sextas-feiras e já agora muito obrigado pelo convite para este jantar/convívio no qual tive o maior prazer em participar, e tal como o referi na minha intervenção, reafirmar a minha disponibilidade para continuar a colaborar com esta Rádio de referência!
Parabéns, muitos anos de vida e que continuem a ser a nossa rádio, uma rádio Esposendense, com isenção e independência.
Mário Fernandes
28-06-2014


Sem comentários: