quarta-feira, 17 de outubro de 2012

MUNICÍPIO DE ESPOSENDE COM A ÁGUA MAIS SEGURA DE TODA A REGIÃO NORTE

Esposende lidera o ranking dos concelhos da região Norte com Água Segura. Esta posição é confirmada pelo relatório anual da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), sobre a Qualidade da Água para Consumo Humano em Portugal.

Em 2011, apenas 22 concelhos de Portugal Continental apresentaram 100% no indicador Água Segura (indicador de água controlada e de boa qualidade), o que corresponde a 8% da totalidade dos Municípios de Portugal Continental.

Destes 22 concelhos, dos quais somente oito mantiveram, de 2010 para 2011, o nível de 100%. Água Segura, apenas três se localizam na região Norte — Esposende, Paços de Ferreira e Vila Nova de Gaia.

Esposende destaca–se também por ser um dos dois concelhos que, entre 2004 e 2011, manteve 100% no indicador Água Segura, já que o relatório da ERSAR, para além de evidenciar os níveis de qualidade da água para consumo humano fornecida na torneira do consumidor em 2011, apresenta ainda uma análise à evolução do indicador "Água Segura" ao longo daquele período. Dos 278 concelhos de Portugal Continental que são avaliados neste relatório, Esposende é um Município exemplar, apresentando excelentes níveis de qualidade da água na torneira do consumidor.

A água distribuída no concelho de Esposende, pela empresa municipal Esposende Ambiente, continua, assim, a apresentar consistentemente uma excelente qualidade, pelo que os esposendenses podem beber água da torneira com confiança.

Efectivamente, a Esposende Ambiente distribui água cujo controlo de qualidade cumpre na íntegra todos os requisitos legais, tanto ao nível do cumprimento dos valores paramétricos como da frequência mínima de amostragem.

Em 2012, a empresa municipal continua a demonstrar muito bom desempenho no controlo da qualidade da água que distribui aos esposendenses, implementando um Programa de Controlo da Qualidade da Água, devidamente aprovado pela ERSAR, que contempla a realização anual de cerca de 800 análises na torneira de 120 consumidores do concelho. Complementarmente, implementa um Plano de Controlo Operacional, que contempla a realização anual de cerca de 1 100 análises em 90 pontos de amostragem distribuídos pelo concelho e o controlo regular da concentração de cloro em mais de 120 diferentes pontos distribuídos ao longo da rede pública de abastecimento de água.
O relatório da ERSAR está disponível em www.ersar.pt. CME

Trata-se efetivamente de uma execelente notícia para todos os Esposendenses, por isso, os minhas felicitações à Esposende Ambiente e à Câmara Municipal de Esposnde.

MF


Sem comentários: