terça-feira, 2 de outubro de 2012

REDE SOLIDÁRIA DE ESPOSENDE REALIZOU A "II CAMINHADA SENIOR" QUE CONTOU COM CENTENAS DE IDOSOS E INSTITUIÇÕES




300 IDOSOS NA CAMINHADA SÉNIOR ORGANIZADA PELA REDE SOCIAL DE ESPOSENDE






DIRETOR DO CENTRO DISTRITAL DE BRAGA DA SEGURANÇA SOCIAL TAMBÉM MARCOU PRESENÇA EM ESPOSENDE
Com o intuito de assinalar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, que hoje, 1 de Outubro, se comemora, a Câmara Municipal de Esposende, em colaboração com várias entidades concelhias, levou a efeito, esta manhã, a 2.ª Caminhada Sénior. Cerca de 300 idosos do concelho marcaram presença nesta caminhada, realizada na Zona Ribeirinha de Esposende, no percurso entre as Piscinas Municipais Foz do Cávado e o Hotel Suave Mar.

Realizada no âmbito da Rede Social do Concelho, esta actividade pretendeu alertar a comunidade para algumas necessidades dos idosos e sensibilizar para a mais–valia que podem constituir para a sociedade. Neste sentido, todos os participantes foram convidados a ser portadores de mensagens, chamando a atenção para estas questões.

A acompanhar os mais velhos nesta caminhada estiveram o Director do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, Rui Barreira, em representação da Câmara Municipal, a Vereadora da Acção Social, Raquel Vale, os presidentes de Junta de Curvos e Fonte Boa, Mário Fernandes e António Catarino. No final do percurso, foi lida uma mensagem dos idosos, alertando para o papel que podem e devem ter na sociedade, atendendo à sua vivência e sabedoria.

Em nome do Município, a Vereadora Raquel Vale começou por felicitar os parceiros da Rede Social do Concelho de Esposende pela adesão ao Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade Entre Gerações, referindo que esta parceria tem permitido realizar um conjunto de iniciativas para os idosos, de âmbito desportivo, recreativo e cultural, "o que demonstra que somos um concelho mobilizador". A Vereadora manifestou satisfação pela forte adesão a esta caminhada, garantindo que o Município vai continuar a apostar neste tipo de iniciativa.

Agradecendo a colaboração na iniciativa da empresa municipal Esposende 2000, Associação Esposende Solidário, ACICE e Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, Raquel Vale terminou a intervenção com a leitura de um texto, da sua autoria, de agradecimento e de reconhecimento para com os idosos, assinalando que "é muito mais o que recebemos do que aquilo que poderemos algum dia dar".

O Director do Centro Distrital de Braga da Segurança Social expressou "uma palavra de apreço" para com o Município pela realização da Caminhada Sénior, bem como pelo trabalho desenvolvido, em articulação com as instituições concelhias, junto da comunidade idosa.

Afirmando ter assistido a um "rejuvenescimento activo" da população idosa em Esposende, Rui Barreira dirigiu palavras de elogio aos idosos, considerando que têm um papel muito importante na sociedade. "Além de se manterem activos e de conviverem têm uma fonte de sabedoria e de conhecimento que têm de transmitir aos mais jovens", referiu.

A encerrar o programa da 2.ª Caminhada Sénior, os idosos foram ainda convidados para participar na pequena demonstração de Chikung, pelo Instituto Português de Artes Tradicionais Japonesas, atestando a sua boa forma física.




JUNTA DE FREGUESIA DE CURVOS E CENTRO SOCIAL TAMBÉM PARTICIPARAM ATIVAMENTE NESTA CAMINHADA SÉNIOR COM TRÊS DEZENAS DE CURVENSES
Gostei de participar e de ver o Centro Social de Curvos com cerca de três dezenas de utentes também presentes, bem como a sua diretora, Elsa Fernandes.

MF

Sem comentários: