quarta-feira, 3 de outubro de 2012

"INEM" MINISTRA EM ESPOSENDE CURSOS DE FORMAÇÃO PARA CONDUTORES DE CONDUÇÃO DE EMERGÊNCIA [AMBULÂNCIAS]

Junta de Freguesia de Curvos também colaborou com o INEM


INEM forma profissionais em Condução de Emergência na zona Norte do país

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) iniciou esta semana uma formação em Condução de Emergência, destinada aos profissionais que tripulam as Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) da zona do Grande Porto. O curso decorre até a próxima sexta-feira, dia 5 de outubro.

Durante esta semana, a área urbana do Grande Porto vai ver o tráfego de veículos de emergência aumentado, uma vez que é palco de mais uma formação em Condução de Emergência, destinada aos profissionais que vão colaborar com o INEM. Este curso é dirigido a Enfermeiros que tripulam as VMER e vai acontecer, mais especificamente, nas áreas urbanas do Porto, Vila Nova de Gaia, Vila do Conde, Esposende e Barcelos.

Este curso tem a duração de cinco dias. Nos dois primeiros dias são abordadas as componentes teóricas e o formando, em circuito fechado, terá a possibilidade de aprender e replicar as técnicas de controlo do meio. Nos restantes dias a formação prática é realizada em situação real, no trânsito citadino, pelo que desde já se apela à compreensão dos cidadãos.

A aposta do INEM numa formação constante em Condução de Emergência é essencial para que as situações de emergência médica possam ser asseguradas com a máxima segurança. Conduzir um veículo em marcha de emergência assinalada, de forma a que seja possível chegar no menor espaço de tempo junto das vítimas de acidente ou doença súbita, sem colocar em risco os restantes utentes da via pública, é uma tarefa complexa, que exige dos profissionais de emergência médica especiais aptidões físicas e emocionais.

Concentrar-se na condução apesar das situações de emergência médica e controlar o veículo em situações desesperadas e de alto stresse são algumas das capacidades que os profissionais que tripulam os meios de emergência devem ter, para que a sua missão possa ser desempenhada de forma segura. O INEM procura assim garantir, com estes cursos, os padrões de qualidade e segurança no desempenho das funções de condução em situações de emergência médica.

Tiago com o "INEM" no
Largo da Feira em Esposende
O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.

A prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema, são as principais tarefas do INEM. Através do número europeu de emergência – 112, este Instituto dispõe de múltiplos meios para responder a situações de emergência médica. INEM

Estes cursos estão a decorrer no Largo da Feira, em Esposende. A Junta de Freguesia de Curvos também colabora neste curso, com a cedência de um trator com cisterna. Este destina-se a molhar a estrada, para a condução em ambiente de chuva!

Um Abraço ao Curvense Tiago [na foto], um dos elementos desta equipa do INEM!

MF

Sem comentários: