O Centro Interpretativo do Castro de S. Lourenço, em Vila-Chã, foi recentemente inaugurado – mais precisamente no dia da Cidade e do Município de Esposende, a 19 de Agosto. Como me encontrava de férias, ausente do país, não pude participar na inauguração.
Estive no lançamento da primeira pedra e já aí senti que se tratava de um equipamento de grande importância arquitetónica, histórica e turística, para o concelho de Esposende.
Claro que mal cheguei de férias, fiz uma visita a este magnifico equipamento. Gostei muito do que vi, pela originalidade, pelo pró-actividade e pelo valor histórico do equipamento e das peças aí representadas. A evolução do Castro, da própria “aldeia” de Vila-Chã e toda a sua envolvência.
É bom saber que ali vão ficar (penso que até já lá estarão) os Serviços de Património Cultural e Arqueologia da Câmara Municipal de Esposende.
Trata-se, estou certo, de uma mais valia turística e cultural para o nosso Concelho e para toda a Região Norte de Portugal. É um equipamento que pode e deve ser visitado por toda a população e em especial pela comunidade escolar, que tem aqui uma verdadeira fonte histórico-documental.
Parabéns ao Município de Esposende, pelo investimento realizado e à Freguesia de Vila-Chã, por acolher este magnífico Equipamento público!
MF
1 comentário:
gostou do edificio?, quem foi o arquitecto?
Enviar um comentário