Intervenção politica de Mário Fernandes - mostrando o "Documento Verde.." |
A Assembleia Municipal reuniu esta Segunda-feira, dia 26 de Setembro de 2011, às 21 horas, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, na cidade de Esposende!
Dos assuntos em agenda e efetivamente tratados, deixo aqui um resumo, tanto das deliberações tomadas, como das principais intervenções:
O Senhor Presidente da Assembleia, Engº Couto dos Santos, deu inicio aos trabalhos à hora marcada e informou a Assembleia que o Dr. Nuno Capitão da Câmara Municipal ia dar uma pequena explicação acerca do artigo 19º do Orçamento de Estado, que tem a ver com a retenção nas senhas de presença dos Membros da A.M.; O Dr. Nuno explicou entre outras coisas que este artigo só se aplica a quem acumula funções públicas.
De seguida foi dado conhecimento da correspondência recebida.
Inicio do ponto 01) Período de antes da Ordem do Dia:
Neste ponto verificaram-se as intervenções dos seguintes Deputados:
- Manuel Carvoeiro; com uma intervenção politica e a apresentação de uma Moção contra a Extinção de Freguesias;
- Enes Abreu; intervenção politica sobre o poder local e algumas questões ao Senhor Presidente da Câmara;
- Penteado Neiva; Intervenção politica sobre o estado do país, scut’s, entre outras;
- Berta Viana; Intervenção politica e apresentação de duas Moções; uma sobre criação de comissão para acompanhamento da Reforma Administrativa e uma outra sobre a Iluminação pública;
- Maranhão Peixoto; Intervenção politica em defesa do poder local;
- Mário Fernandes; intervenção política sobre a sua oposição à Extinção ou fusão de freguesias (Mais a baixo, apresento a intervenção na integra).
No final das intervenções foram colocadas à votação as propostas e moções:
Moção Contra a Extinção de Freguesias foi reprovada, com três votos a favor. Eu votei a favor, com declaração de voto, que reproduzo a baixo.
Moção para criação de comissão de acompanhamento da reforma administrativa. Berta Viana aceitou as sugestões de Mário Fernandes e do Presidente da Mesa e alterou a proposta, passando a ser uma proposta, para que a Comissão Permanente da Assembleia Municipal de Esposende, reúna e acompanhe este processo do “Documento Verde para a Reforma da Administração Local”. Esta proposta foi aprovada por unanimidade.
Moção sobre a Iluminação Pública, foi reprovada. Também votei contra, uma vez que o Senhor Presidente da Câmara já havia reunido com os presidentes de Junta, onde garantiu a salvaguarda dos interesses das populações; por isso esta proposta não tem razão de existir.
Ponto 2) Informação Escrita do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Esposende, João Cepa, também presente da Sessão. O Senhor presidente acrescentou à Informação Escrita, a informação de que está agendada uma reunião dos Autarcas do Polis, com a Senhora Ministra do Ambiente, para o próximo dia 06 de Outubro;
Para além da informação escrita, o Senhor Presidente da Câmara respondeu de uma forma clara a todas as questões que lhe foram colocadas, pelos intervenientes das várias bancadas politicas.
Para além da informação escrita, o Senhor Presidente da Câmara respondeu de uma forma clara a todas as questões que lhe foram colocadas, pelos intervenientes das várias bancadas politicas.
Ponto 03.01) A acta da sessão anterior não foi votada, por não ter ainda sido enviada aos deputados, para análise. Será votada na próxima sessão;
Ponto 03.02) Neste período o Senhor Presidente da Mesa deu a conhecer toda a correspondência então recebida e que pode ser consultada com mais pormenor por todos os deputados que pretendam;
Ponto 03.03) Esta proposta foi retirada da agenda, pela Câmara Municipal;
Ponto 03.04) Retificação de escritura de cedência ao domínio público. Aprovada por maioria com as abstenções do CDS, PS e CDU;
Ponto 03.05) IMI – Proposta; Aprovada por maioria, com votos contra do CDS, PS e CDU;
Ponto 03.06) Extinção da Valimar; Aprovada por maioria com abstenção do CDS;
Ponto 03.07) Não teve qualquer assunto ou intervenção;
Ponto 04) Público; verificou-se a intervenção de dois Munícipes. Jorge Capitão questionou para quando a realização das obras de reparação nos balneários do Estádio do Marinhas e Manuel de Jesus questionou a legalização das vacarias na freguesia de Gandra,
A terminar foi lida a minuta da ata com as deliberações tomadas na sessão e a mesma foi aprovada pela unanimidade dos presentes.
Intervenção política de Mário Fernandes no período de antes da ordem do dia:
"Exmo Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Esposende
Exmos Senhores Membros da Mesa
Exmo Senhor Presidente da Câmara Municipal
Exmas Senhoras e Senhores Vereadores
Prezadas e Prezados Colegas
Minhas Senhoras e Meus Senhores
Caríssima Comunicação Social
Intervenho, hoje, aqui, sobre um tema que considero de superior importância, essencialmente pelo facto de ter coincido com o dia de hoje, em que realizamos esta Assembleia a cerimónia desta tarde, em que o Senhor Primeiro Ministro e o Governo da Nação, apresentaram o “Documento Verde da Reforma da Administração Local”!
Quero reafirmar, aqui, categoricamente a minha frontal e total oposição à extinção ou fusão de Freguesias, pelas razões que já aqui expus detalhadamente em inúmeras intervenções sobre este tema.
Tenho aqui, comigo, o chamado “Documento Verde”, que como podem ver, por dentro está bem cinzento, tal são as incongruências e as contradições que contém. Da breve análise que fiz, pois o mesmo só ficou disponível há cerca de duas horas atrás, não lhe encontro nada de benéfico para as Freguesias e para o próprio poder local, autarcas, autarquias e suas populações. Nada do que vinha sendo anunciado aparece aqui e não lhe venho nenhum ganho, nem nenhum ganho financeiro para o país, que é aquilo que o Governo e todos nós nos devemos preocupar.
Aquilo que espero e que se exige, é que no debate que deve acontecer, a partir de hoje, é que seja um debate sério, claro e atento às realidades locais. Se assim for, ainda acredito que vai ser feita justiça ao trabalho dos autarcas locais e que o concelho de Esposende não verá desaparecer nenhuma das suas quinze Freguesias.
O que o Governo deve fazer, porque é sua obrigação é ouvir as populações e isso sim, dar-lhes proporcionar-lhes as melhores condições de vida. Os Portugueses têm que ser todos tratados da mesma maneira, e Valença a Vila Real de Santo António e de Esposende a Bragança.
Tudo continuarei a fazer, para que neste processo o poder local, as freguesias e as populações saiam com o seu trabalho reconhecido.
Aproveito ainda para fazer um comentário às intervenções do Deputado Manuel Carvoeiro, estando de acordo com a Moção que apresentou em oposição à extinção de Freguesias, discordo do seu último parágrafo onde fala no interesse pela implementação da Regionalização. Acho que misturar os dois temas é prejudicial, para o debate que assim deixe de ter um alvo concreto e bem definido que é a defesa intransigente do poder local.
Quanto à proposta da Deputada Berta Viana, lamento que tenha logo à partida como premissa “um novo mapa de freguesias no concelho de Esposende”, pois por essa razão não poderei votar a favor, porque para mim tem que ser feita a defesa intransigente das quinze Freguesias."
DECLARAÇÃO DE VOTO:
Proposta da CDU contra a extinção de Freguesias:
"Votei a favor desta MOÇÃO, uma vez que a mesma defende aquilo que venho defendendo, que é a minha total oposição à extinção de Freguesias, pelos motivos, que já por inúmeras vezes aqui trouxe. Importa no entanto referir que estou em desacordo com o último parágrafo, no que se refere à implementação da regionalização, porque entendo que esses temas não devem ser misturados até para não desviar a atenção, quanto ao principal objetivo que preconizo que, é a defesa do Poder Local."
Mário Ferreira Fernandes;
Presidente da Junta de Freguesia de Curvos
Membro da Assembleia Municipal de Esposende
MF
Sem comentários:
Enviar um comentário