sexta-feira, 16 de setembro de 2011

CENTRO INTERPRETATIVO DO CASTRO DE S. LOURENÇO JÁ ESTÁ ABERTO AO PÚBLICO




O Centro Interpretativo do Castro de S. Lourenço, em Vila-Chã, foi recentemente inaugurado – mais precisamente no dia da Cidade e do Município de Esposende, a 19 de Agosto. Como me encontrava de férias, ausente do país, não pude participar na inauguração.

Estive no lançamento da primeira pedra e já aí senti que se tratava de um equipamento de grande importância arquitetónica, histórica e turística, para o concelho de Esposende.

Claro que mal cheguei de férias, fiz uma visita a este magnifico equipamento. Gostei muito do que vi, pela originalidade, pelo pró-actividade e pelo valor histórico do equipamento e das peças aí representadas. A evolução do Castro, da própria “aldeia” de Vila-Chã e toda a sua envolvência.

É bom saber que ali vão ficar (penso que até já lá estarão) os Serviços de Património Cultural e Arqueologia da Câmara Municipal de Esposende.



















Trata-se, estou certo, de uma mais valia turística e cultural para o nosso Concelho e para toda a Região Norte de Portugal. É um equipamento que pode e deve ser visitado por toda a população e em especial pela comunidade escolar, que tem aqui uma verdadeira fonte histórico-documental.

Parabéns ao Município de Esposende, pelo investimento realizado e à Freguesia de Vila-Chã, por acolher este magnífico Equipamento público!

MF

1 comentário:

Anónimo disse...

gostou do edificio?, quem foi o arquitecto?