domingo, 21 de novembro de 2010

...UM LIVRO

 




















"Perto do Fim"
Um Livro de Inês Martins de Faria
Editado pela Junta de Freguesia de Curvos
Com Prefácio de Mário Fernandes

"A divulgação do património da Freguesia, nomeadamente o cultural, é uma das preocupações e uma das prioridades da actual Junta de Freguesia de Curvos.
Divulgar para dar a conhecer, divulgar para enriquecer e divulgar para ensinar.
Esta publicação, da autoria da investigadora e escritora Curvense, Inês Martins de Faria, visa dar a conhecer os usos e costumes de muitas famílias de Curvos, de um período concreto, compreendido entre 1720 e 1936. Trata-se de um livro de leitura extremamente fácil e muito agradável, com base na pesquisa e estudo, sobretudo de testamentos, mas também de registos paroquiais – nascimentos, casamentos e óbitos – de passaportes e de documentos particulares.
É um livro com base científica, com um excelente “casamento” entre a história verídica e um suave toque de romance, composto por onze capítulos, com uma ou duas histórias no final de cada um deles.
A historiadora consegue motivar-nos e cativar-nos, quer pela investigação, quer pelo romance, e falando-nos de lugares bem concretos, famílias bem conhecidas e de acontecimentos e histórias curiosas, que nos tocam e nos marcam.
É interessante ler histórias de casas e famílias nossas conhecidas como, a Casa do Casal, a Casa do Souto, a Casa do Rio, a Casa dos Adrianos, a Casa da Quinta da Rateira e muitas outras.
Das magníficas histórias que este livro nos conta, aproveito para salientar uma das mais curiosas, intitulada ‘’Solteira e virgem a crédito’’, que se terá passado na segunda metade do séc. XVIII, em Vilar, em que ficou combinado, entre pais e filha, que esta ficasse solteira e virgem, a troco de setenta e quatro mil reis... Era natural, numa família, que os filhos acabassem por sair e os pais preparavam a velhice deles, garantindo, assim, a companhia daquela filha no fim da vida…
É isto! São histórias interessantíssimas como esta, que nos farão ler e, um dia, reler este livro, para assim recordarmos um pouco da história e do passado das gentes de Curvos.
Depois do primeiro livro da Dr.ª Inês Faria, sobre Curvos – “A Igreja a Terra e os Homens – As visitas pastorais e outros achados em Curvos, Arcebispado de Braga” – editado em 2003 por esta Junta de Freguesia, registo desde já, todo o prazer que para nós constitui a publicação de “Perto do Fim. História e romance com base em testamentos, 1720-1936”, e deixo também a promessa de que estaremos disponíveis para editar o terceiro livro desta escritora, sobre Curvos, que versará sobre Os Nascimentos, os Casamentos, os Óbitos, e a Emigração em Curvos. Ao mesmo tempo que se dignifica Curvos e as suas gentes, contribui-se também para a História de Portugal, pela comparação que se torna possível com outras localidades.
É assim, com publicações como esta, que enriquecemos o nosso património: investigando, estudando e publicando! Quanto melhor conhecermos o passado de Curvos melhor preparados estaremos para construir e desenvolver a nossa terra: CURVOS!
Mário Ferreira Fernandes"

Sugestão de leitura:
Se quer conhecer melhor a Freguesia de Curvos, nada melhor do que começar por conhecer o seu passado. Aqui está uma excelente oportunidade para o começar a fazer: "Perto do Fim" da historiadora e escritora Curvense Inês Faria, com prefácio de Mário Fernandes. Este livro encontra-se à venda na Sede da Junta de Freguesia de Curvos e em várias Livrarias de Esposende (Lusitânia, Cávado, Belinha) e em Livrarias de Barcelos.

MF

Sem comentários: