quinta-feira, 4 de novembro de 2010

INAUGURADA UMA EXPOSIÇÃO DE ESCULTURAS NO MUSEU DE FÃO

Sessão de intervenções sob a presidência da Vereadora Raquel Vale

Visita de olhos vendados para experimentar a sensação do toque

À procura dos objectos e a sensibilidade do toque
 
Já no final da visita com Manuel Vieira, Jaqueline Areias e Rui Pereira

Escultura em madeira

Esculturas diversas












Hoje, pelas 16 horas, foi inaugurada no Museu de Arte de Fão, uma Exposição de esculturas resultantes do Concurso "Diversidartes".

A inauguração foi presidida pela Vereadora da Acção Social - Engª Raquel Vale e contou com a presença dos Vereadores Prof. Rui Pereira e Drª Jaqueline Areias, bem como com todos os membros no Núcleo Executivo do Clas Esposende, assim como uma representante da Segurança Social. Estiveram ainda presentes vários colaboradores do Município, essencialmente da Acção Social, muitos fangueiros, vários alunos da Escola Profissional e muitos outros visitantes. O Museu encheu-se de visitantes.

A Vereadora enalteceu o projecto de Luta contra a pobreza, louvou o trabalho do Museu e tornou público o vencedor do Concurso das esculturas - o jovem Rafael Sousa Falcão com o tema “Cada homem vale aquilo que ama”. Este autor recebeu ainda uma menção honrosa com outro tema, galardão que foi atribuído também a Maria Fernanda Moreira

A responsável pelo Museu - Lurdes Rufino, apresentou a exposição, iniciou a visita guiada e deu a palavra a uma invisual, que colaborou activamente na instalação desta exposição (os amiguinhos do Museu), como aliás segundo referiu, o tem feito em todas as outras mostras e exposições levadas a cabo pelo Museu.

A invisual "Cristina Sá Leites", que é Licenciada e natural de Fão, fez uma intervenção que acabou por "tocar" a todos os presentes, devido ao conteúdo e alcance das suas palavras. referiu a sua oposição ao dia do deficiente, pois acha que todos os dias devem ser os dias dos deficientes, bem como de todas as outras pessoas, pedindo tratamento igual para todos, ou seja, para os deficientes e para os "ditos" normais.

No inicio da visita a Vereadora sugeriu uma experiência original, convidando os presentes a visitar uma parte da exposição de olhos vendados, para assim sentirmos a diferença e a sensação de quem tem que o fazer sem ver. Foi uma experiência única e muito enriquecedora. Valeu a pena!!!

A Exposição, vai estar patente ao público desde o dia de hoje até ao dia 19 de Novembro, e apresenta os trabalhos submetidos ao concurso “DIVERSIDARTES”, promovido no âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social – 2010 e resulta de uma parceria entre a Rede Social Supraconcelhia do Cávado e a Rede Europeia Anti-Pobreza.

MF

Sem comentários: