O Vereador - Rui Pereira fez as honras da casa dando as boas-vindas à Associação e a todos os presentes e fazendo votos para que este colóquio tivesse os maiores sucessos.
Seguiu-se a intervenção da Drª Goreti Lobarinhas - presidente da Associação que fez uma apresentação da Mesa e das intervenções que se seguiriam.
Em primeiro lugar tivemos a intervenção da Ana Paula, uma jovem universitária de 19 anos, que nos deu o seu testemunho, deixando um lema "Se queres uma coisa bem feita, fá-la tua mesmo", referindo-se ao diabético que deve ser o principal interessado nos cuidados a ter consigo próprio.
Seguiu-se a intervenção de Manuela Coutinho, mãe de uma menina de 12 anos, diabética retratando momentos maus e momentos bons deste seu percurso de Mãe de uma adolescente diabética.
A Enfª Marlene fez uma apresentação exaustiva do tipo de diabetes que existem, falou nos tratamentos e na prevenção.
A Drª Daniela Simões, psicóloga clínica abordou a forma que os psicólogos e a própria sociedade em geral têm para ajudar a criança e o adulto a lidar com a doença, no sentido de melhorar a sua qualidade de vida.
A Drª Isabel Fernandes, nutricionista, falou na roda dos alimentos, na atenção especial aos alimentos do tipo light, na necessidade de tomarmos sempre o pequeno almoço e de nos alimentarmos em quantidades e horas certas. Referiu que a diabetes é uma doença do grupo de doenças metabólicas de hiperglicemia, resultante de uma secreção deficiente de insulina, ou de uma acção deficiente desta, ou de ambas.
A Dr.ª Goreti Lobarinhas, que tão bem presidiu ao colóquio fez uma abordagem histórica da doença, das suas causas, diagnóstico, terapias e tratamentos. Aproveitou para desmitificar um pouco certas ideias que pré-existem acerca da diabetes.
No final das intervenções, houve lugar à colocação de questões por parte do público presente.
Aproveitei este momento para colocar duas questões à Mesa:
1) O que é que podemos esperar da ciência e da investigação cientifica, na descoberta de novas terapias e tratamentos mais eficazes e menos incómodos?
2) A sociedade - famílias e instituições têm respostas capazes e adequadas para os diabéticos quando em idade avançada (idosos)?
A Dr. Goreti, respondeu, referindo a existência de excelentes avanços científicos que se tem verificado e dando conta a enorme expectativa que existe no trabalho dos cientistas que trabalham nesta área. À segunda questão referiu que já se nota a existência de uma consciência geral para a problemática da diabetes e que as famílias tem respondido muito bem aos casos que surgem no seu seio.
Magnifica intervenção de Goreti Lobarinhas
Pediatra endocrinologista e Presidente da Associação
(Desculpem a qualidade da gravação, foi com o meu telemóvel!)
...Este vídeo é só para aqueles que gostavam de ter ido, mas tal não lhes terá sido possível!
(Desculpem a qualidade da gravação, foi com o meu telemóvel!)
...Este vídeo é só para aqueles que gostavam de ter ido, mas tal não lhes terá sido possível!
Foi um excelente colóquio, muito pertinente, muito interessante e muito esclarecedor. Valeu bem a pena!
Parabéns à Drª Goreti e a toda a sua magnifica Equipa!
Aqui ficam os contactos da Associação de Diabéticos do Minho:
Contacto: 936.804.352
MF
Sem comentários:
Enviar um comentário