quarta-feira, 8 de junho de 2016

QUARTEL DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ESPOSENDE FOI INAUGURADO HÁ 30 ANOS


QUARTEL DOS “BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ESPOSENDE” FOI INAUGURADO HÁ 30 ANOS
No dia 25 de maio completaram-se 30 anos da inauguração do atual Quartel dos Bombeiros Voluntários de Esposende. A data foi recordada, no Quartel, com um lanche ajantarado, que juntou em agradável convívio, informal, os Órgãos Sociais, o Comando e o Corpo de Bombeiros. Ai foi recordado muito do passado da instituição e deste e dos anteriores Quarteis, sendo também lembrados os grandes esforços e o empenho de ex. dirigentes, bombeiros e associados, para tornar aquilo que era um sonho numa realidade. Até a placa de inauguração e a sua inscrição têm uma história digna de registo. No próprio dia da inauguração houve que proceder a algumas alterações de última hora, para que no momento de descerrar tão importante placa não houvesse nenhuma surpresa. O atual presidente da Assembleia-Geral, Agostinho Teixeira, também presente neste convívio, é precisamente o dirigente que há 30 anos, no dia 25 de maio de 1986, presidia à Direção desta “Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende”, tendo, por isso, sido o dirigente que cortou a… fita!
Foram lembrados os nomes dos Esposendenses que à data compunham os Órgãos Sociais e o Comando e a quem em grande parte se ficou a dever a construção do Quartel. Desse registo constam os seguintes nomes: Assembleia-Geral: Agostinho Pinto Teixeira, João Conde Evangelista, David Fernando Ferreira Adães, Manuel Mariz da Silva. Direção: Agostinho da Rua Reis, Joaquim da Silva Braga, Manuel Cerqueira Nunes da Silva, Mário Baptista Marques Henriques, António da Costa Terra, António Pinto Macedo, António Gonçalves Ferreira da Silva. Conselho Fiscal: Fernando Baptista Marques, Francisco Augusto Miranda Marques, Abílio Martins Curvão. Comando: Carlos de Oliveira Martins, Hercílio da Silva Almeida Campos. Certamente que a estes poderão juntar-se muitos outros, de esposendenses anónimos, mas esforçados, que precisamente nessa condição e pelas mais variadas formas também terão contribuído para a concretização de tão importante equipamento.
O atual Quartel, inaugurado há 30 anos, veio substituir o Quartel que funcionou no Largo Comandante Oliveira Martins, local onde hoje é a sede da Associação Comercial e Industrial do concelho de Esposende, onde alias, no âmbito das celebrações do 125º Aniversário desta Associação de Bombeiros Voluntários, no passado mês de abril, em visita formal, foi colocada uma placa alusiva ao facto de ai ter funcionado o anterior Quartel.
O atual presidente da direção, Alberto Bermudes e o Comandante, Juvenal Campos, também lembraram histórias passadas, de outros tempos e vivências, de alguma saudade, mas apontaram em frente, pensando no futuro da instituição e do muito que há para fazer. Passados 30 anos e depois de já ter sido objeto de uma ampliação e várias adaptações, parece haver a necessidade de uma nova requalificação, tanto para uma adaptação ao “corpo feminino”, como para responder a novas respostas à comunidade e mesmo a outras questões não menos importantes, como a eficiência energética, a mobilidade e outras.
Muitas “estórias” foram contadas e muitas outras terão ficado por contar, salientando-se o franco convívio protagonizado por todos os presentes e foram muitos.




By MF

Sem comentários: