terça-feira, 7 de junho de 2016

PELO CENTRO SOCIAL DE CURVOS


PELO CENTRO SOCIAL DE CURVOS
DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
O Centro Social de Curvos celebrou esta quarta-feira, dia 01 de junho, o Dia Mundial da Criança, com um conjunto de atividades que envolveu todos os seus utentes, especialmente dedicada aos mais novos.
Da parte da manhã realizou-se uma visita a uma unidade comercial de Esposende, onde foi possível conhecer os vários processos desde o armazenamento até à venda ao consumidor final. As crianças que participaram nesta visita foram presenteadas com um lanche e algumas prendinhas.
De tarde, no Centro e no Auditório Paroquial foi a vez de levar à cena peças teatrais, música, dança e várias outras representações. Cá fora, para deliciar a pequenada, pinturas faciais, balões e um lanche especial, com um bolo gigante, com decoração alusiva ao dia da criança.
Todas as crianças levaram consigo uma prendinha do Centro acompanhadas de um sorriso nos lábios, tal foi a alegria expressa.
TRABALHOS NA HORTA
Aproveitando o bom tempo, os utentes do Centro Social de Curvos fizeram a manutenção da "sua” horta. Uns trataram das batatas, partindo-as e preparando para a sementeira, e semearam-nas. Outros arrancaram as ervas "marotas" que teimam em aparecer. Houve ainda os que prepararam tudo para que os feijões possam crescer melhor e os que regaram o que já está plantado. Assim se cumprem alguns dos objetivos mais importantes da Instituição, nomeadamente as atividades ao ar livre, onde as crianças possam crescer em contacto com a natureza, a vivência intergeracional e a realização de atividades em que os idosos possam relembrar os seus tempos de trabalho no campo e com a sua experiência ensinar isso aos mais novos,
Explorar ativamente o ambiente físico que rodeia as crianças é um dos objetivos gerais da Creche. A sala de 1 e 2 anos deu vida ao “Cabeludo”! O “Cabeludo” é um amigo das crianças, que estas terão que cuidar nas suas casas! Regar e cortar o cabelo (erva!) são as tarefas destas crianças, não esquecendo o facto de que o “Cabeludo” dever estar num local luminoso e arejado da casa. Desta forma as crianças adotam hábitos de respeito e proteção e com o passar do tempo sentem as coisas como “suas” e aprendem a cuidar do meio ambiente!
Nada melhor para comemorar o Dia Internacional dos Museus do que uma visita ao Museu Municipal de Esposende. Foi possível visitar uma exposição sobre a “I Guerra Mundial” e ai tomar conhecimento dos Curvenses que nela participaram. Os utentes do Centro Social de Curvos tiveram ainda a oportunidade de rever alguns objetos de trabalho e até trajes que os nossos idosos usavam na sua época. Foi uma tarde muito bem passada.
Mário Fernandes





By MF

Sem comentários: