segunda-feira, 27 de junho de 2016

À CONVERSA COM ALBINO NEIVA PRESIDENTE DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO CORREIA DE OLIVEIRA



ALBINO NEIVA, PRESIDENTE DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO CORREIA DE OLIVEIRA, QUE ENGLOBA AS ESCOLAS BÁSICAS DE ESPOSENDE E APÚLIA E SUAS EB1/JI ASSOCIADAS(OS)

“…O sucesso da nossa escola é uma realidade e acontece porque temos bons alunos e bons professores …”

“…A educação assenta, fundamentalmente em 3 pilares: Família, como primeiros educadores; Escola; Sociedade”

“…Somos inspecionados, como qualquer outra escola, com regularidade pelo Ministério da Educação e na última inspeção, 2015, relativamente aos resultados escolares, obtivemos um «Muito Bom»…!

“…Este agrupamento de escolas contam com uma comunidade escolar de 2.281 pessoas e 14 estabelecimentos…”

“…Um professor atento não pode deixar de “espreitar” a comunicação social e sobretudo a local. O semanário “Notícias de Esposende” dá-nos uma informação apaixonada da nossa gente e que merece o nosso Muito Obrigado.”

Albino Casado Neiva nasceu no dia 02 de outubro do ano de 1953 na freguesia de Marinhas, onde sempre residiu. É casado com Maria Arminda, professora já aposentada, e tem dois filhos. A Ana Cristina e o João Luís.
Fez os seus estudos na escola de Marinhas, passou por Braga e concluiu o seu curso no Conservatório de Música de Braga. Fez, ainda, um curso de Especialização Técnica de Administração Escolar na Universidade Católica.
Professor de música, lecionou na Escola Gonçalo Nunes em Barcelos, na Escola Frei Bartolomeu em Viana do Castelo e três anos no Magistério Primário, também na cidade da foz do Lima.
É diretor há 10 anos. Primeiro foi presidente do Conselho Geral e depois eleito diretor. O atual mandato termina no próximo ano.

VAMOS FALAR UM POUCO DO MEU CARO AMIGO “ALBINO NEIVA” DOS SEUS GOSTOS E PREFERÊNCIAS E DO SEU PERCURSO
COMO COSTUMA OCUPAR OS SEUS TEMPOS LIVRES?
A ouvir e executar música (piano) e a ler, sou um amante da leitura. Gosto de ler de tudo mas prefiro o modelo ficção e história.
E AO NÍVEL DESPORTIVO?
Gosto de andar de bicicleta.
COMO CLASSIFICA A CIDADE DE ESPOSENDE?
Acolhedora. É uma cidade onde há de tudo e onde não somos anónimos. As pessoas conhecem-se e cumprimentam-se.
SEI QUE TEM OBRAS PÚBLICADAS, PRINCIPALMENTE AO NÍVEL DA COMPOSIÇÃO MUSICAL. AFINAL QUE OBRAS TEM PUBLICADAS?
Lágrimas de Portugal, 1995. Aborda a temática da emigração: 1920, Brasil e 1960, Europa, especial para França.
Trilhos de Liberdade, 2001. Aborda a temática da ditadura de Salazar e o caminho para o 25 de abril de 1974.
Libermann, em 2002. Composição encomendada pela Comunidade Espiritana, que deverá ser apresentada no próximo ano em Fátima.
AS FORMIGAS, musical infantil, 2011. Aborda a temática dos insetos mais interessantes e geniais, organizando-se de forma muito inteligente e até civilizada.
Para além disso posso ainda referir a colaboração com o Coro de Marinhas ao longo de 30 anos, onde os musicais Lágrimas de Portugal e Trilhos de LIBERDADE foram escritos para o seu reportório específico.
Algumas destas obras já foram apresentadas publicamente em várias localidades, tais como, em Marinhas, em Vila Cova, em Apúlia e em Belinho.

VAMOS AGORA AO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO CORREIA DE OLIVEIRA
CONSTITUIÇÃO DA ATUAL EQUIPA DIRETIVA
CONSELHO GERAL
Presidente – António Veiga.
DIREÇÃO
Diretor – Albino Neiva;
Subdiretora – Ângela Nova;
Adjunta do Diretor – Teresa Felício;
Adjunta do Diretor para a Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo – Angélica Cruz.
O AGRUPAMENTO EM NÚMEROS
POPULAÇÃO ESCOLAR
Discentes – 2047
Educação Pré-Escolar – 288 (16 grupos);
1.º Ciclo – 791 (40 turmas)
2.º Ciclo – 462 (21 turmas)
3.º Ciclo – 506 (22 turmas)
Docentes – 149 (Educação Pré-Escolar – 14; 1.º ciclo – 46; 2.º e 3.º ciclos – 89
Assistentes Operacionais – 75
Assistentes Técnicos – 8;
Técnicos Superiores (Psicólogas) – 2;
Estabelecimentos de Ensino – 14 (Curvos, Palmeira de Faro, Gemeses, Gandra, Esposende, Fão, Apúlia, Fonte Boa e Rio Tinto.
PORQUE ME PARECE DE TODA A IMPORTÂNCIA, VOU DEIXAR AQUI O DISCURSO DO DIRETOR NA FESTA DE ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO NA ESCOLA SEDE EM ESPOSENDE
“Nestes últimos tempos tem-se falado muito da escola. Às vezes bem, outras mal. E muitas vezem é feita a seguinte pergunta: - Como é, ou como deve ser a escola?
Quero-vos dizer que conheço as nossas escolas e todas elas são boas, porque dão o seu melhor. Todas as escolas tem bons alunos, tem bons professores, tem bons assistentes operacionais, tem tudo que é bom. Não podemos no entanto esconder que as escolas têm as suas vicissitudes, as suas fragilidades, mas damos sempre aquilo que podemos de melhor.
E por falar de melhor, quero informá-los, porque é muito bom que se saiba, que nós somos inspecionados de 4 em 4 anos e a equipa do Ministério que esteve cá no nosso agrupamento há cerca de 1 ano a avaliar-nos, disse que também somos bons, ou seja, aconselhou-nos a confiar nesta escola.
Acreditem que os professores são sempre o melhor que podem e sabem, simplesmente às vezes há situações que não dependem apenas de nós.
Na escola temos alunos e temos pais. Pais e encarregados de educação que no pré-escolar, no básico e no 2º ciclo acompanham sempre os seus meninos, mas que em alguns casos, quando estes chegam ao 3º ciclo descuidam-se e isso poderá trazer as suas consequências, por isso desaconselhável.
A educação tem três pilares essenciais, disso não tenhamos ilusões. Os primeiros educadores são os pais, é a própria família. O segundo pilar é a escola que também tem as suas próprias responsabilidades, com certeza. A escola está cá para ensinar, para transmitir conhecimento. O terceiro pilar é a sociedade.
Hoje, que encerramos o ano letivo, com esta grande manifestação de alegria, como estão a acompanhar, quero dizer-vos, ainda, que ao longo do ano desenvolvemos inúmeras atividades, aqui na escola sede e em todas as escolas. Gostaria assim de partilhar convosco duas coisas muito importantes: Além das atividades que fazemos ao longo do ano, gostaria aqui de lembrar algumas atividades importantes realizadas durante este ano.
Realizamos há dias a 24ª Marcha de Montanha, com uma caminhada daqui até S. Lourenço, em Vila-Chã, participando os alunos do 6º ano, tanto da escola sede como os de Apúlia. Foi uma atividade extraordinária e para o ano, sendo a 25ª faremos questão de lhe dar uma atenção ainda mais especial. Concorremos a nível nacional a um projeto que é o pequeno grande C. Lembro que concorreram 600 escolas e a nossa escola ficou selecionada nas melhores 16. E porquê? Porque os nossos alunos são bons e os nossos professores também são bons.
É importante também sublinhar que concorremos ao concurso Canguru matemático onde a nível nacional concorreram mais de 27 mil alunos. Um aluno nosso ficou em 4º lugar e o outro em 12º lugar. Mais uma atividade que considero muito importante foi “A leitura e as ferramentas de Web2” para a articulação curricular – ideias com mérito. Este projeto foi de tal forma relevante que foi mencionado e apresentado no 2º encontro nacional sobre o tema “aprender para inovar, no Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, ou seja o nosso projeto foi apresentado na Universidade de Lisboa. Este nosso projeto foi ainda apresentado num Congresso Ibero-Americano de bibliotecas Escolares, em Madrid. E porquê? Porque os nossos alunos são bons e os nossos professores também são bons. E agora eu pergunto: E todos os professores são bons? Eu acho que sim. Que damos o nosso melhor. E também questiono: E todos os alunos são bons? Eu também acho que sim, que dão o seu melhor.
E para terminar, digo-vos ainda que para o próximo ano vamos implementar mais 3 projetos, para vos ajudar no ensino aprendizagem. Vão ser o MAT+, o PORT+ e o INGLÊS+. Aproveito para agradecer a todos os que nos ajudaram, a começar pela Câmara Municipal, a nossa Associação de Pais, os nossos professores, os nossos alunos, os nossos assistentes operacionais, a todos muito obrigado. Gostaria ainda de deixar uma palavra à nossa Subdiretora, professora Ângela e aos demais elementos da direção, pelo empenho e dedicação para que nada falhe e tenhamos efetivamente uma escola de sucesso. Boa festa e até sempre.”
GOSTEI DESTE DISCURSO, EMOTIVO, E A CARREGAR NA TÓNICA DE UMA ESCOLA DE SUCESSO, COM BONS ALUNOS E BONS PROFESSORES.
GOSTAVA QUE EXPLICASSE MELHOR OS TAIS 3 PROJETOS DE QUE FALOU NESTE SEU DISCURSO DE HOJE À COMUNIDADE
São projetos a candidatar ao Ministério da Educação.
MAT+
Implementado em 2014/15;
PORT+
Implementado em 2015/16;
INGLÊS+
A implementar em 2016/2017, com aplicação específica no 3.º ciclo. Pretende-se elevar a qualidade do sucesso escolar – O sucesso real (transição de alunos com níveis positivas a todas as áreas disciplinares).
Um espaço onde o aluno pode:
Recuperar das dificuldades;
Melhorar o seu Desempenho;
Esclarecer Dúvidas;
Preparar os Testes;
Realizar atividades que melhorem a sua destreza a matemática, português e inglês.
Estes projetos apresentam duas virtualidades:
1.ª – Reforçar o Apoio Educativo – direcionado para recuperar e promover o sucesso escolar;
2.ª – Promover um ensino de qualidade (Sucesso Pleno vs. Sucesso Real) – direcionado aos alunos que, apesar de já se encontrarem num nível de desempenho satisfatório, pretendam um complemento às suas aprendizagens de forma a melhorarem a qualidade do seu sucesso.
No espírito do seu Projeto Educativo, o Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, pretende promover o sucesso de forma consistente garantindo nesta primeira fase, que todos os alunos do 3.º ciclo do ensino básico regular usufruam de um apoio pedagógico diferenciado às disciplinas, desde o início do ano letivo, atendendo aos diferentes ritmos de aprendizagem.
QUAIS SÃO OS VOSSOS DOCUMENTOS ESTRATURANTES?
Projeto Educativo.
Regulamento Interno.
Plano Anual de Atividades.
Funcionamento e Organização Pedagógica do Agrupamento
A ATUAL EQUIPA DIRETIVA É A FAVOR OU CONTRA AS PROVAS DE AFERIÇÃO?
A equipa não tem uma postura favorável ou contra. O que aconteceu este ano letivo, o Conselho Pedagógico pronunciou-se desfavoravelmente pela sua realização, considerando: o Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira organizou todo o ano letivo em função do Despacho nº 7104-A/2015, de 26 de junho que estabelecia o calendário escolar para 2015-16, designadamente no que concerne às datas previstas para realização das provas finais e exames nacionais (4º, 6º e 9º anos de escolaridade); A elaboração do Plano Anual de Atividades teve subjacente toda a calendarização divulgada, ficando programadas diversas atividades exatamente para a última semana de aulas, que atualmente colidem com as datas de aplicação das provas de aferição para os alunos do 2º ano. Perante a divulgação da Informação aos Agrupamentos de Escolas/Escolas Não Agrupadas e aos estabelecimentos do ensino particular e Cooperativo emanada do Ministro da Educação, datada de 8 de janeiro de 2016, que estabelece o “Modelo Integrado de Avaliação Externa das Aprendizagens no Ensino Básico”, documento no qual se explicitam as alterações ao anterior modelo de avaliação externa, designadamente a descontinuidade das provas finais de Ciclo do 4º e 6º anos e a aplicação das provas de aferição aos alunos dos 2º, 5º e 8.º anos em 2015/16. Por outro lado, na publicação do Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril, no ponto 2 do artº 5º, é referido que os agrupamentos de Escola podem optar pela não realização das provas de aferição no presente ano letivo. Com base neste parecer, decidi pela não realização das Provas de Aferição no presente ano letivo.
QUAIS SÃO EM SEU ENTENDIMENTO OS PRINCIAIS FATORES QUE TÊM CONTRIBUIDO PARA O VOSSO SUCESSO?
Sucintamente: dedicação e profissionalismo, por um lado. Por outro lado, a preocupação e apoio dos Pais na edificação da educação dos seus filhos.
E AS ASSOCIAÇÕES DE PAIS? COMO É O DIÁLOGO COM OS PAIS?
Congratulámo-nos com o excelente relacionamento ente as Associações de Pais e as respetivas escolas onde a cooperação tem sido excelente na prossecução dos ideais elencados no nosso Projeto Educativo
QUAIS SÃO AS Principais necessidades da Escola-Sede e DAS DEMAIS ESCOLAS DO AGRUPAMENTO?
- Não esquecendo que temos a Escola Básica de Apúlia com necessidade de uma requalificação geral (escola inaugurada no ano letivo 2001) a Correia de Oliveira necessita de algumas intervenções pontuais e para as quais não temos resposta financeira (o nosso orçamento destina-se a custear despesas de funcionamento e de manutenção prioritária):
- Recuperação do Bloco de apoio à Educação Especial e Serviços de Psicologia e Orientação;
- Recuperação das passerelles;
- Recuperação da cobertura do Gimnodesportivo.
Quanto aos Jardins de Infância e às Escolas Básicos do 1.º ciclo, da responsabilidade da Câmara, de uma maneira geral apresentam um bom estado de conservação.
QUAL É O SONHO DO SENHOR DIRETOR?
Oferta pública para a Educação Pré-Escolar na cidade de Esposende, única freguesia do Concelho que não contempla esta oferta.
QUER DEIXAR UMA MENSAGEM A TODA A COMUNIDADE EDUCATIVA DO AGRUPAMENTO A QUE PRESIDE?
Não há escolas modelo, há sim escolas que tudo fazem para dar uma resposta concreta aos problemas do seu dia-a-dia, onde o aluno representa a primeira e última preocupação. Todas as nossas decisões vão no sentido do real interesse do aluno.
CONHEÇE A IMPRENSA LOCAL E MAIS AINDA SENDO UM LEITOR ATENTO, SEI QUE CONHECE ESTE SEMANÁRIO “NOTÍCIAS DE ESPOSENDE”. QUAL É A SUA OPINIÃO A CERCA DESTE JORNAL?
Um professor atento não pode deixar de “espreitar” a comunicação social e sobretudo a local. O semanário “Notícias de Esposende” dá-nos uma informação apaixonada da nossa gente e que merece o nosso Muito Obrigado.
NOTA FINAL
Conheço o meu caro e bom amigo, prof. Albino Neiva, há já muitos anos e pelas mais variadas razões, por quem tenho especial admiração e uma grande estima e consideração.
Nesta escola já desempenhei muitos “papeis”. Aluno, encarregado de educação e dirigente associativo. Estive no Conselho Pedagógico e no Conselho Geral. Presidi à «APEBACO – Associação de pais e Encarregados de Educação da Escola EB/1e3 António Correia de Oliveira» durante 6 anos e à «FAP – Federação das Associações de pais do Concelho de Esposende, durante outros tantos», o que me permitiu viver por dentro toda a temática da educação. O prof. Neiva, tendo sido professor, esteve na Presidência do Conselho Geral e depois foi eleito Diretor da Escola Sede e mais tarde presidente do Agrupamento. Cheguei a acompanhá-lo a reuniões à “DREN” e participei em muitas atividades conjuntas. Não poderia deixar de referir o respeito e a consideração que o Diretor sempre teve para com os pais e as próprias Associações, marcando sempre presença nas Assembleias Gerais e noutras reuniões, sempre que convidado. Conheço-o como sendo um diretor de “porta aberta”, ou seja sempre disponível a receber quem a ele se dirige, o que demonstra uma grande abertura e a toda a comunidade educativa.
Mas indo um pouco mais atrás, lembrar o facto de eu próprio ter estudado nesta escola (ex.Ciclo), onde fiz o 5º e o 6º ano. Passado algum tempo, voltei, na qualidade de pai e encarregado de educação. Já por aqui passaram também os meus 3 filhos mais velhos, onde fizeram com sucesso do 5º ao 9º ano e atualmente tenho aqui a mais novo, que transita para o 7º ano e aptou por se manter nesta escola. Costumo dizer e reafirmo-o que a escola pública tem tudo para ter sucesso. Ainda mais agora que se discute o financiamento público de escolas privadas. Este é um Agrupamento de Escolas com bons profissionais, onde os alunos se sentem em segurança e de onde saem grandes homens e grandes mulheres e um dia excelentes profissionais.
Despeço-me desejando umas excelentes férias a toda a comunidade escolar.
Mário Fernandes
18-06-2016






MF

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