sexta-feira, 24 de junho de 2016

INGLESES VOTAM PELA SAÍDA DA UE


UK OUT

Parece estar neste momento toda a Europa em “estado de choque” com a decisão dos Ingleses. Não do governo inglês, mas do seu “povo”. Vejo este resultado como um sinal claro e inequívoco às elites europeias. Este toque de alarme dirige-se àqueles que nos tem (des)governado nesta União Europeia sem rumo e ao serviço do capital, dos mercados e de outros interesses.
Ou a UE se democratiza quanto antes, ou depois já vai ser tarde. Quem elegeu “Junker” (e Barroso)? Abram os olhos e atuem na defesa dos povos, desta Europa em crise e sem esperança.
Defendo uma UE que galvanize os seus Estados membros, em vez de os anular, que ouça os povos e se submeta à sua vontade, em vez de os submeter aos interesses de agiotas e outros que tais.
Que esta decisão pode trazer consequências nefastas tanto aos ingleses como aos demais Estados, pode, que os próprios ingleses vão ter um problema com a Escócia, que ainda há pouco se manifestou a favor da sua continuidade no UK, com este na UE, vão ter que o resolver. Mas isso é lá com eles.
Já tenho escrito por várias vezes que há uma clara falta de liderança na UE, porque nos faltam “estadistas” à altura. Líderes que tratem os Estados com igualdade e com equidade e onde a solidariedade entre Estados-Membros seja uma realidade.
Tenho muitos amigos portugueses a trabalhar no Reino Unido, para onde eu próprio tenho viajado várias vezes nos últimos tempos e é também com eles que estou preocupado, pela incerteza que a decisão de ontem pode provocar. De qualquer forma, como os portugueses são uma clara mais-valia para a economia do UK, pode ser que continuem a ser-nos dadas condições para aí continuarmos.
Pode haver males que vêm por bem!
NÃO TENHAMOS, NUNCA, MEDO DA DECISÃO DOS POVOS, QUE A CADA MOMENTO TEM SABIDO MANIFESTAR-SE PELO SUPERIOR INTERESSE DAS SUAS NAÇÕES.
E siga… a bola, que amanhã entramos de novo em campo e a última coisa que queremos é… sair da EURO'BOLA!

Sem comentários: