sexta-feira, 10 de junho de 2016

À CONVERSA COM DINIS FERREIRA PRESIDENTE DO FUTEBOL CLUBE MARINHAS




DINIS FERREIRA, PRESIDENTE DO “FUTEBOL CLUBE MARINHAS”, ESTA ÉPOCA COM 4 EQUIPAS CAMPEÃS

4 EQUIPAS CAMPEÃS - 2015/2016
INFANTIS DE 7 - SERIE A
INFANTIS DE 11 – SÉRIE A
INICIADOS B – 2ª DIVISÃO
INICIADOS A – 1ª DIVISÃO

“…No próximo ano vamos celebrar os 50 anos do “Futebol Clube Marinhas” e os 30 anos do nosso “Torneio Infantil Internacional”, que é o mais antigo Torneio Infantil do país…”

“…Esta época correu muito bem… alcançamos os nossos objetivos… Subiram os INICIADOS A e os INICIADOS B, os INFANTIS 7 e os INFANTIS 11 foram CAMPEÕES e a equipa SÉNIOR garantiu a permanência no PRÓ-NACIONAL na última jornada… Os técnicos e os jogadores mereceram…”

“… O Renato Sanches, hoje um craque internacional, jogou aqui em Marinhas no nosso Torneiro, no ano de 2011…”

“…Tem passado por aqui grandes jogadores, como, o João Patrão, que agora está no Chaves, que subiu à I Liga, o Campinho, o Dinis Almeida, contratado pelo Mónaco, o KIKI Afonso, que joga no Gil Vivente e agora o Porfírio Rodrigo, que acaba de ser contratado pelo Sport Lisboa e Benfica…”

“…Sim, costumo ler o Notícias de Esposende. É sempre salutar ler o jornal, em especial estas entrevistas, porque têm sempre algo que nos mata a curiosidade sobre as associações e as pessoas que as dirigem e ao mesmo tempo vamos estando informados sobre aquilo que de melhor se passa no nosso concelho. Fazemos votos que continuem a crescer, pois o saber e o fazer não ocupa lugar e que sejam cada vez mais reconhecidos no nosso concelho.”

Dinis Cunha Ferreira nasceu no dia 4 de outubro do ano de 1972, na freguesia de Marinhas, onde sempre residiu. É casado com Carla Ferreira e tem 3 filhos, a Bruna, o Mateus e a Maria João. Trabalha, há já 25 anos na Solidal. A sua formação escolar foi feita em Marinhas e em Esposende, tendo concluído o ensino secundário.

CARO AMIGO, DINIS FERREIRA, VAMOS FALAR UM POUCO DE SI, DO SEU PERCURSO E DOS SEUS GOSTOS.

O QUE É QUE GOSTA MAIS DE FAZER?
“O que eu mais gosto mesmo é de andar de bicicleta, de ciclismo.”

O QUE É QUE COSTUMA LER?
“Lei romances e a imprensa desportiva.”

QUAL É O SEU CLUBE DE CORAÇÃO?
“Sou do Sporting.”

COMO É QUE VÊ A FREGUESIA DE MARINHAS?
“É uma terra com boas perspetivas. Precisa de ver requalificada a zona central.”

COMO VÊ A CIDADE DE ESPOSENDE?
“É uma cidade que está no bom caminho. Tem muitas atividades desportivas. A zona ribeirinha deu-lhe uma excelente imagem. Em Esposende falta uma zona de lazer, de expandir a recuperação da marginal para sul.”

VAMOS FALAR AGORA UM POUCO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL CLUBE MARINHAS. CONTA-ME QUANDO E COMO FOI FUNDADO O FCMARINHAS E QUEM FORAM OS SEUS PRINCIPAIS PROTAGONISTAS
“O futebol Clube Marinhas foi fundado no dia 6 de agosto do ano de 1967.”
Na geminação da ideia podemos dizer que estiveram pessoas como o Zé Monteiro, Zé Marquês, Álvaro Ribeiro, Adão Ribeiro e Domingos Nóvoa, de entre vários outros. Podemos mesmo afirmar que estes terão sido os “alicerces”, desta grande casa. A este pequeno grupo foram-se juntando vários outros, como o Lourenço, o Fernando, o Manuel Vendeiro e o próprio P.e Avelino.
Foi desta forma que um grupo de jovens marinhenses sonhou formar uma equipa de futebol e se pôs em “campo”. Fala com este, fala com aquele e a ideia lá ia ganhando forma e o grupo ia crescendo. A paróquia foi envolvida desde início e o P.e Avelino também acedeu à ideia. No dia 1 de janeiro do ano de 1967, foi dado o pontapé de saída no campo da devesa. A partir dai a comunidade começou a entusiasmar-se e a apoiar e o projeto foi solidificando. Apesar das dificuldades, no dia 6 de agosto de 1967, foi dia de inscrever a equipa na Associação de Futebol de Braga. Passados dez anos, com a equipa sénior a passear a sua classe pelos campos, foi a vez de ser criada a categoria de juniores. A época de 1980/81 ficou para a história do clube, porque foi a primeira vez que o Marinhas recebeu o Sport Lisboa e Benfica e nesse ano foi campeão distrital da II Divisão.
Na época de 1983/84 foi inaugurado o novo Campo de S. Miguel. Na época de 1991/92 o Futebol Clube Marinhas sagra-se campeão e sobe à III Divisão Nacional. Por esta altura dá-se uma aposta no futebol feminino, que perdurou durante várias épocas.
No ano de 1988 verifica-se uma aposta na formação e nos escalões mais jovens. Ainda hoje, é uma das principais apostas das várias direções. Fomentar as escolinhas, e formar as crianças, para que um dia cheguem à equipa sénior e a grandes equipas nacionais e internacionais.
Nestes 49 anos de existência, repletos de êxitos, o Marinhas teve 30 presidentes.

“UM DOS MOMENTOS IMPORTANTES FOI QUANDO FOMOS FINALISTAS DA TAÇA DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE BRAGA”
PALMARÉS DIGNO DE REGISTO
“Em seniores: Campeão da divisão de Honra nas épocas 1991-1992; 2001-2002 e 2005-2006. 
Em Juniores: Campeão da divisão de Honra na época 2000-2001 e vencedores da Taça A.F. Braga em 1999-2000 e 2013-2014. 
Em Juvenis: Campeão da 2ª Divisão Série A nas épocas 2009-2010 e 2014-2015 e vencedor da Taça A.F. Braga em 1999-2000. 
Em Iniciados: Campeão da divisão de Honra em 2005-2006 e 2007-2008. Campeão da 1ª Divisão Série A na época 2015-2016 e Campeão da 2ª Divisão Série A nas épocas 2008-2009 e 2015-2016. 
Em Infantis: Campeão distrital da série A de Futebol de 11 e Campeão distrital da série A de futebol de 7.
Resumindo o F.C. Marinhas foi a equipa concelhia com mais anos seguidos no nacional de iniciados (cinco) e também já tivemos no nacional de Juniores.”

E EM TERMOS DO DIRIGISMO. COMO É QUE CHEGA À PRESIDÊNCIA DO ESPOSENDE?
“Eu entrei no clube em 2008, ao trazer o meu filho para jogar, nas camadas jovens. Logo ai me disponibilizei para colaborar, o que alias fui fazendo. Em 2011, fui convidado e entrei para os Órgãos Sociais. Entrei para Vice-Presidente de Francisco Figueiredo, onde estive durante 3 mandatos, ou seja até 2013. Em 2014 fui eleito presidente, estando agora no segundo mandato.”

QUANDO É QUE TERMINA ESTE MANDATO?
“Este mandato termina dentro de pouco tempo. As próximas eleições realizam-se no dia 1 de julho próximo.”

ÉS RECANDIDATO AO CARGO DE PRESIDENTE?
“Ainda é cedo para tomar uma decisão”

COMO SÃO CONSTITUIDOS OS ATUAIS ÓRGÃOS SOCIAIS?

DIREÇÃO
Presidente: Dinis Cunha Ferreira
Presidente-adjunto: Mário Alves Cardoso
Vice-Presidentes: Joaquim Couto; Francisco Figueiredo; Lourenço Pilar; Joaquim Silva 
Secretárias: Eva Calheiros e Matilde Couto
Vogais: Abel Cunha; Eduardo Domingues; Luís Jesus; Manuel Gomes; Amândio Peixoto; Fernando Pilar; Fernando Couto; Francisco Calheiros

ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: Padre Avelino Peres Filipe 

CONSELHO FISCAL
António Amaro; Francisco Nóvoa; Alberto Ribeiro 

COMO É O RELACIONAMENTO COM A JUNTA DE FREGUESIA E COM A CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSEDE?
“O relacionamento é excelente com ambas as instituições. Dão-nos apoio essencialmente ao nível dos transportes e da logística.”

E AS VOSSAS ESCOLINHAS. QUAIS SÃO OS ESCALÕES COM QUE TRABALHAM? E QUAIS OS ESCALÕES DA FORMAÇÃO?
“Temos clube subdividido em três departamentos com um fio condutor.
O departamento de formação, com Petizes, Traquinas A e Traquinas B, Benjamins A e Benjamins B e Infantis A, Infantis B e Infantis C.
O departamento juvenil, com Iniciados A e Iniciados B, Juvenis A e Juvenis B e Juniores e por fim o Departamento sénior com os seniores.
Possuímos ainda Veteranos mas sem campeonato federado, Apenas ao nível concelhio e torneios. Temos 11 equipas federadas na A.F. Braga e no departamento de formação, participamos ainda no campeonato concelhio, dos vários escalões.” 

QUANTOS ATLETAS ENVOLVEM TODOS ESTES ESCALÕES?
“Mais de 300 atletas.”
E OUTRAS MODALIDADES?
“Neste momento só temos o futebol.”
E FEMININO?
“É um dos objetivos, para um futuro próximo.”
COMO CALSSIFICAS A ÉPOCA QUE AGORA TERMINOU?
“Foi uma excelente época. Correu tudo muito bem e alcançamos os nossos objetivos.”
Subiram os INICIADOS A E OS INICIADOS B.
Os INFANTIS 7 E OS INFANTIS 11 FORAM CAMPEÕES
HÁ AINDA O FACTO DE NENHUMA DAS NOSSAS EQUIPAS TER DESCIDO DE DIVISÃO. A MANUTENÇÃO DA EQUIPA SENIOR, GARANTIDA NA ÚLTIMA JORNADA FOI UM EXCELENTE PRÉMIO PARA OS NOSSOS TÉCNICOS E ATLETAS.
EM TERMOS DE EQUIPAS TÉCNICAS QUANTAS PESSOAS TRABALHAM NO FCM?
“São 25 técnicos.”
E COLABORADORES?
“Temos um administrativo e um roupeiro.”
QUANTAS VIATURAS POSSUEM PARA O TRANSPORTE DE TANTOS JOGADORES?
“Temos 2 viaturas ao nosso serviço.”
E O ESTÁDIO?
“O Estádio é Municipal, mas está-nos entregue, através de contrato de comodato válido por 10 anos, renovável. Viemos para este Estádio no ano de 2002, mas o mesmo só foi benzido e inaugurado no dia 23 de agosto de 2015.”
TER UM ESTÁDIO COM O NOME DO PÁROCO DA FREGUESIA E QUE É QUE SIGNIFICA?
“Esta foi uma decisão unânime da Direção. Trata-se de uma homenagem ao P.e Avelino, por tudo que tem feito pelo clube. Foi um dos fundadores, tendo sido sempre um entusiasta e é o presidente da Assembleia-Geral com imenso orgulho nosso e certamente dele também.” 
EM QUE MOMENTO É QUE O P.E AVELINO SOUBE QUE O SEU NOME IA SER O NOME A ATRIBUIR O ESTÁDIO DO MARINHAS?
“Só soube no momento em que descerrou a placa. Ficou emocionado e agradecido. Gostou.
MAS O P.E AVELINO COSTUMA VIR AO ESTÁDIO ASSISTIR AOS JOGOS E APOIAR A EQUIPA?
“Vem ao Estádio sempre que pode. A sua presença é muito regular e interessa-se sempre por saber os resultados.
Foi o P.e Avelino que ofereceu o S. José que se encontra aqui junto ao Estádio, sendo para ele o protetor dos nossos jovens atletas… bem como a Senhora de Fátima, ali em baixo na rotunda junto à escola.”
QUANTOS GANHAM OS JOGADORES DA EQUIPA SÉNIOR?
“Ganham uma gratificação mensal.”
E EM CASO DE VITÓRIA, HÁ ALGUM PRÉMIO EXTRA?
“Não. Nós queremos vencer sempre.”
E A TRANSFERÊNCIAS DE JOGADORES?
“Temos tido alguns bons resultados. Saiu daqui o João Patrão, que agora está no Chaves, que subiu à I Liga e o Campinho.
Neste momento temos direitos sobre o Dinis Almeida, contratado pelo Mónaco e sobre o KIKI Afonso, que joga no Gil Vivente.”
A transferência mais recente é a do Porfírio Rodrigo, que acaba de ser contratado pelo Sport Lisboa e Benfica, onde vai jogar na próxima época, ficando a permanecer no caixa futebol campus no Seixal. Este, ainda vai jogar pelo Marinhas no Torneio Infantil a realizar dentro de dias.”
E AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, QUE VALOR PAGAM PARA TREINAR NA FORMAÇÃO E JOGAR NO CLUBE?
“Pagam 90 euros por ano. Com idades compreendidas entre os 4 e os 12 anos.”
QUAL É O VALOR DO ORÇAMENTO ANUAL DO FCM?
“É de cerca de 130.000, 00 Euros.”
QUAIS SÃO AS VOSSAS PRINCIPAIS RECEITAS? E DESPESAS?
“Protocolos, Câmara, Patrocinados, quotizações e bar.”
QUAL É O VALOR DO BILHETE DE CADA ENTRADA NOS JOGOS?
“5 Euros.”
QUANTOS SÓCIOS TEM O FCM?
“Temos 1.300 sócios, mas nem todos são pagantes.”
QUAL É O VALOR DAS QUOTAS?
“60 Euros por ano. Os reformados só pagam 40 euros. Os lugares cativos custam a partir de 100 euros por ano.”
QUAL É O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA SECRETARIA DO CLUBE?
“Está aberta das 17 horas às 22h30.”
QUAIS SÃO AS CORES PRINCIPAIS DOS VOSSOS EQUIPAMENTOS?
“Camisola com azul e branco, com listas verticais. O calção e as meias são azuis.”
QUAL É A MEDIA DE ESPETADORES POR JOGO NO VOSSO ESTÁDIO?
“A média ronda os 300 espectadores. A bancada leva 800 pessoas e o Estádio tem lotação de 3.500 pessoas.”
VAMOS FALAR AGORA UM POUCO DA GESTÃO DO CLUBE. COMO É QUE ESTÃO AS CONTAS DO CLUBE?
“Na atual época o saldo está controlado. Temos algum passivo antigo que temos vindo a liquidar.”
COM A ATUAL CRISE TALVEZ OS APOIOS ESCASSEIEM, MAS E AS EMPRESAS DE MARINHAS E DO CONCELHO NÃO APOIAM COMO APOIAVAM EM TEMPOS IDOS?
“Os apoios diminuíram bastante, a conjuntura económica no país não ajuda e o FCMarinhas também se ressentiu disso a exemplo de todos os clubes, ou seja, somos obrigados a fazer mais, com menos recursos, mas ainda há empresas que apoiam.”
QUEM SÃO ATUALMENTE OS PRINCIPAIS PATROCINADORES EMPRESARIAIS?
NORT MAN
MJ VENDEIRO
CURVÃO COMBUSTÍVEIS.
QUANTO É QUE CUSTA O INICIO DE CADA NOVA ÉPOCA DESPORTIVA?
“Custa cerca de 15.000,00 Euros.”
TORNEIO INTERNACIONAL FUTEBOL INFANTIL
Fernando Pilar Cunha – F. C. Marinhas
29º Edição a realizar-se nos dias 18 e 19 de junho
Estamos da falar do mais antigo Torneio Infantil de Portugal. Um torneio em que a direção começa a preparar em outubro  pois sentimos que é a menina dos nossos olhos, de todos os marinhenses e porque não dizê-lo de todo o concelho de Esposende… mais antigo e de maior prestígio pois sabemos que o nosso torneio é prioritário para os clubes ditos grandes do nosso futebol isto mesmo tem-nos sido dito pelos participantes. Termos aqui clubes com dimensão nacional é para nós uma enorme honra.
Este ano o torneio conta com as seguintes 8 equipas:
FUTEBOL CLUBE MARINHAS
S. L. BENFICA
VARZIM SPORT CLUBE
C. D. NACIONAL
F. C. PORTO
S. C. BRAGA
SPORTING C. P.
PORRIÑO IND. F. C.
Queremos deixar o convite a todos aqueles que gostam de futebol, para que compareçam no nosso Estádio no fim-de-semana de 18 e 19 deste mês, para ver, assim esperamos, grandes espetáculos. Por aqui tem passado muitos daqueles que hoje são os grandes craques da atualidade.
Aproveitamos para lembrar alguns dos grandes jogadores que passaram pelo Torneio de Marinhas; Cristiano Ronaldo; Quaresma; Miguel Velosos; Miguel; Ivanildo; João Vilela, Bruno Baião; Sérgio Organista; João Alves; Semedo; Miguel Vitor e mais recentemente, em 2011, o RENATO SANCHES.
QUAL FOI A MELHOR CLASSIFICAÇÃO DA EQUIPA DO MARINHAS?
“Ficamos em 4º lugar, mas estamos a contar um dia chegar ao pódio.”
QUAL É A TUA OPINIÃO A CERCA DO ESPOSENDE CUP, UM TORNEIO IDÊNTICO, PROMOVIDO PELA CÂMARA MUNICIPAL?
“É mais um torneio…”
QUAL É O VOSSO OBJETIVO PARA A PRÓXIMA ÉPOCA?
“Queremos continuar a ter equipas campeãs, a formar jovens e a dar muitas alegrias aos adeptos e simpatizantes.”
QUAL É O TEU SONHO, PRESIDENTE?
Liquidar o passivo até ao final da época, porque ainda acredito nas pessoas.”
QUER DEIXAR UMA MENSAGEM AOS MARINHENSES E SIMPATIZANTES?
“Que continuem a apoiar sempre o clube pois nós tentamos fazer sempre mais e  melhor e damos o máximo em prol do clube.” 
“Estamos neste momento a fazer um porta-a-porta para angariar dinheiro para o sorteio de um carro seminovo – FIAT PUNTO. Esperamos e contamos como sempre com o apoio dos marinhenses e simpatizantes do Futebol Clube Marinhas.” 
CARO PRESIDENTE, DINIS FERREIRA, QUE OPINIÃO TENS A CERCA DO «JORNAL NOTÍCIAS DE ESPOSENDE»? ÉS NOSSO LEITOR? E DESTAS ENTREVISTAS?
Sim, costumo ler o Notícias de Esposende. É sempre salutar ler o jornal, em especial estas entrevistas, porque têm sempre algo que nos mata a curiosidade sobre as associações e as pessoas que as dirigem e ao mesmo tempo vamos estando informados sobre aquilo que de melhor se passa no nosso concelho.
Fazemos votos que continuem a crescer, pois o saber e o fazer não ocupa lugar e que sejam cada vez mais reconhecidos no nosso concelho.
NOTA FINAL
O Dinis Ferreira é um amigo de longa data. Já trabalhou comigo no dirigismo associativo, ao nível das associações de pais. Esteve comigo durante cerca de cinco anos na Federação das Associações de Pais do Concelho de Esposende, na altura em que eu a presidi. Presidiu à Associação de Pais de Cepães e hoje é presidente da assembleia-geral da associação de pais da escola EB 2/3 de Marinhas. Para além disso foi vogal da Junta de Freguesia de Marinhas durante o mandato de 2009 a 2013 e no atual mandato, iniciado em 2013 é membro da assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra. Também enquanto autarcas, nos fomos encontrando por aí em eventos e atividades.
Como se vê, trata-se de um homem que leva muito a sério as funções que assume e que faz questão de dar sempre o seu máximo. Tal como me afirmou, teve a feliz coincidência de ver o Estádio benzido e inaugurado sob a sua presidência, tal como consta da placa evocativa, o que honra muito.
Gosta de ciclismo, mas é ao futebol que dá muito do seu tempo. Vive o Marinhas com muita intensidade, onde alias tem o seu filho a jogar e sente-se bem a ajudar o clube a atingir novas conquistas.
Esta entrevista, também contou com a presença do presidente-adjunto, o também meu amigo Mário Cardoso, um homem há muito ligado ao clube, um dos seus principais rostos, sempre presente e disponível a ajudar. Como eu lhe disse, quem sabe, o futuro presidente….
Muito obrigado pela receção e visita às instalações, bem como pela simpatia e pela prontidão das respostas. Desejo a toda a “Família Marinhense” as maiores felicidades e as maiores conquistas.
Um abraço,
Mário Fernandes
04-06-2016




MF

Sem comentários: