sexta-feira, 4 de julho de 2014

«PROVA ORAL» À SEXTA NA ESPOSENDE RÁDIO




Caríssimas e Caríssimos;

Esta tem sido uma semana rica em temas a fervilhar;

A CAMPANHA INTERNA NO PARTIDO SOCIALISTA VAI AO RUBRO
NOVA CRISE NA BANCA PROVOCA PREJUIZOS E ABALA O SISTEMA FINANCEIRO
O CONSELHO DE ESTADO DE ONTEM COM AS AUSÊNCIAS DE SOARES E JARDIM

A Campanha eleitoral interna no Partido Socialista parece estar a cair no anedótico nacional;
COSTA, O OMNIPRESENTE!
O Dr. António Costa, afinal, parece duvidar da sua chegada próxima a Primeiro-Ministro. Não vão os eleitores tecê-la e deixá-lo a uns «votitos» da vitória. Pelo sim pelo não, o melhor mesmo é avisar desde já que mesmo ganhando o Partido vai continuar na Câmara.
Ora, isto parece-me ser, de todos, o maior sinal de fraqueza que António Costa acaba de dar: NÃO ACREDITA EM SI PRÓPRIO!
Caso contrário, informava desde já que caso vencesse o partido, deixaria a Câmara – que, quanto a mim não deve ser presidida em parte-time.
Não me parece razoável, nem uma nem outra situação: Nem a Câmara da Capital do país deve ser presidida a tempo parcial, nem o país se compadece de um líder em part-time;
Bem, depois aquele manifesto dos 25 de 35 fundadores, também só veio desajudar. Esquecem-se que ao contrário do que acontece nos Clubes, cada militante, independentemente da sua notoriedade e importância, vale um único voto.
Depois foram os cartazes, esta 5ªFeira, colocados na rua, por todo o país, a apelar ao Voto no Candidato Socialista a Primeiro-Ministro. Deu para o torto e logo foram retirados.
Portugal precisa de um Partido Socialista com uma liderança efectiva e com posições fortes para obrigar o Governo a governar e para se apresentar aos eleitores com um programa alternativo de governo.

A CRISE REBENTOU EM MAIS UM BANCO, DESTA VEZ NUM DOS MAIORES
Desta vez foi no BES
Milhões e milhões escondidos das contas oficiais e agora as pessoas, principalmente os depositantes questionam-se se os seus depósitos estarão garantidos.
Bem, se for como nos outros 3, quem vai ficar a perder são as portuguesas e os portugueses no seu todo. Espero que não. Que o Governo tenha aprendido a lição e não vá a correr injectar lá mais uns milhões do erário público.
A DIFICULDADE ATUAL PARECE NÃO CONSEGUIREM NINGUÉM PARA O PRESIDIR!

MAIS UM CONSELHO DE ESTADO
Um órgão consultivo do Senhor Presidente da Republica que já não reunia há mais de 1 ano, cujos resultados têm sido sempre muito vagos e não me refiro às recentes reações «vagueiras» do Senhor Presidente.
Segundo sei foi debatido este período pós troika e a afectação dos próximos fundos comunitários.
O problema é que com opiniões tão díspares o consenso torna-se impossível, embora eu pense que isso pouco importa porque afinal quem acaba por decidir é o órgão executivo, ou seja o governo.
No final deste conselho de Estado, os Conselheiros deixaram um pedido aos Partidos Políticos, para que preservem entre si as pontes do diálogo construtivo para que sejam possíveis entendimentos.

Sobre a politica local um pequeno apontamento
Acho que a Câmara Municipal, que tem sido acusada de secretismo na sua ação, como aconteceu naquele caso da alteração ao plano de atividades e orçamento com a reafetação de um milhão de euros.
Parece-me que seria de todo o interesse que fosse feito um cabal esclarecimento por parte da Câmara Municipal, para que os Esposendenses ficassem esclarecidos de uma vezx por todas a cerca da situação financeira do Município.
São muitos os valores de divida que por ai são falados , quer na comunicação social quer em conversas de rua.
17,5 milhões da Câmara, mais 7 milhões da Esposende Ambiente, afinal em que é que ficamos.
É preciso que a Câmara fale para os munícipes de uma forma bem clara, em linguagem popular, por forma a que o mais comum do munícipe entenda o que efetivamente se passa.
Claro está que se vierem com comunicados, como já veio a Esposende Ambiente, com exagerada linguagem técnica e contabilística as pessoas acabam por ficar a perceber o mesmo.
Meus senhores, o que as pessoas querem saber é muito simples, que empréstimos ou encargos existem, em que montantes e prazos e se isso coloca ou não investimentos futuros da Câmara.
Pelo conhecimento que tenho a situação é normal e não está em causa a realização de obras futuras., mas importa que seja a Câmara a acabar com este ruído que anda no ar e que deixa as pessoas na dúvida.

DA AGENDA DESTACO PARA HOJE ÀS 18H30 NO FÓRUM MUNICIPAL RODRIGUES SAMPAIO:
“ESPOSENDE, LUGARES DE TEMPO E MEMÓRIA”
A terminar uma breve referência para o livro que foi apresentado pela Câmara Municipal de Esposende, hoje, ao final da tarde, com o título supra citado! Trata-se uma autêntico «roteiro» do nosso concelho, com magnificas imagens das 15 Freguesias e com textos de escritores famosos, como, Agustina Bessa Luís, Eugénio de Andrade e Ruy Belo de entre outros. Este álbum literário e fotográfico pretende dar a conhecer a beleza do concelho de Esposende. Muito bom!
Espero que o mesmo seja amplamente divulgado, tanto a turistas como aos próprios Esposendenses. Vale a pena!

Sophia de Melo Breyner Andresen já repousa no Panteão Nacional e Carlos do Carmo foi galardoado com um Grammy da Música. As minhas felicitações pelos 50 anos de carreira agora premiados.

Bom fim-de-semana;
Um abraço e
Até à próxima!
MF


Sem comentários: