domingo, 13 de julho de 2014

CRÓNICA DE OPINIÃO NO SEMANÁRIO ESPOSENDENSE «NOTÍCIAS DE ESPOSENDE»



ESPOSENDE ESTÁ NA MODA!

ENQUANTO NO PAÍS REINAM AS “DONAS INÉRCIAS”, EM ESPOSENDE A SOLIDARIEDADE E O DESPORTO ANDAM DE MÃOS DADAS!

Em Portugal, esta semana assistimos a uma grande atividade politico/partidária, com os nossos políticos e governantes a lançarem dois temas de enorme importância; A criminalização do mau trato e abandono de animais de estimação e a apresentação para auscultação e debate público da chamada reforma da “fiscalidade verde”, vocacionada para a proteção ambiental.

Fico bastante preocupado, por um lado a ligeireza e por outro com o fundamentalismo com que vejo serem tratados assuntos e temas tão importantes e tão sérios.

Sobre a criminalização do mau trato a animais de estimação, estou de acordo que haja uma responsabilização de quem trate mal os animais, até porque me considero um defensor acérrimo dos direito dos animais, não tivesse eu em casa vários animais de estimação em sã convivência, mas é necessária muita cautela, porque daqui a nada podemos estar a defender os animais e muito bem, mas também a esquecer as pessoas e assim seria muito mau.

Sobre o novo «imposto verde» bem que podem dizer tudo aquilo que quiserem, porque depois de ler atentamente o enunciado em questão, elaborado pelo grupo de trabalho, ninguém me vai conseguir convencer que não se trata de mais um aumento de impostos e não é pequeno e que vai incidir essencialmente sobre os combustíveis, num país onde o litro da gasolina e do gasóleo já é dos mais caros da Europa.

Será que estes senhores pensaram nas empresas e até nas famílias e nas pessoas que dependem e muito da utilização de viatura para o exercício das suas necessidades e para a realização das suas atividades profissionais? Dos milhares de portugueses que não residindo em Lisboa ou no Porto não tem à porta o metro, nem outros transportes públicos que nos possam levar para os locais de trabalho? Parece-me que esta questão não deverá ter sido devidamente acautelada. Não me venham dizer que esta nova legislação que pretendem implementar traz vantagens económicas. Quer dizer, trazer até traz, mas sempre para o mesmo lado: O do Estado.

Aquilo que nos é apresentado como vantagens fiscais para quem investir em meios de transporte elétricos e até em bicicletas é verbo de encher, pois como sabemos, em Portugal esses carros são pouquíssimos vendidos e não é por acaso, mas simplesmente porque são bastante caros, por isso inacessíveis a todas as carteiras e porque são pouco autónomos. Para passear parecem-me muito bem, também gostava de ter esse prazer, assim como as bicicletas que até estão na moda, mas para passeio, lazer e desporto e muito pouco para ida e volta para o trabalho. Uma coisa é o ideal, outra bem diferente é o possível e praticável.

«LIONS CLUBE» DE ESPOSENDE SOLIDÁRIO COM OS IDOSOS

Quero começar por destacar aqui uma mais uma instituição Esposendense que tem vindo a desenvolver um magnífico trabalho a nível solidário e altruísta;

Falo do «LIONS CLUBE DE ESPOSENDE» que acaba de celebrar com o Conselho Local de Ação Social de Esposende, um PROTOCOLO [O Lions solidário] de apoio à saúde dos idosos em especial dos mais vulneráveis e mais desfavorecidos que consiste na criação de um banco de medicamentos para a aquisição de medicamentos e proporcionar ajudas técnicas aos idosos. Pretende-se assim possibilitar uma resposta, até agora inexistente, nesta área dos medicamentos. Este projeto vai permitir apoiar a aquisição de medicamentos com receita médica do SNS, assim como assegurar ajudas técnicas, às pessoas com idade igual ou superior a 65 anos residentes no concelho, que se encontrem em situação de comprovada carência económica, sob orientação dos técnicos de intervenção de primeira linha.

O Lions Clube de Esposende vai canalizar mensalmente uma verba para este projeto, que será gerida mediante as situações identificadas através da Loja Social. Endereço daqui os Parabéns à Senhora Presidente do Lions Clube de Esposende e a todos os seus membros, por esta excelente iniciativa.

E PORQUE ESTA SEMANA ESTÃO DE PARABÉNS ALGUMAS INSTITUIÇÕES CONCELHIAS, UM BREVE REGISTO, PARA AS PARABENIZAR;

O Centro Social de Curvos, pela magnifica festa de final de ano, realizada esta semana e que contou com a presença de centenas de pessoas. Os verdadeiros artistas foram mesmo os utentes da instituição que protagonizaram a já tradicional Festa de Final de Ano Letivo. As responsáveis, educadoras e professoras prepararam com todo o pormenor esta festa, que acabou por ser um momento de especial de alegria e boa disposição, com representações que foram desde a dança ao teatro, mostrando os conhecimentos e as competências adquiridas durante o ano letivo.

O Centro Social de Palmeira de Faro, pelo 1º aniversário das novas instalações, a celebrar este Domingo.

O Agrupamento 813 de Marinhas, vulgarmente conhecido como os “Escuteiros de Marinhas” que celebram os 40 anos de existência, com um programa a decorrer de 19 a 27 deste mês.

A Santa Casa da Misericórdia de Esposende celebra os 435 anos da sua fundação, no próximo dia 12 de Julho. Para comemorar a data, a Misericórdia de Esposende preparou, para este dia, um programa de atividades de relevo a contar com as presenças do Reverendo D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, do Senhor Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Dr. Manuel de Lemos. A finalizar o dia de aniversário, terá lugar o concerto “Modern Sound with Eternal Words” levado a cabo pelo Coro de Pequenos Cantores de Esposende, espetáculo este integrado no MusiCórdia, temporada de Música MMXIV.

A apuliense Daniela Ferreira Costa Veloso, considerada «melhor médio» da 1ª Divisão Nacional no futebol feminino. Parabéns a esta jovem que sempre tem marcado presença nas Jornadas Desportivas de Curvos.

Votos das maiores felicidades para o novo elenco diretivo da Associação Desportiva de Esposende, agora liderada por João Ferreira.

A «INÉRCIA» DOS REGULADORES DA ALTA FINANÇA QUE GERE O DINHEIRO DO POVO

Por este andar, de crise em crise, daqui a nada voltamos ao tempo de guardar o dinheiro debaixo do colchão, tantas são as taxas de manutenção das contas, os controlos e descontrolos e agora ainda a falta de garantia de retorno da “massa” depositada. Isto para quem ainda tiver dinheiro. E colchão, claro! Jeito, jeito, davam os colchões de outros tempos, eram em palha e o “miscui” diluía-se lá pelo meio. Havia quem tivesse que os desfazer todos, sempre que precisava de dinheiro para alguma compra ou ida ao senhor doutor. Agora a palha é outra.

FIM DE SEMANA SOLARENGO COM ATIVIDADES PARA TODOS OS GOSTOS

Aproveite o sol de Esposende num fim de semana de intensa atividade desportiva cultural e solidária.; Esposende Street Battle, na Zona Ribeirinha,  o Torneio Intercontinental de Basquetebol de Esposende, o III Triatlo, "Esposende, um Privilégio da Natureza"; O "Verão em Movimento – IPCA o Teu Futuro Positivo"; Circuitos de voleibol e de futevolei; Campeonato Concelhio de Veteranos e de entre outros a III Caminhada Vida por Vida” a realizar na Vila de Fão, numa organização dos Bombeiros Voluntários de Fão.

Mário Fernandes

12-07-2014

Sem comentários: