domingo, 23 de maio de 2010

A SEMANA EM REVISTA!

 
  
As imagens da semana!
CLAS DE ESPOSENDE e o CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE CURVOS
Como imagens da semana escolhi a aprovação pelo CLAS das valências de Centro de Dia e Apoio Domiciliário para o Centro Social de Curvos, pela importância que tem para a Instituição e para os seus Utentes, para a Freguesia de Curvos e para o próprio concelho de Esposende!

PEQUENOS "KARATECAS" DE CURVOS RECEBERAM DIPLOMAS E CINTOS
O Professor Jonas Vilar realizou mais um treino com a sua brilhante Equipa de Curvos e no final deste treino procedeu à entrega dos Diplomas e das Cadernetas aos atletas Curvenses. Foi um cerimónia simples e sem grandes formalismos, mas com enorme significado para os pequenos "Karatecas" de Curvos e para os seus pais. Foi espectacular ver a alegria estampada no rosto da pequenada, com os pais e as responsáveis do Centro Social a assistir e a aplaudir fortemente no momento da entrega do Diploma e da Caderneta e no especial momento da entrega e colocação do cinto branco/amarelo. Está assim ultrapassada com sucesso mais uma etapa. Parabéns a todos os atletas e ao Professor Jonas pelo profissionalismo, pela dedicação e pelo empenho que coloca nas actividades que realiza com estes jovens atletas.

CENTRO SOCIAL DE CURVOS REUNIU COM PAIS DOS UTENTES
O Centro Social da Paróquia de Curvos, reuniu com os Pais e Encarregados de Educação dos Utentes das várias valências, para entre outros assuntos apresentar o Programa de Actividades detalhado, para este último período de funcionamento. Nas duas reuniões que se realizaram, estiveram presentes a quase totalidade dos Pais e Encarregados de Educação dos Utentes do Centro Social. Para além do Plano de Actividades, foram ainda dados a conhecer os vários Regulamentos Internos das Valências desenvolvidas pela Instituição.

PEREGRINAÇÃO ARCIPRESTAL EM BELINHO
Muitas pessoas em peregrinação desde a igreja Paroquial de Belinho até ao Monte da Senhora da Guia. D. Jorge Ortiga – Arcebispo Primaz de Braga presidiu mais uma vez a esta Peregrinação do Arciprestado de Esposende.

INAUGURAÇÕES EM MARINHAS E APÚLIA
Em Marinhas foi inaugurada a requalificação do Adro de S.Bento e em Apúlia foi inaugurada uma Capela Mortuária. Parabéns aos meus colegas e amigos, Aurélio Neiva e Manuel Barros, presidentes de Junta de Marinhas e Apúlia.

COMUNHÃO SOLENE
Participei numa reunião de pais com o Pároco de Curvos. O objectivo principal foi a preparação do programa para a cerimónia da Comunhão Solene dos adolescentes do 7º e 8º anos. A Comunhão Solene deste ano, realizar-se-à no dia 27 de Junho, na Igreja Paroquial de Curvos. Também lá estarei com o meu filho Fernando.

PRESIDENTE CAVACO SILVA
Esperava um Presidente com mais coragem e consequente veto ao Casamento homossexual. Se não concorda e lhe parece mal, só teria que vetar. A pseudo crise não pode servir para justificar tudo.

PORTUGAL NO “TEP TEN”
Estamos em 8º lugar, ou seja fomos o oitavo país do Mundo a consentir os casamentos homossexuais. Como eu gostava que fossemos os oitavos em crescimento económico e em muitas outras áreas, essas sim de interesse de todos os portugueses. Volto a lembrar que nada tenho contra as opções pessoais de cada um, simplesmente sou contra charmar-lhe “Casamento”.

JOSÉ SÓCRATES
Mais uma entrevista do nosso Primeiro. Os cinquenta minutos fantasticamente mais ficcionados a que já assisti.

PASSOS COELHO
Em entrevista televisiva, no dia seguinte à de Sócrates num outro canal, tentou justificar o recente acordo com o PS para o aumento de impostos, ressalvando sempre que não deu a mão ao Governo, mas ao país. Saiu-se bem!

BRUNA “REAL”
Real que até podia ser de Rainha! Quem é que ainda não viu as fotos? Toda a gente opina e a Comunicação Social - Televisões e jornais nacionais pegaram no tema a sério e deram estampa ao assunto de uma forma regular durante toda a semana. de outra forma também só falariam de desgraças e... do aumento de impostos. O país segue animado!

NÚCLEO EXECUTIVO DO CLAS
Reuniu essencialmente para preparar as intervenções a fazer na Assembleia-geral do dia seguinte. Ficou combinado que serei eu a fazer a apresentação do Eixo de Intervenção Nº IV. Foi ainda aprovado um parecer favorável ao Centro Social da Paróquia de Curvos para que dê inicio às valências de Centro de dia e Apoio Domiciliário. Votei favoravelmente e fiquei feliz por esta merecida aprovação.

CLAS EM ASSEMBLEIA GERAL
O Conselho Local de Acção Social "CLAS" de Esposende reuniu esta Quarta-feira em Assembleia-Geral, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio. A presidir a esta Assembleia Magna esteve a Senhora Vereadora - Engª Raquel Vale, que contou com a presença dos restantes elementos do Núcleo Executivo: Mário Fernandes - Presidente da Junta de Curvos, Drª Madalena Quintão - Directora do IEFP Barcelos, Dr. Sérgio Mano - ACICE, Drª Teresa Vieira - Esposende Solidário, Enfª Natália - Centro de Saúde de Esposende. Foram tratados todos os pontos em agenda e foram aprovadas as seguintes deliberações:
- Aprovada a Acta da sessão anterior;
- Aprovado o Plano de Actividades 2010;
- Aprovado o Parecer Favorável à realização de cursos pela Escola Secundária Henrique Medina;
- Aprovado Parecer Favorável ao Centro Social da Paróquia de Curvos, para as Valências de Centro de Dia e Apoio domiciliário;
- Aprovada a adesão da "AMA" ao Clas.

CENTRO SOCIAL COM PARECER FAVORÁVEL PARA CENTRO DE DIA E APOIO DOMICILIÁRIO
O CLAS de Esposende aprovou um PARECER FAVORÁVEL ao Centro Social da Paróquia de Curvos, para que este possa dar inicio às valências de Centro de Dia e Apoio domiciliário. Trata-se de um documento de extrema importância, pois assim será possível à Instituição protocolar mais estas duas valências com a Segurança Social. A população de Curvos e das freguesias vizinhas ficará assim melhor servida, podendo recorrer a estes novos serviços. Estou certo que como é apanágio desta instituição também nestas novas valências prestarão um serviço de excelência para bem de todos os seus utentes e da comunidade em geral. Parabéns ao Centro Social de Curvos, por mais esta aposta! Felicidades!!!

MAIS UM AUMENTO DE IMPOSTOS
Deixar as pessoas sem poder de compra não me parece o melhor caminho para incentivar o crescimento do país.

MARCELO NO “SINAIS DE FOGO”
Gostei de ver o prof. Marcelo entrevistado por Miguel Sousa Tavares. Ficamos todos a perceber que deverá estar para muito breve o regresso do prof. Marcelo aos ecrãs.

APCER EM CONFERÊNCIA SOBRE CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE NAS RESPOSTAS SOCIAIS
A convite da Rede Social do Conselho de Esposende (CLAS) e da Senhora Vereadora da Acção Social, a APCER - Associação Portuguesa para a Certificação deslocou-se a Esposende, tendo realizado uma Sessão de esclarecimento sobre a temática da Certificação da qualidade, essencialmente no âmbito das Respostas Sociais das IPSS's. A Segurança Social também se fez representar tendo mesmo tido uma participação muito activa no esclarecimento dos presentes. Foi uma conferência bastante esclarecedora e proveitosa, pois trata-se de uma área onde tem havido muitas dúvidas e muitas incertezas. Esteve presente o Núcleo Executivo do CLAS, bem como um significativo número de IPSS's do concelho.

AEP APRESENTOU PROGRAMA “Q3”
Também a convite da Rede Social de Esposende, a AEP realizou uma sessão de esclarecimento sobre um projecto para assecoria e formação em Instituições do terceiro sector, denominado Q3. Gostei da apresentação e fiquei a saber que se trata de um projecto que poderá ter financimanto de 100% do custo até ao montante total de 25.000€. à consideração essencialmente das IPSS’s.

CLUBES DA FLORESTA REUNIRAM EM S.LOURENÇO
Cerca de dois mil alunos/crianças e jovens reuniram-se no Castro de S. Lourenço a festejar o décimo aniversário dos Clubes da Floresta do distrito de Braga. Várias dezenas de autocarros e muita pequenada em convívio em S. Lourenço.

ROCK IN RIO EM LISBOA
Ai está o grande festival, com nomes sonantes do mundo da música.

GOVERNADOR CIVIL DE BRAGA
Fiquei estupefacto ao ler a entrevista do Senhor Governador a um jornal regional. Contundente a criticar o IEFP.

DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE
No dia 22 de Maio celebra-se o Dia Internacional da Biodiversidade. A efeméride, instituída em 1993 pelas Nações Unidas, coincide com o dia em que o texto da Convenção sobre a Diversidade Biológica foi aprovado em 1992. O objectivo da celebração do Dia Internacional da Biodiversidade é promover o reconhecimento por parte da sociedade como um todo da importância da diversidade biológica, alertar para os problemas que enfrenta e incentivar à acção conjunta pela sua conservação. Este ano a efeméride tem uma importância acrescida por se celebrar no Ano Internacional da Biodiversidade, ano que deveria marcar o fim de uma fase de declínio acentuado da Diversidade Biológica atribuído, em grande medida, às actividades humanas.

O STAND DA COMÉDIA EM ESPOSENDE
Foi muito divertido ouvir e ver este espectacular trio humorista. Falaram, tocaram e cantaram, bem à moda portuguesa e ainda apresentaram vários sketchs humorísticos. Pareceu-me estarem presentes bem mais de cem pessoas, muitas caras minhas conhecidas.

MOURINHO
Implacável. De novo Campeão Europeu de Clubes. É o maior. Parabéns!

MF

Sem comentários: