quinta-feira, 20 de maio de 2010

CLAS DE ESPOSENDE REUNIU EM ASSEMBLEIA GERAL

Núcleo Executivo do CLAS Esposende

Parceiros do CLAS Esposende


O Conselho Local de Acção Social "CLAS" de Esposende reuniu esta Quarta-feira em Assembleia-Geral, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio.

A presidir a esta Assembleia Magna esteve a Senhora Vereadora - Engª Raquel Vale, que contou com a presença dos restantes elementos do Núcleo Executivo: Mário Fernandes - Presidente da Junta de Curvos, Drª Madalena Quintão - Directora do IEFP Barcelos, Dr. Sérgio Mano - ACICE, Drª Teresa Vieira - Esposende Solidário, Enfª Natália - Centro de Saúde de Esposende.

Foram tratados todos os pontos em agenda e foram aprovadas as seguintes deliberações:

- Aprovada a Acta da sessão anteriror;
- Aprovado o Plano de Actividades 2010;
- Aprovado o Parecer Favorável à realização de cursos pela Escola Secundária Henrique Medina;
- Aprovado Parecer Favorável ao Centro Social da Paróquia de Curvos, para as Valências de Centro de Dia e Apoio domiciliário;
- Aprovada a adesão da "AMA" ao Clas.

Resumo do Plano de Actividades
"A Rede Social tem-se assumido como o motor da congregação dos parceiros locais com vista a uma actuação eficaz e articulada, unindo esforços, vontades, recursos, experiências e saberes.

Na sequência da avaliação do Plano de Acção de 2009 e face aos objectivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Social, projectado para o período compreendido ente 2008 e 2013, propomos a continuidade das acções desenvolvidas e a integração de novas respostas sociais, com vista a uma articulação das várias áreas de intervenção, para uma mais eficaz actuação junto dos problemas sentidos localmente pelas populações.

O Plano de Acção 2010 está estruturado segundo os Eixos de Intervenção do Projecto Concelhio de Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social que, concretizando o princípio da subsidiariedade da Rede Social, implica uma metodologia de trabalhar com em vez de trabalhar para as comunidades locais a que se destinam.

A autarquia constitui-se como a entidade dinamizadora do Projecto e a Rede Social permitirá uma actuação conjunta para estabelecer e manter uma rede operativa que viabilize, fortaleça e optimize a organização local contra a pobreza e a exclusão social.

O Projecto Concelhio de Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social integra um conjunto de eixos estratégicos que estabelecem as directrizes e as grandes opções estratégicas para o Concelho:

Eixo I - Intervenção Familiar Integrada
=> Apresentado pela Drª Teresa Vieira;
Eixo II - Empregabilidade
=> Apresentado pelo Dr. Sérgio Mano;
Eixo III - Capacitação Institucional
=> Apresentado pela Drª Madalena Quintão;
Eixo IV - Serviços de Apoio à Família
=> Apresentado por Mário Fernandes;
Eixo V - Centro de Recursos
=> Apresentado pela Enfª Natália.

Na concepção do Plano de Acção para 2010 efectuou-se uma selecção das acções possíveis de concretizar e propõe-se a continuidade de algumas das acções iniciadas em 2009.

O PA está dividido por eixos de actuação, referindo as acções a desenvolver, o cronograma, a organização responsável, as parcerias envolvidas para cada uma das áreas e os recursos.

Todo o trabalho pretende ir ao encontro dos objectivos estabelecidos no PDS, na tentativa de resolver e colmatar as problemáticas identificadas.

No documento transparecem as acções e os projectos para os quais foram apontadas necessidades de intervenção directa, conjugadas com a possibilidade de captação de recursos através de candidaturas a fundos nacionais e europeus. Esta actuação deverá ser concertada com cada um dos parceiros durante o seu período de vigência".

Esteve presente um número significativo de representantes das Associações que pertencem ao Clas bem como de outras instituições parceiras:

MF

Sem comentários: