sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

MAIS UMA CRÓNICA SEMANAL NO «NOTÍCIAS DE ESPOSENDE»




CENTRO SOCIAL DE CURVOS” E “LOJA SOCIAL ESPOSENDE” VENCERAM PRÉMIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL «ES+»

CONCORRERAM 4.205 PROJETOS A NÍVEL NACIONAL E FORAM SELECIONADOS 134. 2 SÃO DE ESPOSENDE.

O concelho de Esposende está [mais uma vez] de parabéns pelos prémios e distinções obtidas no concurso nacional do “MIES – MAPA DA INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO SOCIAL, cujos resultados foram divulgados esta 4ªfeira, em sessão pública presidida pelo Senhor Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Dr. Miguel Poiares Maduro, na Sede da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Estive presente e gostei de ver 2 Instituições de Esposende, escolhidas de entre 4.205. As minhas felicitações para o Centro Social de Curvos, sempre na vanguarda da inovação, do empreendedorismo e da qualidade do serviço e para a Loja social de Esposende, pelo trabalho em prol da comunidade mais desfavorecida. Bem-haja a ambas e às suas responsáveis: Elsa Fernandes e Raquel Vale.

A sessão foi aberta pelo senhor Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Dr. Miguel Poiares Maduro, e contou com as presenças do Dr. Artur Santos Silva, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Dr. António de Almeida da Fundação EDP e da jornalista Clara Pinto Correia. Segue-se uma caraterização sumário dos 2 projetos de Esposende que foram premiados:

«CENTRO SOCIAL DE CURVOS»
Área de atuação: Saúde e Educação. Área geográfica de impacto: Esposende, sub-região NUTS III Cávado. Entidade: Centro Social da Paróquia de Curvos. Nome do Empreendedor e Função: Elsa Fernandes, Coordenadora-Geral, Fundadora deste projeto, a funcionar desde 2010. Beneficiários: Crianças (160); Idosos (45) – beneficiários diretos; Famílias – beneficiários indiretos. Problemas identificados: A pouca sensibilização para a reciclagem; A facilidade com que adultos poluíam; A não reutilização de materiais; Sustentabilidade energética da Instituição.

SOLUÇÃO PROPOSTA / ATIVIDADES: Solução: IPSS com uma gestão criteriosa na aplicação dos seus recursos. Este projeto nasceu em 2010, para pôr em prática uma política de sustentabilidade, que permita a defesa do meio ambiente, essencialmente através da reciclagem, da reutilização e da redução de resíduos. O Centro desenvolve trabalhos para fazer com os seus utentes – crianças e seniores, como as prendas de natal, de aniversários e outros produtos, em que todo o material utilizado respeita os 3R’s, ou seja, é feito com materiais reutilizados. Os objetos realizados representam uma mais-valia para a instituição e para a comunidade por conceberem bens interessantes como livros, pijamas, etc.

O projeto deste ano para o Dia Mundial da Criança é um saquinho tradicional, que está a ser realizado manualmente pelas funcionárias e pelos pais e encarregados de educação. O objetivo foi, por um lado contribuir para a contenção de custos da instituição e por outro valorizar a proteção ambiental, através da reciclagem de todos os materiais. A árvore de natal é um poste de iluminação pública decorado com latas de refrigerantes e outros materiais reutilizados, como garrafas e tampinhas.

Toda a gente trabalha para o mesmo, crianças, idosos e comunidade em geral. A instituição está aberta a voluntários e a todos os interessados e têm serviço de apoio domiciliário com sala aberta para higienização e centro de convívio. Foi das primeiras instituições, há 15 anos, com esta iniciativa de reciclagem de materiais. Creche; Complemento de horário sócio educativa; ATL’s 1º 2º e 3º e Centro de Estudos; Curso de Férias; Centro de Convívio e Serviço de Apoio Domiciliário;
Atividades na área da reciclagem (todos os eventos que requerem a realização de materiais (halloween, natal, etc.) fazem-no com recursos a materiais reciclados; Venda dos materiais criados (dinheiro reverte para passeios das crianças); Atividades que as crianças mais crescidas organizam para os mais novos; Oficinas com artesãos para as crianças e jovens (madeira, tecelagem, etc.). Promoção de concursos ambientais, escrita, presépios, máscaras e outros; Prémio “Esposende Ambiente”; Prémio Melhor Cantina Escolar e Social.

RESULTADOS PREVISTOS: Poupança de recursos financeiros; Mudança de mentalidade consumista e materialista por uma preocupação ecológica e ambiental; Divulgação junto dos utentes e da comunidade da política dos 3R’s e da sua implementação.

IMPACTO PREVISTO: Utilização de material reciclado para todas as atividades e envolvimento das pessoas nas atividades; Todas as pessoas trabalham para os projetos (crianças, pais e idosos); Poupança de papel; Redução de gastos com material para as atividades; Curvos é uma aldeia mais limpa. Crianças contribuíram para isso com os ensinamentos levados para casa; Influência nas crianças para as áreas das artes (arquitetos e outros; Elevado sucesso escolar.

FINANCIAMENTO/SUSTENTABILIDADE: Financiamento: Recursos próprios; Material utilizado nas atividades doado por empresas e comunidade. Parcerias: Pais e comunidade.

«LOJA SOCIAL DE ESPOSENDE»
Loja Social de Esposende da Rede Social do Município de Esposende. Área de Intervenção Alívio da Pobreza. Mobilização de Recursos; Beneficiários: Cerca de 12.000 famílias do concelho de Esposende e visitantes. Problema Identificado: Cidadãos a necessitarem de apoio. Necessidade de se rentabilizarem os recursos disponíveis no concelho. Eliminação de situações de sobreposição na intervenção social.

Responsável/Empreendedora: Raquel Vale, Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal de Esposende. Projeto a funcionar desde Janeiro, 2011. Área geográfica de impacto Esposende, sub-região NUTS III Cávado.

SOLUÇÃO PROPOSTA/ATIVIDADES: Criação de uma Loja Social que é internalizada pela comunidade local como sua pertença, apelando ao seu envolvimento e participação. Deste modo, é assegurado pela comunidade, a doação de bens à loja; a troca de bens na Loja pela comunidade em geral, potenciando a sua reutilização numa perspetiva de maior sustentabilidade ambiental; o compromisso da comunidade com um projeto assente em voluntariado social; um novo conceito local de educação para a cidadania. 

Pioneiro na região, este projeto visa fomentar práticas com vista à promoção de uma comunidade mais saudável, norteando-se por dois vetores de atuação: Educação para a Sustentabilidade, na defesa do ambiente e promoção de uma consciência ecológica junto de crianças, jovens e adultos. Existe um espaço físico na Loja Social, onde é efetuada a gestão dos bens doados e angariados junto da comunidade, nomeadamente o seu tratamento e armazenamento em condições apropriadas.

ATIVIDADES: Campanhas de angariação de bens; Segregação, contabilização e acondicionamento dos bens doados; Gestão da plataforma integrada de gestão da loja rede solidária; Distribuição de bens às famílias identificadas tecnicamente como vulneráveis; Identificação de famílias socioeconomicamente mais fragilizadas; Acompanhamento dessas famílias nas várias valências (psicologia, dentista, medicação, ação social, etc.).

RESULTADOS PREVISTOS: O projeto ser apropriado pela comunidade, que assegurará a sua continuidade; O projeto dar resposta a várias necessidades dos diferentes membros da comunidade; O projeto ser reconhecido e válido na sociedade.
FINANCIAMENTO/SUSTENTABILIDADE: 100% financiamento externo. Câmara Municipal de Esposende, Juntas, Empresas Municipais, Banco Local de Voluntariado, Associações, IPSS’s, Escolas, Agrupamento de Centros de Saúde, Comunidade em geral.

BANCO CENTRAL EUROPEU
Mário Draghi anunciou esta quinta-feira que a partir do próximo mês o Banco Central Europeu [BCE] vai injetar 60 mil milhões de euros por mês, durante 19 meses, tanto podendo ser na compra de divida pública dos Estados membros, como a privados. Parece-me uma medida excelente de apoio à economia. Algo que já devia estar há muito a ser feito, mas como mais vale tarde que nunca, seja bem- vinda tal medida.

ANTOLOGIA DO SILÊNCIO
A poetisa Esposendense, Susana Inês, apresentou publicamente o seu terceiro livro de poesia, intitulado «Antologia do Silêncio» e contou com o Auditório da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura a abarrotar. Estive presente e gostei. Foi uma sessão muito bonita, superiormente dirigida pelo meu amigo Álvaro Maio e contou com a presença de vários escritores. Parabéns, Susana Inês e os maiores sucessos literários e profissionais na tua “aventura” no Reino Unido.

PT [PORTUGAL] FRANÇA
Foi aprovada esta 5ªfeira a venda da PT PORTUGAL aos franceses da ALTICE. Depressa se passa de um lado do Atlântico para o outro. De portuguesa a brasileira, foi um ápice e de brasileira a francesa um pequeno passo. Espero e desejo que esta administração acrescente valor a esta empresa tecnológica que tem sido uma referência a nível mundial [veja-se o MEO] e a faça crescer e ser cada vez mais competitiva.

PAULO GONÇALVES «VICE-REI» NO DAKAR
O esposendense Paulo Gonçalves alcançou um magnífico segundo lugar no Dakar deste ano. Não fosse a avaria e troca forçada de motor, que levou a uma penalização de 15 minutos e teria sido já este ano a consagração total deste campeão do mundo de motos. Hoje mesmo sábado, os esposendenses vão realizar-lhe uma grande homenagem, com uma concentração na zona ribeirinha de Esposende, seguida de uma volta pelo concelho a terminar numa sessão de autógrafos e o reconhecimento do Município. Parabéns Paulo orgulho desta nação e deste concelho.

2015-01-24;
Mário Fernandes


1ª página

Sem comentários: