terça-feira, 6 de março de 2012

Nº827 DA RUA DA BOAVISTA ENCERRA MAS DEIXA EXCELENTES RECORDAÇÕES

Foto de 29-08-2010 -Fachada principal do Hospital de Crianças Maria Pia - Porto

O ENCERRAMENTO DO "MARIA PIA"


Fundado pela Rainha D. Maria Pia “A Piedosa”, no ano de 1882, encerra agora com 130 anos de existência. Os serviços que esta segunda-feira mudaram, foram os cuidados intensivos, o internamento e o bloco operatório. Nos próximos dois meses deverão mudar as consultas externas.

É um hospital que segue mais de 500 crianças com doenças raras e metabólicas, que realiza mais de 80.000 consultas e atendimentos e que tinha aqui mais de 100 camas e cerca de 30 consultórios. Segundo soube, o serviço de transição, no Hospital de Santo António, passará a ter menos camas e menos consultórios afectos a estes novos serviços.

A razão invocada para este encerramento, prende-se, segundo informação do próprio Hospital a questões de segurança e por isso nada tenho a obstar a esta mudança. Não espero nem peço melhorias, aquilo que espero mesmo é que os serviços mantenham a mesma qualidade, a humanidade, o carinho, o profissionalismo e a entrega com que nos habituaram a tratar as crianças que aí se deslocam.

Parece haver garantias por parte do Governo de que em 2014 abrirá portas o novo Centro Materno Infantil do Porto, para onde passarão em definitivo estes serviços e onde serão atendidas, cuidadas e tratadas as crianças do Norte do país [e não só].

Aproveito para agradecer a todos os profissionais desta magnifica “casa” que agora encerra, o carinho com que sempre tem atendido e tratado as crianças que por aqui passaram e para lhes desejar as maiores felicidades para esta nova etapa [espero que provisória] no Santo António. E eu vou certamente ficar com enormes saudades do N.827 da Rua da Boavista, das vezes que ali entrei, das noites que ali passei, das caras que ali conheci e por ali fui vendo [daqueles corredores labirinticos] e dos seus profissionais, que espero reencontrar na nova unidade já no próximo mês de Julho, quando lá me deslocar.


MF

Sem comentários: