segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE CURVOS REUNIU ESTA QUARTA-FEIRA EM SESSÃO ORDINÁRIA

Assembleia de Freguesia de Curvos reuniu no Salão Nobre da Sede da Junta, às 20h, do dia 28/09/2011


A Assembleia de Freguesia de Curvos reuniu esta Quarta-feira, dia 28 de Setembro de 2011, pelas 20 horas, no Salão Nobre da Sede da Junta de Freguesia de Curvos.


Principais deliberações e intervenções desta Sessão Ordinária:

Ponto 01) A Ata da Sessão anterior, de 29 de Junho de 2011, foi colocada à votação tendo sido aprovada por unanimidade dos presentes, com seis votos a favor;

Ponto 02) No período de antes da Ordem do dia, registaram-se intervenções políticas e verificou-se a apresentação de duas Moções, versando contra a Extinção ou fusão de Freguesias no concelho de Esposende. As Moções apresentadas deram origem a uma só, subscrita por toda a Assembleia e a mesma foi colocada à votação e aprovada por unanimidade dos presentes, com seis votos a favor;

Ponto 03) Presidente da Junta de Freguesia apresentou a informação escrita, que havia sido enviada a todos os Membros da Assembleia.

Ponto 04) No período da Ordem do Dia, o Presidente da Junta abordou a questão do “Documento Verde da Reforma da Administração Local”, dando a conhecer as intervenções que tem feito em defesa do poder local e da sua oposição a qualquer fusão ou extinção de freguesias no concelho de Esposende;

Ponto 05) No período de intervenção do público verificou-se a intervenção de José Oliveira para louvar as Jornadas Desportivas e enaltecer todos os voluntários que participaram na organização da prova de btt.


Informação Escrita e intervenção do Presidente da Junta de Freguesia de Curvos


Caríssimo Senhor Presidente da Assembleia de Freguesia de Curvos
Membros da Assembleia de Freguesia de Curvos
Resumo das Actividades e das Obras realizadas, no período compreendido entre a última Assembleia de Freguesia, realizada no dia 29 de Junho e a presente data.
ACTIVIDADES E OBRAS
“CURVOS EM MOVIMENTO 2011”
A Junta de Freguesia de Curvos realizou-se uma reunião, esta Segunda-Feira, dia 4 de Julho, ao final da tarde, no Salão Nobre da Sede da Junta, entre a organização das Jornadas Desportivas de Curvos e mais de 50 voluntários. Esta reunião tratou a preparação logística das várias actividades e modalidades a realizar durante os próximos três meses.
A primeira prova a realizar "IV Grande Prova de BTT de Curvos" é já no próximo domingo, dia 10, para a qual foram definidas as tarefas a desempenhar por todas as pessoas que vão estar envolvidas na organização e controlo.
ARRAIAL MINHOTO NO LUGAR DA COTURELA EM CURVOS
A Calçada da Coturela esteve mais uma vez em animada festa popular. Foi no passado Sábado, dia 2 de Julho, com um arraial minhoto, acompanhado de sardinhada e música ao vivo. Compareceram muitos Curvenses, que deram vida e animação à festa e que assim vão enraizando esta tradição. A Junta de Freguesia colaborou na limpeza e embelezamento do local.
JARDIM DE INFÂNCIA DE CURVOS REALIZOU FESTA DE FINAL DE ANO LETIVO
O Jardim de Infância de Curvos realizou no Sábado, dia 2 de Julho, a sua festa de encerramento de ano letivo, com a entrega de diplomas e cartolas aos finalistas.
Estiveram presentes todas crianças bem como várias dezenas de familiares destas, as docentes, auxiliares, a Associação de Pais e o Presidente da Junta. Os Pais e Encarregados de Educação prepararam uma sardinhada e fêveras assadas, que foram servidas em franco convívio. A Junta de Freguesia ofereceu um bolo de aniversário.
CAMINHADA "À DESCOBERTA DAS FREGUESIAS" PASSOU POR CURVOS
Realizou-se no final de Junho uma Caminhada "À descoberta das Freguesias de Palmeira de Faro e Curvos". A saída deu-se de Palmeira em direção a Curvos. Foram percorridas várias ruas e arruamentos da Freguesia, com passagem obrigatória pela Quinta do Souto, onde foi servido um pequeno beberete. Participaram perto de duas centenas de pessoas, lideradas pelo amigo Hugo Rocha, que tão bem organiza todos estes eventos. As Juntas de Freguesia de Curvos e de Palmeira de Faro deram todo o apoio à organização e aos caminheiros.
"JORNADAS DESPORTIVAS DE CURVOS 2011"
PRAIA – GINÁSIO – PISCINA
01 de Julho a 30 de Agosto: Actividades com idosos
IV GRANDE PRÉMIO DE BTT DE CURVOS
10 de Julho – Concentração: 08h – Partida: 09h
24 HORAS16 e 17 de Julho (das 12h do dia 16 às 12h do dia 17)
JOGO DE FUTEBOL – Campo de Futebol
24 de Julho: 10 horas
TORNEIOS DE FUTEBOL
MASCULINO, FEMININO E INFANTIL
De 24 de Julho a 14 de Agosto
CICLOTURISMO
11 de Setembro – 10 horas
CENTENAS DE BTTISTAS INVADIRAM CURVOS
Mais uma organização de grande sucesso, com a vinda ao nosso concelho de centenas de Bttistas de outras paragens! Obrigado a todos os Bttistas e a todos quantos participaram e colaboraram com a Organização.
TORNEIO "24 HORAS" DE FUTEBOL NO FIM DE SEMANA EM CURVOS (DIAS 16 E 17 DE JULHO DE 2011)
"TORNEIO DE 24 HORAS" - DAS 12 HORAS DO DIA 16 ÀS 12 HORAS DO DIA 17 DE JULHO
Reunião, na Sexta-feira, dia 15 de Julho, pelas 19 horas na Sede da Junta de Freguesia de Curvos. Convidam-se todas as pessoas interessadas em participar nos jogos e em colaborar com a organização, Mesa, Árbitros, etc., etc., a comparecer nesta reunião.
JUNTA DE FREGUESIA DE CURVOS PROMOVEU MAIS UMA VEZ A VIGILÂNCIA DA FLORESTA COM VOLUNTARIADO JOVEM DO IPJ
A Junta de Freguesia de Curvos candidatou-se mais uma vez a Entidade organizadora do Programa do Voluntariado Jovem para as Flores 2011, vendo mais uma vez a sua Candidatura aprovada.
O Projecto deste ano intitula-se de "Vigiar a Floresta de Curvos, proteger e cuidar para garantir o futuro" e iniciou no dia 16 de Julho.
"VERÃO EM AÇÃO" COM GRANDE FESTA DESPORTIVA NO POLIDESPORTIVO DE CURVOS
Mais de uma centena de crianças e adolescentes, de três Freguesias, Curvos, Vila-Chã e Forjães, 29 de Julho de 2011. Durante a tarde realizaram-se inúmeras atividades de desporto, recreio e laser, tanto na Sede do Centro Social de Curvos, como no Parque Polidesportivo de Curvos, onde ao final da tarde, na presença dos pais e encarregados de educação dos utentes, puderam assistir a vária atuações. Dança, Hipo-hop, Karaté, teatro, palhaços e a terminar a atuação do Grupo Musical "Oitava Melodia" da Escola de Musica de Curvos. Tratou-se de mais uma atividade no âmbito do Programa Concelhio do CLAS "Verão em Ação", levado à prática pelas três IPSS's desta três localidades; Centro Social da Paróquia de Curvos, Centro Comunitário de Vila-Chã e ACARF de Forjães.
RUA DA LAGE COM ARRAIAL E FESTA POPULAR
Começa a ser tradição a realização de convívios e arraiais, com sardinhada e música, nos vários lugares da Freguesia de Curvos.
Há dois meses, foi na Calçada da Coturela, ontem, dia 7 de Agosto, na Rua da Lage e no próximo dia 20 vai realizar-se mais um, desta feita na Rua da Seara.
São convívios que reúnem os habitantes do lugar e muitos outros de outros lugares e mesmo de outras freguesias e que se pautam pela boa disposição, pelo colorido, pela música popular, com o grupo de concertinas, pelas feveras grelhadas, pelas sardinhas assadas na brasa, o champarreão, o vinho, o mel, o chouriço, a broa e muitas outras iguarias e doçarias feitas pelas pessoas do próprio lugar. Autênticas maravilhas da gastronomia local. A Junta de Freguesia colaborou na limpeza e embelezamento do local.
"MAGIC SHOW" EM CURVOS
Este mini Circo, que atua à moda antiga, num pequeno espaço improvisado, com um pequeno cenário e as tradicionais cadeiras de plástico, sem cobertura.
As pessoas responderam à chamada e compareceram em grande número, assisitindo às peripécias, trapelias e às magias dos artistas. O comandante, o homem de ferro, o malabarista, o mágico, o ilusionista e a cantora foram os verdadeiros artistas deste Magic Show. Não foi cobrado bilhete, pois a receita foi garantida com a tradicional venda de rifas e o leilão de garrafas de bebida. A Junta de Freguesia colaborou na cedência e arranjo do espaço e no fornecimento de energia elétrica.
FREGUESIA DE CURVOS COM NOVO EQUIPAMENTO PÚBLICO: "PARQUE GERIÁTRICO E INFANTIL - MISTO"
Tive o prazer de inaugurar no Domingo, dia 14 de Agosto de tarde mais um excelente equipamento público para a Freguesia de Curvos: O Parque de Desporto, Recreio e Lazer de Curvos, com dupla componente, geriátrica e infantil!
A inauguração contou com a presença de centenas de Curvenses e de visitantes!
O Presidente da Junta de Freguesia de Curvos, Mário Ferreira Fernandes, inaugurou, este Domingo de tarde, o Parque de Desporto, Recreio e Lazer de Curvos.
O Autarca de Curvos procedeu a esta inauguração na presença da Secretária da Junta, Manuela Viana, do Presidente da Assembleia de Freguesia, José Eiras, e de centenas de Curvenses e visitantes. Mário Fernandes realçou o enorme prazer e a alegria que sentia naquele momento, pois via assim a concretização de mais um seu sonho e satisfeito mais um dos anseios da população de Curvos. Lembrou as dificuldades que o país enfrenta e o desadequado e "surreal" sistema de financiamento das Autarquias Locais - Juntas de Freguesia e Municípios e o facto de esta obra só ter sido possível, graças à gestão criteriosa e de enorme rigor desta Junta de Freguesia, que vê neste novo Parque, um investimento prioritário, pois vai contribuir para o bem estar, para a saúde e para a qualidade de vida dos Curvenses. Este é um parque essencial para Curvos. Deixou dois pedidos a todos os presentes; Em primeiro lugar pediu que utilizem o Parque sempre que possam, pois essa é a função para a qual foi criado e que o tratem com o mesmo carinho com que a Junta o instalou. Pediu ainda que o mesmo seja utilizado sempre de forma correta e que cada um dos Curvenses esteja vigilante e não permita, em caso algum, a vandalização deste espaço, cada vez mais belo e rico, uma verdadeira sala de visitas da Freguesia de Curvos, que todos os Curvenses deve honrar. Este é um espaço de todos e para todos! Este novo Parque de Lazer tem uma dupla componente, Geriátrica e Infantil e está localizado no espaço relvado do Parque Polidesportivo da Freguesia de Curvos, junto à Sede da Junta de Freguesia. A forma dinâmica e a localização e disposição dos Equipamentos tornam possível a frequência e a utilização deste por famílias inteiras, ou seja, por pessoas de todas as faixas etárias, desde os mais novos, filhos e netos, aos mais idosos, pais e avós.
O Parque é constituído por dez módulos, concebidos de forma especial para utilização desportiva e de lazer e com uma componente terapêutica, essencialmente destinada aos adultos, de forma a usufruírem ao mesmo tempo de uma utilização saudável e de entretenimento e lazer. O espaço permite assim a utilização coletiva, de um considerável número de pessoas (mais de vinte em simultâneo) para exercitar as diversas articulações do corpo, segundo a selecção de um dos aparelhos em específico de entre os muitos disponíveis, cada qual com a sua função.
Existe um painel com as normas de utilização e números de emergência, para a eventualidade de serem necessários. Os aparelhos são resistentes à exposição climatérica e não ao vandalismo, que esperamos muito sinceramente, nunca venha a acontecer.
Para além da componente infantil, com um escorrega, um baloiço quadruplo, uma mola com forma de pato, uma escalada com corda de marinheiro e umas escadas e da componente geriátrica, com um Leme, um Elevador, um Esqui de fundo, uns Patins e uma Balança, tem ainda uma fonte “bebedouro”, com água potável.
Esta obra, que englobou a aquisição e montagem dos vários equipamentos, teve um custo total superior a dez mil euros, tendo os mesmo sido suportados pela Autarquia de Curvos, que espera ainda poder contar com uma ajuda da Câmara Municipal de Esposende, a quem solicitou apoio financeiro.
Inseridas nesta inauguração estiveram as três finais dos Campeonatos de Futebol de Curvos, Infantil, Feminino e Masculino e a abrilhantar e a animar a festa, com um encerramento em beleza, esteve a atuação do grupo musical de Curvos os "Oitava Melodia".
Parabéns a Curvos e a todos os Curvenses!!!
IDOSOS DE CURVOS PARTICIPARAM NA FESTA DO IDOSO EM FÁTIMA
A Câmara Municipal de Esposende organizou mais uma Festa do Idoso do Concelho de Esposende, com uma ida ao santuário de Fátima. Esta Festa realizou-se na passada Sexta-Feira, dia 2 de Setembro e contou com a presença de cerca de mil e seiscentos idosos das quinze Freguesias do Concelho de Esposende. De Curvos, participaram mais de meia centena de idosos, que ocuparam um autocarro. A saída da Sede da Junta de Freguesia de Curvos, aconteceu pelas seis horas e trinta minutos da manhã e a chegada verificou-se pelas vinte e trinta. Do programa constou a celebração da missa, na Igreja da Santíssima Trindade, pelo Arcipreste de Esposende, Padre Armindo Patrão, à qual se seguiu o tradicional piquenique no parque do Santuário, momento propício à confraternização dos participantes. O Presidente da Câmara, João Cepa, marcou presença, como habitualmente e aproveitou para cumprimentar e saudar os idosos. No regresso a casa, os idosos de Curvos, fizeram paragem para a merenda, em Oliveira de Azeméis.
JARDIM DE INFÂNCIA REUNIU COM PAIS NO PRIMEIRO DIA DE AULAS
O Jardim de Infância de Curvos reuniu esta Quinta-feira, dia 8, pelas 18h30, com todos os Pais e Encarregados de Educação das 45 crianças que vão frequentar este Establecimento Público de ensino, no ano letivo de 2011/2012.
Esteve presente o Coordenador da Escola EB1/JI de Curvos, Jorge Sampaio e as Educadoras Eugénia e Fernanda. Estiveram também presentes o Presidente da Junta de Freguesia, Mário Fernandes, a Coordenadora do Centro Social, Elsa Fernandes e a Presidente da Associação de Pais, Sónia Marques. Foram apresentadas e debatidas as várias temáticas de interesse dos Pais, das crianças e do Jardim: Calendário Escolar: Inicio do ano é no dia 12 de Setembro de 2011. Final de ano: 06 de Julho de 2011
O Horário do Jardim de Infância: 09h00 às 12h00 e das 13h30 às 15h30 e várias outras temáticas de interesse, como, horas atividades letivas, atividades de Educação Fisica, atividades de Educação Musical, projetos e planos, aniversários, projeto de leitura "vai e vem", projeto de Natação, projetos das Autarquias Câmara e Junta de Freguesia, colónia Balnear, Biblioteca da Escola de Curvos, A Hora do Conto, O Contador de Histórias, A Associação de Pais e o seu trabalho, Critérios de avaliação. Aproveitei para desejar um excelente ano, a toda a Comunidade Escolar de Curvos e do Agrupamento Vertical de Escolas, António Correia de Oliveira, com sede em Esposende.
ESCOLA BÁSICA DE CURVOS REUNIU COM PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
De manhã estive na Escola EB1/JI de Curvos, para a reunião de apresentação dos professores do Estabelecimento. O professor Jorge fica com o 1º ano, o professor Miguel com o 2º e 3º anos e com o 4º ano a professora Isabel Amaro, embora deve vir novo professor, uma vez que a professora se encontra de atestado. Foram ainda apresentadas três professoras para as Atividades Extra Curriculares. O Coordenador da Escola apresentou o Calendário Escolar, o Horário, as AEC’s, o Plano anual de Atividades, os manuais escolares, a lista com alunos com subsidio (Cheque-Livro), a obrigatoriedade da Caderneta do Aluno; bem como informou da existência de vários documentos, tanto na Escola como no site do Agrupamento www.acoliveira.org: Projeto Educativo, Regulamento Interno e o Projeto Curricular do Agrupamento. Apresentou ainda o Seguro, o Programa da Educação para a Saúde, o Plano Nacional de Leitura, os critérios de avaliação e o estatuto dos alunos. O Coordenador da Escola referiu a presença do Presidente da Junta, entidade sempre presente e colaborante, a presença da APEC, muito empenhada e colaboradora e a presença da Coordenadora do Centro Social, entidade parceira.
PASSEIO DE CICLOTURISMO EM CURVOS
Realizou-se na manhã do Domingo, dia 11, mais uma passeio de Cicloturismo, na Freguesia de Curvos. Participaram dezenas de ciclistas de Curvos e de várias outras paragens. Saída da Sede da Junta de Freguesia de Curvos, verificou-se pelas 10h30, seguida de passagem pelas Ruas, Quinta das Vicências, Padaria, Curvos, S. Cláudio, Quinta do Souto, Alameda Senhor Aflitos, Caminho de Vilar, Rua de Vilar, Jardim da toponímia, Sorge, S. Torcato, Miradouro. Rua das Obras, Largo do Berardo, Cachada, Igreja, Travessa do Cruzeiro, Sobreiro da Costa, terminando no Parque de Equipamentos de Curvos.
Realizaram-se várias paragens, para apreciar a natureza, o património natural e arquitetónico e para recarregar energias. Na Poça de Frossos, houve lugar a um beberete, com degustação de iguarias locais, como as laranjas e o mel de Curvos.
Valeu a pena, organizar mais esta atividade e participar nela. Foi uma manhã de atividade de desporto e lazer muito saudável, com enorme animação, alegria e muito convívio entre todos os participantes, com idades entre os cinco anos e os sexagenários.
CENTRO SOCIAL REUNIU EM ASSEMBLEIA GERAL DE PAIS
Elsa Fernandes apresentou o plano de atividades em detalhe, para este primeiro período, bem como as orientações e regras gerais de funcionamento do Centro.
As atividades tiveram inicio no passado dia 3 e o ano (letivo) encerrará nos primeiros dias do mês de Agosto do próximo ano.
Foi referida a existência em breve de uma nova atividade, que é o Ballet, que poderá ser frequentado por quem estiver interessado.
Desta Assembleia Geral, resultam dois factos que considero da maior importância, pelo impacto muito positivo, que tem na vida dos Utentes e das suas famílias:
1) As Quotizações/mensalidades a praticar são as mesmas do ano passado, ou seja, não vão sofrer qualquer aumento, o que representa mais um enorme esforço financeiro e de gestão da instituição, no sentido do apoio às famílias;
2) Os Utentes de fora da Freguesia de Curvos, e são muitos, deixam de pagar o acréscimo que pagavam , pelo transporte.
O Presidente do Centro Social dirigiu-se aos presentes lembrando os tempos de crise que se vivem, referiu o esforço financeiro e gestão criteriosa do Centro e apelou ao sentido de solidariedade de toda a comunidade. Terminou a sua intervenção apelando às famílias que cortem no superfulo, para que tenham para o essencial.
GINÁSTICA EM CURVOS ÀS SEXTAS-FEIRAS NO POLIDESPORTIVO
Continua a decorrer com enorme sucesso o Programa do Município e da Esposende 2000 "Dar Vida aos Anos". Realiza-se semanalmente uma sessão de ginástica no Polidesportivo de Curvos. A Junta de Freguesia associa-se a mais esta actividade e procede à inscrição dos interessados e ao seu transporte. Esta actividade realiza-se nas instalações da Junta de Freguesia como, o Polidesportivo, a Sede da Junta de Freguesia, o Campo de Futebol e outros Equipamentos públicos de Curvos. Trata-se de uma actividade muito interessante, que associa o exercício físico ao lazer. Já se encontram a frequentar esta actividade cerca de 15 Curvenses.
ILHA ECOLÓGICA
Encontra-se concluída a construção de uma Ilha Ecológica junto à Sede da Junta de Freguesia. Esta obra foi da responsabiliade da Esposende Ambiente, com a colaboração da Junta de Freguesia de Curvos.
OBRAS EM CURSO
Pequenas intervenções ao nível da pavimentação e repavimentação da rede viária e reparação de vários caminhos florestais, como Caminho Florestal de Vilar, do Alto de Vila Nova, do Souto, do Ervilhal e vários outros.
AMBIENTE E ESPAÇOS VERDES
Manutenção de todos os espaços verdes da Freguesia;
EDUCAÇÃO / SOLIDARIEDADE / FESTIVIDADES
Fornecimento de material e higiene e expediente à Escola e ao Jardim-de-Infância.
Limpeza regular dos espaços envolventes à Escola Básica e ao Jardim-de-Infância.
Pintura do muros da Escola Básica.
Apoio às actividades do Centro Social – Deslocações, comemorações, festas.
Apoio à Paróquia.
Apoio às actividades da Comunidade de Inserção Social de Curvos.
Apoio ao Grupo de Jovens e aos Grupos Desportivos.
Apoio aos Grupos Corais.
Apoio à Associação de Pais da Escola EB1/JI na realização de actividades.
VIAS DE COMUNICAÇÃO E OUTRAS OBRAS
Tem-se procedido á limpeza e manutenção de todas as ruas e caminhos, bem como da E.M. N. 305; Reparação e limpeza de aquedutos;
TERCEIRA IDADE
Transporte às Piscinas – duas vezes por semana – terças-feiras e quintas-feiras; Transporte a passeios e visitas.
SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA
Continua a ser cedida ao Centro Social, a título gratuito, para a realização de actividades; Cedência à Escola de Musica;
Cedência à Catequese;
Cedência ao Grupo de Jovens.
EM PROJETO
Ampliação do Cemitério de Curvos.
EM AGENDA
Aquisição de mini-autocarro;
Pavimentação de vários espaços públicos de sub-larguras e pequenas vias.
Caminhada pelo Coração com Yoga e degustação de produtos e iguarias locais, no dia 25 de Setembro de 2011.
Curvos, 19 de Setembro de 2011.
O Presidente da Junta de Freguesia de Curvos;
Mário Ferreira Fernandes”

MF

Sem comentários: