sexta-feira, 6 de maio de 2011

HAJA SENTIDO DE RESPONSABILIDADE





Há quem, à boleia do FMI, queira acabar com Freguesias e Concelhos em Portugal.
Como é curioso ouvir certas declarações de alguns políticos, governantes e figuras  públicas da sociedade portuguesa.
O Senhor Doutor Jorge Sampaio, ex. líder do PS, ex. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, ex. Presidente da Republica e actual Alto Comissário da ONU para o diálogo inter-religiões, vem dizer o seguinte:
"É necessário acabar com Concelhos e com Freguesias".
Se bem me lembro foi este Senhor que em tempos idos também disse que havia "vida para além do défice" e hoje estamos como estamos.
As Freguesias gastam apenas 0,1% do Orçamento de Estado;
A Câmara de Lisboa, sim, é a campeã da divida pública, conforme dados hoje mesmo conhecidos (e não fui em que a presidi durante largos anos).
As Freguesias são importantíssimas para resolver os problemas e os constrangimentos das pessoas. Os Autarcas locais são aqueles a quem todas as pessoas recorrem diariamente, para ver os seus problemas e pedidos satisfeitos. São quem está ali permanentemente, sempre pronto a ajudar e a "dar o corpo" pelos seus "Fregueses".
Será que por causa da divida publica, provocada isso sim, pelo desgoverno e por politicas erradas, pelo despesismo de institutos e fundações públicas e privadas, pelas ruinosas parcerias público-privadas, pelos bpn's e bpp's, etc, etc, etc, se quer sacrificar aquilo que está bem e é útil às pessoas, que são as Freguesias e as Câmaras Municipais!
Já só me falta ouvir estes mesmos senhores (que querem acabar com as Freguesias e os Concelhos) defender a regionalização. É que para presidentes de Junta não querem ir (alguns até gostariam e muito) porque não "rende" e porque isso poderia ser considerado como um despromoção, mas para líderes regionais já todos estariam à caça dos lugares.

MF



Sem comentários: