terça-feira, 17 de maio de 2011

ALICE COSTA COM SALA CHEIA NA APRESENTAÇÃO DO SEU LIVRO INFANTIL EM CURVOS

À conversa com a escritora Curvense Alice Costa

"O LÁPIS DE COR DESAPARECIDO..."
...APARECEU EM CURVOS!

Tratou-se de uma festa lindíssima, com a Sala Polivalente da Escola repleta de pessoas, que se quiseram associar a esta apresentação do livro infantil de Alice Costa.

Estiveram presentes a autora Curvense, Alice Costa, o Presidente da Junta de Freguesia de Curvos, Mário Fernandes, o Director do Agrupamento Vertical de Escolas António Correia de Oliveira, Albino Casado Neiva, a responsável da Biblioteca da Escola António Correia de Oliveira, Alice Fangueirinho, a responsável da Biblioteca Escolar de Curvos - Alice Azevedo, o Coordenador da Escola EB1/JI de Curvos, Jorge Sampaio, a docente Virgina, a directora do Centro Social de Curvos, Elsa Fernandes, a Presidente da Associação de Pais, Sónia Marques e muitas outras personalidades e representantes de instituições locais.

A sessão foi aberta por Mário Fernandes, que deu as boas vindas e agradeceu a presença de todos. manifestou-se muito contente e satisfeito por ver a sala repleta, com muitas crianças, adultos e até muita população mais idosa, bem como muitos visitantes e ilustres convidados. Felicitou a escritora pela excelente qualidade do livro e incentivou os presentes a escrever e se possível a publicar os seus escritos. Informou que no âmbito da politica cultural da Junta de Freguesia, seriam adquiridos vinte livros da autora e o mesmo será feito sempre que outros Curvenses apresentem trabalhos com qualidade e reconhecido interesse. lembrou vários outros apoios já concedidos, bem como o facto de a própria Junta ter já editado dois livros da autoria da investigadora Curvense Inês Faria. Referiu ainda o importante papel da leitura e dos livros na sociedade e no conhecimento. As designadas novas tecnologias, como a Internet, o Magalhães, a informática, são importantes mas os livros continuam e continuarão sempre a ter um importante papel, pois são palpáveis e facilmente transportáveis. Cada livro é único e isso torna-o ainda mais importante e mais desejado. O autarca de Curvos concluiu afirmando que os livros são cultura, são saber e são conhecimento.

Seguiu-se a intervenção de Alice Fangueirinho, que louvou a iniciativa, e agradeceu a todas as pessoas que tornaram possível esta sessão.

Depois destas primeiras intervenções, passou-se à apresentação do livro, razão principal deste encontro, tendo ficado em palco Alice Costa e Mário Fernandes, que fez uma breve apresentação do livro e moderou a conversa entre Alice Costa e o público. A escritora falou na forma como nasceu este livro, falou da sua relação com o seu filho Diogo, também presente e no gosto especial que estava a sentir, por pode-lo apresentar na sua terra e perante tão grande plateia. Na conversa com a autora, o público mostrou-se muito interessado e interventivo colocando questões, tanto por parte dos mais novos como dos mais adultos. Saliento aqui as intervenções de Américo Martins e Penteado Neiva, alguns dos ilustres convidados, também presentes.

Penteado Neiva, historiador e escritor, felicitou a autora e referiu o facto de o título do livro ser atractivo tanto para crianças como para os adultos, pois a primeira impressão que teve ao receber o convite foi "será que o lápis de cor desaparecido, é o lápis azul da censura???". Concluiu louvando a iniciativa e o papel da Junta de Curvos, na divulgação cultural da freguesia.

No final desta animada conversa, houve lugar a uma representação levada a efeito pelos alunas da Escola. Foi uma representação de alto nível, alusiva ao livro e que levou a plateia ao rubro, com muito animação. Estas meninas e meninos receberam um fortíssimo e merecido aplauso, por parte de todos os presentes que ficaram maravilhados com a criatividade e originalidade da representação. Esta representação teatral, foi um dos momentos altos da sessão, que deverá ficar na memória de todos os presentes!


A autora ofereceu um livro à Biblioteca e outro ao Agrupamento e de seguida realizou uma sessão de autógrafos, deixando dedicatórias nos livros adquiridos por muitos dos presentes. 


O sucesso foi tanto que os livros esgotaram, tendo sido feito o registo de encomendas que serão satisfeitas os mais breve possível.

A encerrar a noite houve  ainda lugar a um beberete, oferecido pela Junta de Freguesia, que proporcionou alegre convívio entre todos.







Penteado Neiva na sua intervenção




Sessão de autógrafos pela autora



Esta sessão marcou o inicio da abertura da Biblioteca à comunidade, através de protocolo assinado entre a Junta de Freguesia de Curvos e a Biblioteca Escolar da E.B.1 / J.I. de Curvos. A Biblioteca vai abri quinzenalmente de uma forma alternada, ao Sábado de tarde, das 14 às 18 horas e ao Domingo de manhã, das 10 às 12 horas.

Uma palavra especial para a cara amiga Alice Costa e para o seu filho Diogo, com votos das maiores felicidades e os maiores sucessos, pessoais, profissionais e editoriais!

MF


1 comentário:

Alice Costa disse...

"O LÁPIS DE COR DESAPARECIDO..."
...APARECEU EM CURVOS!

Apareceu em Curvos e não foi por mero acaso!

Depois de corridas todas as freguesias do Concelho de Esposende e sendo ele uma das cores mais exigentes de entre todas, apercebeu-se imediatamente que pisava solo invulgar…
O aroma do vinho verde deixou-o inebriado…
Os Verdes natureza, em harmoniosas nuances deslumbraram-no …
A simpatia dos habitantes, genuína e única, cativaram-no para sempre…
As meninas eram belas como o Sol…
Os meninos eram autênticos Príncipes…

Depois dessa descoberta…percebeu que não tinha nascido para viver numa caixa de lápis de cor e também não queria voltar para a gaveta das meias!

Havia ali de tudo e estava tudo tão bem feito e tão bem organizado…!
Havia Igreja, Capelinhas, Junta de Freguesia, Café para a Juventude, Jardim de Infância, Pré-Escola, Escola, Lar para os Idosos, Centro de inserção social, Centro social, Estação de tratamento de águas residuais, Belas Quintas, Campo de Jogos e uma Biblioteca!

Mas que linda Biblioteca! Era ali mesmo onde ele desejava agora viver para sempre …

Alice Costa