domingo, 20 de junho de 2010

A SEMANA EM REVISTA

Uma imagem da semana
Faleceu esta semana o Português Prémio Nabel da Literatura


PAULA REGO CONDECORADA PELA RAÍNHA DE INGLATERRA
A pintora portuguesa foi galardoada com a Medalha de Mérito pela Rainha de Inglaterra, em reconhecimento do trabalho realizado nas artes, mais concretamente na pintura.

SIZA VIEIRA GALARDOADO COM PRÉMIO CRISTÓBAL GABARRÓN
O arquitecto português Álvaro Siza Vieira foi, esta segunda-feira, galardoado com o Prémio Internacional de Artes Plásticas 2010 da Fundação Cristóbal Gabarrón que quis distinguir «o magistério, a relevância internacional e a inspiração poética» da sua obra. O júri do prémio destaca a defesa que Siza faz de uma arquitectura «transparente e respeitosa com o ambiente onde se enquadra", elogiando a sua capacidade de desenvolver uma "poética comovedora dos edifícios, a partir do trabalho com espaços e luz».
Prova disso, destaca, são o edifício da Universidade do País Basco, que estará terminado este ano, ou o Centro Meteorológico da Aldeia Olímpica de Barcelona (1992), o Centro Galego de Arte Contemporânea em Santiago de Compostela (1993), o edifício da Reitoria da Universidade de Alicante (1997) e o da Fundação Serralves (1999).

PORTUGAL EMPATA COM A COSTA DO MARFIM
Algumas sugestões para a nossa equipa
Jogadores: Deixarem de falar! Estão lá para jogar e vencer se lhes for possível.
Treinador: Escolher a melhor equipa para vencer o adversário e pô-la a jogar com garra e com vontade de vencer. Esta segunda-feira vamos ter a prova dos nove!

SEGUE A ESCOLHA DAS 7 MARAVILHAS DE ESPOSENDE
A Freguesia de Curvos concorre com duas das suas (muitas) maravilhas: a Igreja Paroquial e Cruzeiro e, a Capela do Senhor dos Aflitos e a Alameda com o mesmo nome. Este concurso terá 3 fases, sendo a primeira delas a que hoje se inicia com a divulgação da lista das 30 maravilhas nomeadas para o concurso. A votação via internet para a primeira selecção de 15 maravilhas termina a 7 de Julho, havendo uma segunda votação até 8 de Agosto, altura em que serão divulgadas as 7 maravilhas do concelho de Esposende. Nesta primeira fase estão a votação 30 Maravilhas do Concelho de Esposende, sendo 2 por Freguesia. VOTE: http://www.7maravilhasesposende.com/. Não se esqueça de Votar nas que mais gostar e, se isso significar que vai votar nas Maravilhas de Curvos, tanto melhor!

HOLANDA (2) DINAMARCA (0)
Laranja mecânica entre no mundial com uma importante vitória.

JAPÃO (1) CAMARÕES (0)
Japão levou de vencida a selecção dos Camarões. Excelente arbitragem do português Olegário Benquerença. Parabéns e que venham mais jogos.

ITÁLIA (1) PARAGUAI (1)
Os actuais campeões do mundo iniciaram este mundial com um empate. A equipa do Paraguai esteve à altura dos acontecimentos e impôs um merecido empate à selecção italiana.

Nova Zelândia (1) Eslováquia (1) 


C. do Marfim (0) Portugal (0) 


Brasil (2) Cor. do Norte (1) 


Honduras (0) Chile (1) 


Espanha (0) Suíça (1)


África do Sul (0) Uruguai (3) 


Argentina (4) Coreia do Sul (1) 


Grécia (2) Nigéria (1) 


França (0) México (2) 


Alemanha (0) Sérvia (1) 


Eslovénia (2) E.U.A. (2) 


Inglaterra (0) Argélia (0) 


Holanda (1) Japão (0) 


Gana (1) Austrália (1) 


Camarões (2) Dinamarca (2) 


Eslováquia (0) Paraguai (2) 


Itália (1) Nova Zelândia (1) 


Brasil (3) C. do Marfim (1)


AEP, AIP E CIP ANUNCIARAM FUSÃO
Os patrões vão finalmente juntar-se. A AEP, AIP e CIP vão fazer uma fusão institucional das três organizações.

FREITAS APOIA RECANDIDATURA DE CAVACO
O antigo ministro e líder do CDS-PP, Freitas do Amaral anunciou, este sábado, o seu apoio incondicional a Cavaco Silva numa recandidatura à Presidência da República.

HOLANDA E BRASIL JÁ PASSARAM
Holanda e Brasil foram as primeiras selecções a qualificarem-se para os "oitavos"

PRESIDENTE DE FÉRAS CÁ DENTRO
Cá dentro, nos Açores.

JOSÉ SAMARMAGO FALECEU AOS 88 ANOS
Morreu José Saramago. O Prémio Nobel português deixa obra em quase todos os estilos da literatura com um total de 36 obras publicadas. Dos vários livros que li de José Saramago, aquele que mais gostei foi do "O Ensaio Sobre a segueira". Trata-se de um livro que prende o leitor à escrita, com um enrredo surpreendente.

OBRAS NO POLIDESPORTIVO DE CURVOS SEGUEM A BOM RITMO
A construção de balneários de apoio, da garagem, da sala de apoio e da iluminação do polidesportivo, fazem parte de uma Empreitada lançada pela Junta de Freguesia de Curvos, no valor de 143.950,80€ e, é financiada na totalidade pela Câmara Municipal de Esposende, através de Protocolo celebrado entre o Munícipio de Esposende e a Freguesia de Curvos.

APROVADA BIBLIOTECA PARA ESCOLA EB1/JI DE CURVOS
Na cerimónia realizada ontem no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio em Esposende, O Presidente da Câmara - João Cepa, lembrou o compromisso assumido pelo Município, para a criação de bibliotecas escolares, e regozijou–se com a garantia de apoio estatal à instalação de mais uma biblioteca escolar, desta feita na EB1/JI de Curvos. João Cepa assegurou ainda, que apesar das dificuldades económico–financeiras, a Câmara Municipal vai continuar a apostar na área da Educação e manifestou disponibilidade para "assumir todas as competências que nos queiram entregar", desde que o Município reúna condições para tal.  Óptima noticia, da qual eu próprio já tinha conhecimento há alguns dias mas que fiz questão de guardar, para que fosse o Munícipio a tornar pública a aprovação desta Biblioteca Escolar para Curvos. Parabéns, Curvos!

EXPOSIÇÃO DO MESTRE ADELINO ÂNGELO
Encontra-se patente ao público no Centro Marítimo de Esposende. Vale a pena visitar.

BENFIQUISTAS EM CONVÍVIO DE CAMPEÕES
Segundo sei os Benfiquistas da nossa zona terão celebrado a conquista do campeonato com um jantar convívio na Estalagem Zende em Esposende.

CURVOS EM FESTA COM "ARRAIAL MINHOTO"
Organizado pelo Centro Social de Curvos, realizou-se esta Sexta-feira ao final da tarde e noite um arraial minhoto seguido de jantar convívio, com a presença dos utentes do Centro e de muitos outros Curvenses e amigos de Curvos que se quiseram associar a esta lindíssima festa. O desfile contou com a participação dos utentes do Centro e das suas colaboradoras. Vestidos a rigor, com trajes minhotos, onde o colorido se salientou. Muita música e canções populares alusivas aos Santos Populares e uma líndissima canção alusiva ao Centro Social espalharam a alegria, a animaçãoe a boa disposição. No final do desfile, houve lugar ao jantar, do qual fizeram parte as tradicionais fêveras assadas, o frango no churrasco, salcichas, sardinhas, pão e broa, champarrião, vinho e sumos. Foi ainda servida a sopa e o caldo verde, bem como inúmeras sobremesas, frutas das mais variadas e café. Pela noite dentro actuaram os tocadores de consertina, que tocaram e cantaram ao desafio. Parabéns ao Centro Social pela iniciativa e pela excelente organização, bem como a todos os Curvenses pela participação! Gostei muito da canção criada pelo Centro Social, que marcou o ritmo das marchas populares e aproveito para sugerir desde já, que a adoptem para hino da instituição. Que bonito hino!!!

II ENCONTRO DE CLÁSSICOS
à semelhanço do ano passado, participei e gostei muito. Potentes máquinas, que fizeram furor há várias décadas. Parabéns ao Senhor João Nogueira, principal obreiro desta concentração, pelo sucesso de mais este encontro.

MF

Sem comentários: