domingo, 13 de junho de 2010

A SEMANA EM REVISTA

Uma imagem da semana
Mundial de Futebol na África do Sul

MINISTRA DA EDUCAÇÃO ANÚNCIA FECHO DE MAIS DE 500 ESCOLAS
Ficamos a saber que o Governo se prepara para encerrar mais de 500 escolas já em Setembro próximo e que para o ano deverão ser mais 500.

MINISTÉRIO DA SAÚDE CONTRATA MÉDICOS REFORMADOS
Ministério da Saúde aprovou o Regime de Contratação de médicos reformados.

I SEMANA DA SAÚDE EM CURVOS
Foi um sucesso a I FEIRA DA SAÚDE DE CURVOS, realizada pela Fisiozende em colaboração com a Junta de Freguesia de Curvos.

GAYS & LESBICAS JÁ SE CASAM... EM PORTUGAL
Realizaram-se dois casamentos gay em Portugal, ao abrigo da nova legislação e logo no primeiríssimo dia de entrada em vigor da Lei, recentemente promulgada pelo Senhor Presidente da Republica. Sim, esse mesmo que acompanhou o Papa em Portugal durante os quatro dias da recente visita a Portugal!!!

PORTUGAL VENCEU A SELECÇÃO DE MOÇAMBIQUE
No último jogo de preparação para o mundial, realizado na África do Sul, a selecção portuguesa levou de vencida a selecção de Moçambique por 3-0.

CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE
Foi este Domingo e contou com perto de mil dadores. Os Esposendenses estão assim de parabéns pela grandiosa prova de solidariedade manifestada para com a Tânia de Palmeira.

SEGUE A ESCOLHA DAS 7 MARAVILHAS DE ESPOSENDE
A Freguesia de Curvos concorre com duas das suas (muitas) maravilhas: a Igreja Paroquial e Cruzeiro e, a Capela do Senhor dos Aflitos e a Alameda com o mesmo nome. Este concurso terá 3 fases, sendo a primeira delas a que hoje se inicia com a divulgação da lista das 30 maravilhas nomeadas para o concurso. A votação via internet para a primeira selecção de 15 maravilhas termina a 7 de Julho, havendo uma segunda votação até 8 de Agosto, altura em que serão divulgadas as 7 maravilhas do concelho de Esposende. Nesta primeira fase estão a votação 30 Maravilhas do Concelho de Esposende, sendo 2 por Freguesia. VOTE JÁ: http://www.7maravilhasesposende.com/. Não se esqueça de Votar nas que mais gostar e, se isso significar que vai votar nas Maravilhas de Curvos, tanto melhor!

GOLFO DO MÉXICO
Nesta data já são cerca de 320 kms de oceano que se encontram manchados de petróleo. A maré negra, provocada pela explosão em Abril da plataforma Deepwater Horizona já se estende por um raio de 320 km em redor do poço danificado. Este é considerado o pior desastre ambiental dos EUA.

ISABEL FERNANDES NA REVISTA DE MODA “MODA CRIANÇA”
Isabel Fernandes aparece na Revista nacional de moda “MODA CRIANÇA”, agora editada, para este semestre e que se encontra à venda em vários países. Parabéns à Belita!

NOVAS PORTAGENS (NAS SCUTS) VÃO CUSTAR OITO CÊNTIMOS POR KM
De acordo com a resolução do Conselho de Ministros, publicada esta semana em Diário da Republica, os utentes das SCUT vão passar a pagar cerca de oito cêntimos por quilómetro, de acordo com a tarifa de referência 0,06671 euros, a que acresce 21% de IVA, para veículos classe 1.

CIAB EM ESPOSENDE
Protocolado mais uma vez e apresentado em sessão publica pela Câmara Municipal de Esposende e pela Associação Comercial de Esposende, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, com a presença de empresários e autarcas.

ME: 1 PR: 0
Não é com apelos destes que vamos a lado nenhum. Temos que ser competitivos e saber viver nesta economia global. Quem não tem dinheiro, passa as “férias” em casa, quem tem algum, passa as em redor de casa, quem tem muito vai onde lhe apetece (estes são cada vez menos) e estão-se borrifando prós apelos de quem quer que seja. Não é com fundamentalismos proteccionistas e pseudo patriotas que lá vamos!!!

NANI SAIU, ENTROU RÚBEN AMORIM
O futebolista português Nani, do Manchester United, abandonou esta terça-feira, por lesão a selecção portuguesa de futebol, tendo sido substituído por Rúben Amorim. Uma baixa de monta, que deixa Portugal com claro défice atacante.

JORGE COSTA NA BRIOSA
Vilas Boas no Porto, Manuel Machado no Guimarães, Jorge Costa na Académica e assim seguem as trocas de “bancos”. Lá por fora soubesse da ida de Benitez para o lugar de Mourinho no Inter.

10 DE JUNHO
Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas. Mais um ano, mais uma celebração, as cerimónias do costume.

NELSON MANDELA RECEBEU PORTUGUESES
Carlos Queirós, Cristiano Ronaldo e Carlos Godinho, foram os elementos da Selecção Nacional de Futebol que foram recebidos pelo ex. Presidente da África do Sul.

FERNANDO GOMES NA LIGA
Eleito com apenas duas abstenções, vai dirigir a Liga de Clubes nos próximos quatro anos. Felicidades para este portista que vai assim dirigir o futebol português no próximo quadriénio.

POUSADA DE STª MARINHA EM GUIMARÃES
Verdadeiro ex-líbris da arquitectura, da monumentalidade, da hotelaria e da gastronomia. Gostei! Parabéns e as maiores felicidades à Marta e ao Tiago.

FEIRA MEDIEVAL EM VIANA DO CASTELO
É possível encontrá-la pelas variadíssimas ruas históricas da cidade, com todo o tipo de actividades de outros tempos. Visitei e gostei.

RELATÓRIO DA COMISSÃO DE INQUÉRITO AO CASO PT/TVI
Em bem que tinha avisado. Muito tempo gasto, por muitos deputados, três meses depois ficamos a saber o mesmo, ou seja aquilo que já todos sabíamos e que a Comissão não conseguiu provar!!!

ÁFRICA DO SUL: 1 x MÉXICO: 1
O jogo inaugural deu o primeiro empate deste mundial.

FRANÇA: 0 x URUGUAI: 0
Segundo jogo, segundo empate, agora sem golos! Espero ver muitos golos nos restantes jogos. Sem golos o espectáculo fica muito pobre.

COREIA DO SUL: 2  x  GRÉCIA: 0
Primeira vitória deste mundial. Parabéns aos Coreanos.

ARGENTINA: 1  x  NIGÉRIA: 0
Argentinos entraram a ganhar, apesar de a Nigéria ter dado luta.

INGLATERRA: 1 x  ESTADOS UNIDOS: 1
Grande guarda-redes, o americano.

ARGÉLIA: 0  x  ESLOVÉNIA: 1
Eslovénia esteve muito bem e acabou por surpreender os Argelinos com um golo solitário.

GANA: 1  x  SÉRVIA: 0
Selecção do Gana, treinada por um Sérvio venceu a Sérvia com uma grande penalidade.

ALEMANHA: 4  x  AUSTRÁLIA: 0
Alemães entraram em grande força, registando a maior goleada deste campeonato.

12 DE JUNHO: 25 ANOS DE PORTUGAL NA UE (ex.CEE)
Passados 25 anos, 4 Presidentes, 6 Primeiro-Ministros, e eis o país... que temos.

ALGUNS SINAIS +: Abolição de fronteiras, fundos comunitários, construção de infraestruturas (básicas e muitas outras), modernização e ampliação da rede viária, com a construção de inumeras estradas e auto-estradas, livre circulação, moeda única, acesso a novos produtos, desenvolvimento e modernidade, reforço no apoio social, na educação, na saúde e em muitas outras áreas, etc., etc, etc..

ALGUNS SINAIS -: Muitas oportunidades perdidas e desperdiçadas, esbanjamento de milhões em pseudo formação e em projectos fantasma, decapitação do aparelho produtivo, destruição da agricultura, enfraquecimento das pescas, dependência face ao estrangeiro, falta de competitividade, favorecimento da corrupção, etc., etc., etc!

O balanço destes últimos vinte e cinco anos é extremamente positivo, pena é terem sido cometidos tantos erros, tantos desperdiçios e que tenha havido tanta falta de controlo e de fiscalização, das verbas  vindas da União Europeia. Poderia ainda aqui fazer um balanço mais exaustivo, mas prefiro deixá-lo para os pseudo entendidos do costume! Aqueles que falam, falam e...

Sou um europeísta convicto, mas esse facto não me impede de ver a realidade actual até para que no futuro não se repitam os mesmos erros.

PLACARD MULTIMÉDIA NA ZONA RIBEIRINHA DE ESPOSENDE
Está a ser instalado em frente ao edifício Salva-vidas de Esposende um placard enorme, para animação de Verão e para visionamento dos jogos do Mundial de futebol. Excelente ideia.

PRÉMIO CHAMPALIMAUD 2010
J.Anthony Movshon, da Universidade de Nova Iorque e William NewsomeUniversidade de Stanford, foram os dois cientistas que venceram o Prémio António Champalimaud de Visão 2010. Parabéns para os vencedores! Um enorme bem haja a esse grande Homem que foi António Champalimaud, que deixou uma parte significativa da sua riqueza para a Fundação com o seu nome e que se destina a ajudar a ciência e a investigação mundial no campo da visão.

ENCONTRO DE EMBARCAÇÕES TRADICIONAIS EM ESPOSENDE
Organizada pelo Fórum Esposendense, realizou-se este fim de semana em encontro de embarcações tradicionais vindas de todo o país. Excelente espectáculo na foz do Rio Cávado.

MF

Sem comentários: