domingo, 18 de abril de 2010

MUNICÍPIO DE ESPOSENDE PROMOVE SEMANA DO VOLUNTARIADO


A Câmara Municipal de Esposende vai promover, entre os próximos dias 19 e 25 de Abril, a Semana do Voluntariado, com o objectivo de assinalar o 1.º aniversário da criação do Banco Local de Voluntariado (BLV) e, simultaneamente, divulgar e cativar voluntários para este projecto.

Assim, em parceria com os Agrupamentos de escolas, Escola Profissional de Esposende, Escola Secundária Henrique Medina e IPSS’s do concelho, a Autarquia vai promover, durante este período, uma campanha de recolha de brinquedos, intitulada “Contribui para um Sorriso”, que visa envolver a comunidade em torno de acções comunitárias, reforçando o espírito de partilha e de solidariedade.

Os brinquedos serão entregues às crianças com vulnerabilidades sócio-económicas identificadas pelas técnicas que acompanham as famílias e a sua entrega pode ser efectuada nas referidas instituições, na Câmara Municipal de Esposende, Esposende Ambiente, Esposende 2000 e Casa da Juventude.

Com o duplo objectivo de divulgar o Banco Local de Voluntariado e promover hábitos de vida saudáveis, será realizada, no dia 25 de Abril, a caminhada “Contigo Sou Mais” pelas margens do Rio Cávado, com saída de Esposende, passagem pelo centro histórico de Fão, Barca do Lago, com a travessia do rio de Fonte Boa para Gemeses e regresso a Esposende por Gandra, numa extensão de 10 quilómetros.

Esta actividade está aberta à comunidade em geral, o custo de inscrição é de 1 euro, sendo que os participantes receberão uma t-shirt do Banco Local de Voluntariado de Esposende. As pessoas interessadas devem inscrever-se na Esposende 2000, até ao dia 23 de Abril.

Dirigida às pessoas que desenvolvem práticas de voluntariado, terá lugar, no dia 20 de Abril, na Casa da Juventude, uma acção de formação subordinada à temática “Envelhecimento Activo”, com o intuito de sensibilizar os participantes para o processo de envelhecimento e velhice, por forma a que melhor possam exercer o seu papel de voluntários junto dos idosos.

Criado no âmbito do Projecto Concelhio de Luta Contra a Pobreza, através de um protocolo de colaboração estabelecido entre o Município e o Conselho Nacional para o Promoção de Voluntariado, o BLV de Esposende assume-se como um espaço de encontro entre pessoas que expressam vontade de ser voluntárias e instituições promotoras que reúnam condições para integrar voluntários.

Actualmente, o Banco Local de Voluntariado integra 61 elementos, de ambos os sexos e de várias idades, sendo que apresentaram programas de voluntariado, quatro instituições do concelho, nas áreas da acção social, saúde, ambiente, entre outras.

MF


Sem comentários: