segunda-feira, 28 de maio de 2012

PACTO DE AUTARCAS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ESPOSENDE




Município de Esposende promove workshop sobre “Pacto dos Autarcas”

29 de Maio às 18h30
Centro de Educação Ambiental

No âmbito do projecto “Esposende Cidade Natura”, o Município de Esposende vai promover um workshop sobre o “Pacto dos Autarcas”, na próxima terça-feira, dia 29, pelas 18h30, no Auditório do Centro de Educação Ambiental, em Marinhas.

Intitulada “Pacto dos Autarcas: um compromisso para a gestão energética eficiente”, esta acção visa dar a conhecer o Plano de Acção para a Sustentabilidade Energética de Esposende e sensibilizar a população em geral para a adopção de medidas ambientalmente adequadas relacionadas com a gestão energética.

Esposende aderiu, em 2010, ao “Pacto dos Autarcas”, comprometendo-se a definir uma estratégia e a implementar acções que garantam a redução, em pelo menos 20% e até 2020, das emissões de CO2 na área do Município, bem como a aumentar em 20% a eficiência energética e a utilização de fontes de energia renováveis.

Tendo como base a inventariação das emissões de gases com efeito estufa e os consumos energéticos relativos a um ano de referência estabelecido, foi elaborado o Plano de Acção para a Sustentabilidade Energética de Esposende, que estabelece a implementação de um conjunto de medidas que contribuirão para a progressiva redução das emissões de CO2 e, consequentemente, a melhoria do desempenho energético-ambiental do concelho.

A participação na palestra é gratuita, contudo carece de inscrição prévia, através do e-mail cea@esposendeambiente.pt. Para mais informações, os interessados deverão consultar o site da Esposende Ambiente, no seguinte endereço: http://www.esposendeambiente.pt/

Refira-se que esta iniciativa integra o eixo prioritário “Qualificação do espaço público e valorização ambiental”, do Programa de Acção URBI Esposende, aprovado pelo Programa Operacional Regional do Norte – ON2. Neste projecto estão previstas várias acções, abrangidas por três campanhas de sensibilização, designadamente;
  • Separação selectiva de resíduos urbanos;
  • Aterações climáticas;
  • Protecção da orla costeira.

MF


Sem comentários: