sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

WORKSHOP DEBATEU A REGIÃO "PORTOeNORTE" NO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ESPOSENDE

Painel do workshop no Auditório do Centro de Educação Ambiental de Esposende

Carlos Figueirinhas apresentou o layout para as novas lojas de informação turistica

Workshop com sala cheia

Penteado Neiva e Esposa na visita guiada pelo Centro Educação Ambiental

Mário Fernandes e Engº José Gonçalo Areia na visita ao CEA


“TURISMO, TECNOLOGIAS E CULTURA”

Realizou-se esta quinta-feira de tarde um workshop subordinado ao tema "Turismo, Cultura e Negócios", no Centro de Educação Ambiental de Esposende.

A moderação do debate foi feita por Jorge Sobrado, Assessor do Secretário de Estado Adjunto da Economia e verificaram-se várias intervenções.

De salientar a apresentação do Centro de Educação Ambienta, pela Engª Alexandra Roguer, Presidente da Esposende Ambiente. Lembrou o slogan do Município, criado por Penteado Neiva “Esposende um privilégio da natureza”, e deu como exemplo de um sonho tornado realidade a concretização deste CEA, depois de uma década a desenvolver a “Educação ambiental” junto das Escolas, das Instituições e da comunidade em geral.

Carlos Figueirinhas, arquiteto, apresentou o layout das novas lojas de informação turística, lembrando que “Somos Norte”. Elencou a existência de 4 Patrimónios da Humanidade, 2 Capitais Europeias da Cultura a 1ª Capital Europeia da Juventude, bons vinhos, Rio e Mar, Património e Turismo Religioso.

Foi apresentada a maqueta do projeto da Loja de Turismo de Esposende, que será no atual espaço, remodelando-o na totalidade.

A região “portoenorte” tem que mostrar uma imagem de modernidade, vanguardismo e tradição.

Susana Marques da Câmara de Paredes trouxe-nos o exemplo do seu Município enquanto cidade de design, com planeamento e design urbano. Exemplificou todo o projeto em desenolvimento em Paredes, como as residências para artistas, a envolvência da cooperativa agrícola e de outras entidades. Paredes como cidade genérica com o “input” da criatividade e enquanto cidade do design. Apresentou ainda a Exposição intitulada “art on chairs”, a realizar de 14 de Setembro a 11 de Novembro deste ano.

Miguel Oliveira, presidente da Edigma, lembrou os projetos da sua empresa e as potencialidades da nossa região, que deve ter como objetivos; Atrair turismo e investimento. Apresentou os cinco passos do visitante/turista: Sonho, planeamento, reserva, visita e a recomendação a outros (no caso de termos gostado).

Dos projetos da empresa, lembrou vários já concretizados, como:

No Aeroporto de Lisboa; na cidade de Manchester; nos (5) Aeroportos dos Açores, no Museu da Evolução Humana em Burgos - Espanha, e o Centro de Educação Ambiental de Esposende, entre muitos outros. Sei que tem ainda muita da sua tecnologia em várias estações de televisão e em muitas outras Empresas e entidades nacionais e estrangueiras.

Terminou a sua intervenção lembrando que “Esposende ousou ao construir este CEA”, que esteve na short-list (três melhores) projetos para o oscar mundial para a interatividade.

A concluir as intervenções tivemos Luís Macedo da CIM Norte, que apresentou a Comunidade Intermunicipal do Cávado, referindo que um dos seus principais objetivos tem q ver com a contratualização com o Estado e a candidatura a financiamento para projetos dos seis Municípios que a constituem, a saber; Esposende, Barcelos, Braga, Vila Verde, Amares e Terras de Bouro.

No final das intervenções foi aberto o período de debate tendo sido colocadas algumas questões. Também coloquei uma questão: !Ao falarem nas Lojas de turismo 24 horas a que se referiam?” É que como sabemos um dos principais handicapes das atuais lojas tem que ver com o limitado horário de abertura ao público. A resposta foi que efetivamente aquilo que vai funcionar 24 horas será o terminal digital que deverá estar acessível ao público.

No final do debate foi realizada uma visita guiada ao CEA.

Valeu a pena e por isso dou os parabéns à Edigma, ao Engº José Gonçalo Areia, que me convidou, aos vários intervenientes e ao próprio Município de Esposende, por ter acolhido tão importante temática.

MF

Sem comentários: