segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

SEMANA DA LEITURA NAS BIBLIOTECAS DO CONCELHO DE ESPOSENDE



Rede de Bibliotecas Escolares e Agrupamentos de Escolas promovem Semana da Leitura

A Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho de Esposende, da qual faz parte a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em parceria com estabelecimentos de educação e ensino dos vários agrupamentos concelhios, vai realizar a Semana da Leitura, entre os próximos dias 27 de Fevereiro e 3 de Março.

Esta iniciativa, que decorre há alguns anos, é organizada pela primeira vez de forma articulada, concretizando um verdadeiro trabalho de rede, fomentando parcerias e rentabilizando recursos.

Assim, a Semana da Leitura procura mobilizar a participação da comunidade educativa e do público em geral, para além de divulgar o trabalho de muitos profissionais, que, de forma anónima, contribuem para o sucesso educativo das crianças do concelho, e de que é exemplo a ampla programação, recheada de iniciativas onde as crianças e jovens participam de forma criativa e empenhada.

Entre as iniciativas programadas e agendadas nas diferentes escolas, destacam–se os encontros com os escritores José Vaz, Palmira Martins, João Pedro Mésseder e Luísa Fortes da Cunha, entre outros. Referência também para os "Os Saltimbancos da Poesia", que irão percorrer as principais ruas da cidade, envolvendo toda a comunidade, das instituições públicas ao comércio local. Para além disso, serão organizadas feiras do livro, sendo que a Semana da Leitura encerrará com um recital de poesia.

A iniciativa "Saltimbancos da poesia", que terá lugar no dia 27 de Fevereiro, é realizada por professores e alunos da Escola Secundária com 3º ciclo Henrique Medina, em que professores e alunos, vestidos de forma personalizada para o evento, percorrem as ruas declamando poesia, recorrendo não só a leitura individual como a leitura colectiva de forma harmoniosa e interventiva. A acção tem também a colaboração das principais instituições da cidade bem como dos estabelecimentos comerciais, que participam também como leitores de poesia.

No dia 3 de Março, pelas 21h00, no Auditório Municipal de Esposende, vai ter lugar o recital de poesia, organizado pelos Agrupamentos de Escolas, no qual participarão crianças, jovens, pais e avós num encontro de gerações, indo de encontro ao Ano Europeu do Envelhecimento Activo, que se assinala este ano.

Refira–se que a Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho de Esposende é composta pelas 13 bibliotecas escolares do concelho e pela Biblioteca Municipal, disponibilizando mais de 50 000 livros à população concelhia. Notícia do Serviço de Comunicação e Imagem do Munícipio de Esposende.


Biblioteca de Curvos dá destaque à escritora Palmira Matins

A obra infantil O Grilinho Tenor, escrito por Palmira Martins e ilustrado por Tânia Clímaco, estará em destaque na BE da EB 1/JI de Curvos, no dia 27 de fevereiro.

Um encontro dos alunos do ensino pré-escolar de Curvos e de Gemeses e dos alunos do 1.º ano da EB 1 de Curvos com a autora de O Grilinho Tenor, integrado no programa da Semana da Leitura do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, será o culminar do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em contexto de sala de aula pelos alunos e suas educadoras e professores.


MF

Sem comentários: