sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

VALTER HUGO MÃE À CONVERSA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ESPOSENDE

A Mesa com profª Catarina de Brito, Escritor Valter Hugo Mãe e Vereadora Jaqueline Areias

Biblioteca Municipal de Esposende com sala cheia

O Fernando e a Isabel também participaram e até foram lendo,
mesmo ali, um dos Livros do Escritor "O Rosto"

A Isabel (que tanto adora ler) concentrada na leitura, pois então!

Catarina de Brito a apresentar uma das obras do Escritor

Biblioteca Municipal de Esposende com sala cheia

À CONVERSA COM... VALTER HUGO MÃE
NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ESPOSENDE

O Escritor Vilacondense Valter Hugo Mãe, esteve esta noite na Biblioteca Municipal de Esposende, "à conversa com..." muitos daqueles que se interessam pela escrita, pelos Livros e em especial pelas publicações deste Escritor de 39 anos de idade.

Natural de Paços de Ferreira, mudou-se com os seus pais para Vila do Conde, quando tinha 9 anos e aí se instalaram no Bairro das Caxinas, onde ainda hoje vive (Vila do Conde).

Autor de vários Livros, como, "A Máquina de Fazer Espanhois" que é o seu último livro, "O Apocalipse dos Trabalhadores", "O Remorso de Baltazar Serapião", "o rosto", "As mais belas coisas do mundo", "A verdadeira história dos pássaros","A história do homem calado" entre vários outros escritos, como revistas e jornais. Valter Hugo, diz que começou a escrever com tenra idade, ainda na Escola Primária, embora ache que dessa altura nada guardou, pois os poemas e quadras então escritas, mais lhe pareciam frases com palavras muito feitas.

Doutorou-se em Direito, mas a sua verdadeira vocação está nas Letras, que é aquilo que gosta mesmo de fazer, pelo prazer que lhe dá é escrever. Gosta que os seus Livros sejam úteis às pessoas.

A conversa começou animada e o Escritor declamou várias quadras e poemas dos seus últimos Livros, como "o osso da pila", levando os presentes a sorrir e a aplaudir com o conteúdo arrojado da sua escrita.

Em animada conversa e diálogo, foram-lhe colocadas enumeras questões e eu aproveitei para lhe colocar duas perguntas:
- Qual o elemento ou factor que mais valoriza, quando avalia e mede o sucesso da sua escrita e dos seus livros e em que é que esse sucesso condiciona a escrita seguinte e, em que momento é que escolhe o título para cada Livro?
- O escritor respondeu que gosta de sentir que escreveu algo útil para os leitores e de saber que as pessoas tomam conhecimento, procuram e depois de ler gostam. Diz que cada livro é sempre um novo exercício, que pouco ou nada tem a ver com o anterior, procurando chegar a diferentes públicos e ser o mais abrangente possível. A critica e a quantidade de livros vendidos também é importante mas nada influenciam a sua escrita, que tem muito mais a ver com o prazer que sente ao escrever aquilo que lhe vai na alma. Quanto ao título diz que é sempre escolhido ao iniciar a escrito de Livro, ou mesmo antes de a iniciar e que esse título acaba por ser o fio condutor. Também referiu que muitas vezes o título acaba por ser ligeiramente adaptado ou alterado, influenciado pelo curso que a escrita vai tomando.

Foi uma "conversa" muito agradável, com uma participação muito activa e mesmo pró-activa da plateia com o Escritor e com a própria Mesa, que contou com a presença da Vereadora da Educação - Jaqueline Areias, do escritor Valter Hugo Mãe e da professora Catarina de Brito, amiga do Escritor e docente em Esposende.

MF

Sem comentários: