sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE INAUGUROU BIBLIOTECA ESCOLAR DE CURVOS


Sessão Solene presidida pelo Senhor Presidente da Câmara

Presidente da Câmara e restante comitiva na chegada à Escola

Biblioteca repleta no momento das intervenções

Presidente da Câmara a assinar o Livro de Honra da Biblioteca

Presidente da Junta de Curvos a assinar o Livro de honra
Drª Carla Tavares, representante da DREN a assinar o Livro de honra

Alunos a cantar os Parabéns na sala polivalente

Presidente da Câmara e demais convidados misturaram-se com as crianças

Beberete no refeitório do Jardim de Infância

Mário Fernandes à Esposende tv

Biblioteca Escolar de Curvos

Biblioteca Escolar de Curvos

Drª Luísa Responsável pela Biblioteca Municipal

O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Esposende inaugurou a Biblioteca Escolar de Curvos, na Escola EB1/JI de Curvos.

A sala foi pequena para tão significativo número de pessoas presentes. A cerimónia iniciou-se com o descerrar da placa evocativa da inauguração que contou com Presidente da Câmara e Presidente da Junta de um lado e representante do Ministério da Educação (DREN) e o Director do Agrupamento Vertical de Escolas António Correia de Oliveira.

Seguiram-se as intervenções. Em primeiro lugar falou o Prof. Neiva – Director do Agrupamento que falou dos objectivos do Agrupamento e da importância da leitura e dos livros na educação no crescimento e na aprendizagem dos alunos. A Dra Carla Tavares da DREN, realçou a aposta do Ministério neste tipo de equipamento de qualidade e mostrou-se disponível para apoiar outros projectos como este.

Mário Fernandes, deu as boas vindas, saudou e agradeceu a presença de todos.
Presidente da Câmara Municipal de Esposende
Vereadoras
Representantes do Ministério da Educação (DREN)
Responsável Concelhia pela Rede de Bibliotecas Escolares
Responsável da Biblioteca Municipal
Coordenador da Escola e restantes Professores e Educadoras
Arcipreste e Pároco de Curvos
Presidente da Associação de Pais (APEC)
Demais responsáveis de instituições presentes
Convidados, Curvenses, meninas e meninos
Este é um momento muito especial, não pelo acto em si, mas pelo que o mesmo significa, ou seja algo de importante é colocado ao serviço da comunidade. Neste caso estamos perante um magnífico espaço de cultura de saber e de conhecimento. Esta Escola merece, pois tem promovido e muito o gosto pela leitura e pelos livros, com a realização de várias acções como o projecto Ler+ e os concursos de leitura. Na era em que vivemos com as novas tecnologias, como a Internet, não podemos descorar o contacto directo e pessoal com os livros, as revistas, os jornais e outro tipo de publicações. Que esta Biblioteca de cariz do primeiro ciclo rapidamente evolua para uma maior diversificação no sentido de poder servir alunos de outros ciclos e da própria comunidade e que lhe seja dada utilização. Aos pais e encarregados de educação deixo o convite para que visitem esta bonita e acolhedora Biblioteca. A Junta de Freguesia já se disponibilizou para garantir a abertura da Biblioteca ao Sábado uma ou duas vezes por semana. Às meninas e meninos desta escola, que têm andado radiantes e curiosos, espero que gostem e que aproveitem bem este espaço. Quero agradecer ao Senhor Presidente da Câmara e à Senhora representante do Ministério da Educação, bem como a todos quantos contribuíram para tornar numa realidade, aquilo que para nós Curvenses era um sonho. A Freguesia de Curvos merece e sabe agradecer, por isso o meu e o nosso muito obrigado.

A encerrar as intervenções discursou o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Esposende, que agradeceu à representante do Ministério da Educação e referiu a sua alegria na inauguração de mais este equipamento na Freguesia de Curvos. Lembrou que esta é a décima terceira do Concelho e que o seu objectivo é concretizar a cobertura de todo o concelho. Referiu-se à importância da leitura e dos livros na educação das nossas crianças e o importantíssimo papel dos pais. Encerrou agradecendo a todos os que contribuíram, DREN, Biblioteca Municipal, Agrupamento, Escola e Junta de Freguesia de Curvos.

A terminar, um grupo de alunos do quarto ano leu vários poemas, muito bonitos e dedicados à temática da leitura. De seguida dirigiram-se para a sala polivalente onde foram apresentadas algumas dramatizações terminando com um “Parabéns” especial, com letra adaptada ao momento. No final houve ainda lugar a um beberete oferecido pela Junta de Freguesia.

Os Curvenses aderiram em massa e encheram por completo as instalações da Escola, aplaudindo sempre as intervenções das personalidades presentes bem com as actuações das crianças.

Obrigado a todos, em especial ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Esposende - João Cepa!

MF

Sem comentários: