sábado, 29 de janeiro de 2011

FRONTALMENTE CONTRA A DEMISSÃO DO MINISTRO DR. RUI PEREIRA

EM TOTAL DESACORDO COM A OPINIÃO DOMINANTE!

Eu discordo que se peça a demissão do Ministro da Administração Interna. E discordo essencialmente por duas razões: Em primeiro lugar porque em meu entender, as duas razões que podem levar à demissão de um governante, são: O pedido de demissão, pelo próprio, sempre que verifique que já não reúne as melhores condições para o desempenho de tão importante cargo, ou quando for demitido por quem o nomeou (neste caso pelo Primeiro), pelas mesmas razões, ou seja, por falta de confiança na sua acção ou nas suas capacidades.

Em segundo lugar, porque a saída deste Ministro (ou de qualquer outro) não iria resolver nada! O problema está a montante, em quem dita a politica de governação! Alguém acredita que algum Ministro faz algo contra a vontade e sem a aprovação do seu líder? Eu, que também tenho alguma experiência governativa (embora numa escala totalmente diferente e sem qualquer comparação), não acredito e muito mau seria se isso acontecesse.

Resta-me ainda, opinar sobre o caso concreto da falha do Cartão do Cidadão, nas últimas Presidenciais:

E aqui, também discordo das opiniões dominantes!

É verdade que a falha do sistema (informático) não deveria nunca ter acontecido. De qualquer forma, bastava que houvesse uma falha da energia eléctrica, uma avaria nas linhas telefónicas, ou algo semelhante, para que o sistema se fosse a baixo! Digo isto para afirmar que há efectivamente uma enorme quota-parte de responsabilidade dos Portugueses (e não, não me refiro aqui ao facto de terem eleito estes governantes), pois não se compreende que alguém que deseje (mesmo) Votar, deixe para o próprio dia da Eleição, o esclarecimento do local onde o poderá fazer.

Quem pretendia mesmo Votar, que me desculpe, mas teve muito tempo para se informar (e tinha essa obrigação cívica) e inúmeras formas de o fazer gratuitamente (através de sms, de e-mail, por telefone, nas Juntas de Freguesia, nas Câmaras Municipais, nos sites do Stap, da Dgal, no Sigre, etc., etc.), conforme amplamente noticiado. Mais uma vez se verificou uma actuação "bem à portuguesa", de deixar tudo para a última da hora e se algo não correr bem, arranjam-se logo culpados, mas nunca nós próprios!!!

A saída de um Ministro não é a solução para nada, nem tão pouco para os enormes e gravíssimos problemas do País: Isso já só se resolve com uma mudança total de politicas (só possível com novos protagonistas, digo eu) que possam dar um novo impulso à economia, que criem emprego, que restituam a confiança aos Portugueses e que credibilizem Portugal perante os outros Estados e perante os Mercados!

MF

Sem comentários: