sábado, 8 de janeiro de 2011

CASA DA JUVENTUDE DE ESPOSENDE ACOLHEU WORKSHOP SOBRE BRAILLE


A Câmara Municipal de Esposende organizou um encontro em formato de “workshop”, esta terça-feira – dia 4, na Casa da Juventude de Esposende.


Este Encontro vem no seguimento de um Protocolo assinado entre o Município de Esposende e a Delegação de Braga da ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), com vista à inclusão e integração das pessoas com deficiência visual do concelho de Esposende. A acção decorreu na Casa da Juventude e destinou-se a pessoas com deficiência visual e familiares, profissionais das áreas da acção social, educação e saúde e à população em geral, tendo sido ministrada por Paula Amorim e Celso Fernandes, da ACAPO.

Segundo os Censos de 2001 (de há dez anos), viviam cerca de 89 pessoas cegas no nosso concelho. Com os Censos que se deveráo iniciar já no próximo mês "Censos 2011" já vamos poder ter um conhecimento actualizada desta e de muitas outras realidades.

Na sessão de abertura, a Vereadora da Acção Social da Câmara Municipal de Esposende – Eng.ª Raquel Vale salientou a importância da iniciativa e alertou para a necessidade de uma crescente utilização e qualificação do Braille, como único sistema de leitura universal das pessoas com deficiência visual. A Senhora Vereadora referiu ainda que a política de Acção Social definida pela Autarquia se tem traduzido através de várias medidas integradas, que pretendem promover a inclusão social e a melhora da qualidade de vida da população, reforçando a sua intervenção com a implementação do Projecto Concelhio de Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social, que se tem revelado como meio congregador de esforços entre o Município e as diversas instituições com responsabilidades na área social do concelho.



A Junta de Freguesia de Curvos também esteve presente (como habitualmente) e faz um balanço muito positivo deste encontro, que contou com a presença de várias dezenas de pessoas.

MF

Sem comentários: