sábado, 30 de janeiro de 2010

A SEMANA EM REVISTA

Objectiva... mente;
uma imagem da semana!

ESPOSENDE 2000 APRESENTOU “ESPOSENDE EM MOVIMENTO 2010”
A Esposende 2000 – Empresa Municipal, apresentou esta semana, na Casa da Juventude, o programa “Esposende em Movimento” para este ano de 2010. Esta cerimónia foi presidida pelo Vereador do Desporto – Prof. Rui Pereira e contou com a presença do Prof. Carlos Mota do Sector do Desporto da Câmara Municipal de Esposende. Estiveram também presentes, enquanto convidados, três atletas de renome nacional: Fernanda Ribeiro (atleta olímpica) natural de Penafiel, mas agora com casa em Esposende, segundo a própria referiu, e os Esposendenses Paulo Gonçalves (motociclista/Motard no Dakar) e Teresa Portela (Canonista que esteve nos Jogos Olímpicos de Pequim). Este programa, desenvolvido em colaboração com as Juntas de Freguesia e com as associações desportivas do concelho, vai já para a IV Edição, e tem mobilizado alguns milhares de participantes. Gostei da forma como foi feita a apresentação do programa, assim como das questões colocadas pela assistência! Curvos, espera o “Esposende em Movimento” no mês de Dezembro com as actividades “MAGIA DE NATAL E CAMINHADA PELA CASCATA”. Apareçam por Curvos sempre que possam, pois vão gostar!

AVIÃO CAIU AO MEDITERRÂNEO
Avião caiu no Mar Mediterrâneo, cinco minutos depois de ter levantado voo do aeroporto de Beirute no Líbano. Morreram todos os 90 ocupantes do avião.

JOGO PELO HAITI
Benfica All Star – Zidade, Figo e companhia – Realizaram um jogo no Estádio da Luz, para angariar fundos, para ajudar o Haiti. Segundo dados divulgados a iniciativa terá rendido mais de 500 mil euros.

ORÇAMENTO DE ESTADO COM APROVAÇÃO GARANTIDA
O "Orçamento de Estado" para este ano de 2010, já tem aprovação garantida, depois do acordo entre os partidos de direita e o Governo do Partido Socialista. O CDS/PP e PSD já anunciaram que se vão abster, para viabilizar este Orçamento de Estado. Que rico Orçamento este, que satisfaz(?) toda a gente! Senão vejamos: Satisfaz o nosso PR que vê ser atendidos os seus apelos, feitos há tempos e pode assim dedicar-se à sua eventual recandidatura; O CDS e o PSD estão satisfeitos, porque, dizem que assim deram a sua preciosa ajuda e contribuíram para a estabilidade governativa. O PS também está satisfeito, pois assim pode gabar-se de ter mostrado todo o diálogo e abertura (não sei como nem em que). Mais: Os Partidos de esquerda estão satisfeitos, porque não tendo sido ouvidos, estão livres para criticar e para dar o seu apoio a todo o tipo de greves ou quaisquer outras lutas; O PS pode ainda, se a “coisa” correr para o torto, vir a todo o tempo dizer que a culpa é do CDS e do PSD, pelas alterações que sugeriram e que o PS foi obrigado a introduzir, mas sempre contra vontade. O CDS e o PSD, neste caso, de cenário negro, virão certamente a terreiro dizer que este não era o seu Orçamento e por isso a culpa é todo dos Socialistas! Depois de analisar superficialmente o Orçamento, no meu entender, o problema está é na ausência de verdadeiras politicas de emprego e de incentivo à economia e às empresas. Faltam incentivos à produtividade e empresas pouco produtivas são empresas com pouquíssima competitividade. Isto sim, é o que me preocupa!!! Quando se quer agradar a Gregos e a Troianos (esquerdas e direitas), e ainda por cima se faz um Orçamento para... Inglês ver (agências de rating), a ver vamos, no que vai dar!

ARTESÃO CURVENSE
Fiz uma visita ao atelier/oficina do Curvense Celestino Silva e Esposa Filomena. Magníficos trabalhos feitos manualmente, essencialmente em madeira. Acabou de concluir o mosteiro da Batalha em miniatura. Entre os muitos trabalhos em curso, encontra-se o Salão Paroquial de Curvos, em miniatura e que está a ser construído pelas meninas e meninos do Centro Social de Curvos, que se deslocam ao atelier em horários previamente agendados. Trata-se de uma óptima parceria, que por um lado potencia a divulgação do atelier e dos trabalhos do artista e por outro possibilita a aprendizagem e o gosto dos mais novos pela arte. Eu já tenho vários trabalhos realizados por este casal de artesãos. Vale a pena visitar!

PSP (DE ESPOSENDE) DETIDO A ASSALTAR
O polícia detido esta semana pela Policia Judiciária de Braga, segundo foi noticiado deverá ser natural ou residente no concelho de Esposende, e já exerceu funções numa esquadra do Porto e na Equipa de Intervenção Rápida de uma das divisões da invicta. O elemento policial detido pela PJ presta serviço na PSP há 11 anos e há alguns meses, foi transferido para a esquadra de Vila do Conde. Frequentava um curso de formação de subchefes, na Escola Prática de Polícia, em Torres Novas. Recorde-se que o agente da PSP, natural de Esposende, foi detido, com outros dois homens, após um assalto e sequestro num armazém de roupa, em Braga, é suspeito de integrar um grupo organizado que também se dedicava a roubar droga a traficantes. A arma de serviço terá sido usada nos crimes. Estas sim são notícias lamentáveis, que mancham o nome do nosso concelho.

LIMPAR ESPOSENDE
A Câmara Municipal de Esposende e a Empresa Municipal Esposende Ambiente associaram-se em força a este projecto, a levar a efeito no próximo dia 20 de Março. Óptima notícia! A Junta de Freguesia de Curvos também já se encontra associada e desde a primeira hora.

CÂMARA MUNICIPAL RENOVOU PROTOCOLOS COM JUNTAS DE FREGUESIA
Autarquia de Esposende renova protocolos com Juntas de Freguesia para manutenção de vias municipais. A exemplo de anos anteriores, a Câmara Municipal de Esposende vai estabelecer protocolos de delegação de competências com as Juntas de Freguesia do concelho, para a execução de pequenas reparações e limpeza de vias municipais, durante o ano de 2010, sendo que alguns destes protocolos abrangem também a limpeza de bermas das Estradas Nacionais 205–1 e 305. Não estão abrangidas por estes protocolos as Juntas de Freguesia de Esposende, de Fão e de Marinhas, uma vez que a limpeza da zona urbana é efectuada pela empresa municipal Esposende Ambiente (EAmb).
No total, a Autarquia vai transferir 260 792 euros para as Juntas de Freguesia, sendo que Gandra e Mar vão receber 15 465 euros cada, Rio Tinto 16 122 euros, Gemeses 18 765 euros, Curvos 19 965 euros, Antas e Belinho 20 620 euros cada, Fonte Boa 21 427 euros, Vila Chã 23 170, Palmeira de Faro 25 251 euros, Forjães 28 868 e a Junta de Freguesia de Apúlia 35 054 euros. Considerando a importância das vias secundárias na rede viária municipal e a necessidade de as manter em bom estado, bem como o interesse da população em que as obras e acções de limpeza desses arruamentos decorram no mais curto espaço de tempo, a Câmara Municipal tem vindo a manter esta prática, considerando que a celebração destes protocolos de delegação de competências é bastante positiva, na medida em tem permitido resolver, de forma célere e eficaz, pequenos problemas na rede viária municipal, garantindo também o asseio e a limpeza das vias

ENFERMEIROS EM GREVE
Mais de 90% dos enfermeiros portugueses fizeram três dias de greve, culminando esta Sexta-feira com uma manifestação em frente ao Ministério da Saúde em Lisboa.

JUNTA DE FREGUESIA DE CURVOS ADMITIU NOVOS COLABORADORES
A Junta de Freguesia de Curvos admitiu três novos colaboradores para trabalhos de limpeza e manutenção urbana. A Junta providenciou uma reparação geral do tractor, com revisão mecânica e pintura completas. O reforço e renovação da Equipa e a reparação do tractor e aquisição de novas ferramentas, tem como objectivo dar uma resposta cada vez mais eficaz em todos os trabalhos realizados pela Junta de Freguesia.
Nota:
A imagem seleccionada é do tractor da Junta de Curvos. Seleccionei esta imagem por significar uma nova Imagem, um melhor Ambiente e mais Segurança.

MF

Sem comentários: