terça-feira, 30 de dezembro de 2008

JUNTA DE FREGUESIA DE CURVOS EDITA MAIS UM LIVRO SOBRE CURVOS


PRESIDENTE DA CÂMARA PRESIDIU AO LANÇAMENTO DE MAIS UM LIVRO DE INÊS FARIA SOBRE CURVOS EDITADO PELA JUNTA DE FREGUESIA DE CURVOS
SALÃO NOBRE DA SEDE DA JUNTA DE CURVOS MOSTROU-SE PEQUENO PARA RECEBER TÃO SIGNIFICATIVO NÚMERO DE CURVENSES E DE OUTROS ILÚSTRES VISITANTES

“A riqueza de uma terra não se faz só de investimentos, mas faz-se muito da riqueza das suas gentes, da sua história e do seu património”, assinalou o Presidente da Câmara Municipal de Esposende na cerimónia de lançamento do livro “Perto do Fim – História e Romance com base em Testamentos (1720-1936)”.
João Cepa falava na sede da Junta de Freguesia de Curvos, na sessão de apresentação da obra, da autoria da investigadora e escritora Curvense Inês Faria, uma edição patrocinada pela Junta de Freguesia local e que retrata várias histórias, construídas a partir da pesquisa e estudo, sobretudo de testamentos, mas também de registos paroquiais (nascimentos, casamentos e óbitos), de passaportes e de documentos particulares.
O Presidente da Autarquia felicitou a autora por mais esta publicação – Inês Faria editou em 2003, também com o patrocínio da Junta de Freguesia, o livro “A Igreja, a Terra e os Homens – As visitas pastorais e outros achados em Curvos, Arcebispado de Braga” –, dizendo que “é muito gratificante constatar que ainda existem pessoas que se dedicam a esta matéria”. João Cepa saudou também a Junta de Freguesia pela iniciativa e pela capacidade de apostar neste tipo de iniciativas, sustentando que a Câmara Municipal tem tido também a preocupação de dar recursos às Juntas de Freguesia para esse fim e apoiar projectos de índole cultural. Nesta medida, João Cepa deixou a garantia de que o Município, embora não tenha sido solicitado para apoiar esta edição literária, irá adquirir “um número significativo de exemplares, quer para a Biblioteca Municipal Manuel Boaventura, quer para os respectivos pólos e bibliotecas escolares.

Na resposta, o Presidente da Junta de Freguesia agradeceu o contributo da Autarquia, que possibilitará difundir a história de Curvos e das suas gentes. Mário Fernandes, que assina o prefácio do livro, deu conta do “prazer e honra” da Junta de Freguesia em patrocinar mais uma publicação dedicada à freguesia, na certeza de estar a colaborar “para perpetuar o passado de Curvos, a sua riqueza, o seu património e a tradição das suas gentes”. O Autarca manifestou ainda a disponibilidade da Junta de Freguesia para apoiar iniciativas idênticas, desde que “os trabalhos se mostrem úteis”.

A terminar, Mário Fernandes revelou que a Junta de Freguesia vai doar um euro por cada livro vendido até ao final deste ano, quer desta edição agora apresentada quer da anterior publicação de Inês Faria, a favor da Campanha de Solidariedade a favor da Jessica, uma menina de Curvos que sofreu uma intervenção cirúrgica.

À autora coube a apresentação da obra “Perto do Fim – História e Romance com base em Testamentos (1720-1936)”, que publicou “por amor à terra”, sendo que, como assumiu, nenhum dos dois livros que editou até ao momento é aquele que iniciou há uma década e que espera editar nos próximos anos.

MF

Sem comentários: