sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

JUNTA DE CURVOS VAI LANÇAR MAIS UM LIVRO NO PRÓXIMO DOMINGO DIA 21 ÀS 10H30

DOMINGO - DIA 21, ÁS 10H30, NO SALÃO NOBRE DA SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA DE CURVOS
Prefácio
A divulgação do património da Freguesia, nomeadamente o cultural, é uma das preocupações e uma das prioridades da actual Junta de Freguesia de Curvos.
Divulgar para dar a conhecer, divulgar para enriquecer e divulgar para ensinar.
Esta publicação, da autoria da investigadora e escritora Curvense, Inês Martins de Faria, visa dar a conhecer os usos e costumes de muitas famílias de Curvos, de um período concreto, compreendido entre 1720 e 1936.
Trata-se de um livro de leitura extremamente fácil e muito agradável, com base na pesquisa e estudo, sobretudo de testamentos, mas também de registos paroquiais – nascimentos, casamentos e óbitos – de passaportes e de documentos particulares.
É um livro com base científica, com um excelente “casamento” entre a história verídica e um suave toque de romance, composto por onze capítulos, com uma ou duas histórias no final de cada um deles.
A historiadora consegue motivar-nos e cativar-nos, quer pela investigação, quer pelo romance, e falando-nos de lugares bem concretos, famílias bem conhecidas e de acontecimentos e histórias curiosas, que nos tocam e nos marcam.
É interessante ler histórias de casas e famílias nossas conhecidas como, a Casa do Casal, a Casa do Souto, a Casa do Rio, a Casa dos Adrianos, a Casa da Quinta da Rateira e muitas outras.
Das magníficas histórias que este livro nos conta, aproveito para salientar uma das mais curiosas, intitulada ‘’Solteira e virgem a crédito’’, que se terá passado na segunda metade do séc. XVIII, em Vilar, em que ficou combinado, entre pais e filha, que esta ficasse solteira e virgem, a troco de setenta e quatro mil reis... Era natural, numa família, que os filhos acabassem por sair e os pais preparavam a velhice deles, garantindo, assim, a companhia daquela filha no fim da vida…
É isto! São histórias interessantíssimas como esta, que nos farão ler e, um dia, reler este livro, para assim recordarmos um pouco da história e do passado das gentes de Curvos.
Depois do primeiro livro da Dr.ª Inês Faria, sobre Curvos – “A Igreja a Terra e os Homens – As visitas pastorais e outros achados em Curvos, Arcebispado de Braga” – editado em 2003 por esta Junta de Freguesia, registo desde já, todo o prazer que para nós constitui a publicação de “Perto do Fim. História e romance com base em testamentos, 1720-1936”, e deixo também a promessa de que estaremos disponíveis para editar o terceiro livro desta escritora, sobre Curvos, que versará sobre Os Nascimentos, os Casamentos, os Óbitos, e a Emigração em Curvos. Ao mesmo tempo que se dignifica Curvos e as suas gentes, contribui-se também para a História de Portugal, pela comparação que se torna possível com outras localidades.
É assim, com publicações como esta, que enriquecemos o nosso património: investigando, estudando e publicando! Quanto melhor conhecermos o passado de Curvos melhor preparados estaremos para construir e desenvolver a nossa terra: CURVOS!
Presidente da Junta de Freguesia de Curvos
MF

Sem comentários: