terça-feira, 22 de julho de 2008

ABERTURA DO II ENCONTRO DA FAP ESPOSENDE

II ENCONTRO DA FAP ESPOSENDE
EB 2/3 MARINHAS 30-05-2008 18H

Boa tarde a todos!


Caríssimos;

Dr.ª Emília Vilarinho – Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Esposende
Dr. Joaquim Marques de Oliveira – Instituto das Comunidades Educativas
Dr. Albino Almeida – Presidente da Confap – Confederação Nacional das AP’s
Dr.ª Fátima – Directora desta Escola – EB 2 e 3 de Marinhas
Prof. Losa Esteves – Presidente da Junta de Freguesia de Marinhas
Toda a Equipa da Câmara Municipal, chefiada pelo Dr. Diogo Zão
Dr. Carvoeiro – Presidente da Assembleia-Geral da FAP
Caros Colegas da FAP
Caros Colegas das Associações de Pais deste Concelho
Caríssimas Mães, Pais e Encarregados de Educação

Obrigado a todos pela Vossa presença neste II Encontro, que esperamos venha a corresponder às elevadas expectativas, por todos criadas.

Como presidente da Federação das Associações de Pais deste concelho – cargo que exerço com um enorme sentido de responsabilidade; Quero começar por saudar a Câmara Municipal, pela realização de mais um FORUM DA EDUCAÇÃO, pela decisão de solicitar e obter a sua integração na Rede Portuguesa das Cidades Educadoras e ainda pela forte aposta que tem feito na Educação.

O título de MUNICIPIO EDUCADOR, é na minha óptica, bem merecido, porque o Município de Esposende, cedo percebeu a importância da Educação, para o desenvolvimento da pessoa, enquanto individuo e para o desenvolvimento do próprio Concelho e das suas variadíssimas Entidades e Instituições, no tocante à criação de maça critica, para o dinamismo, para o desenvolvimento e para a própria liderança de projectos de mais valia para o nosso Concelho.

Temos que reconhecer, porque efectivamente é do nosso conhecimento, que o Concelho de Esposende tem hoje um Parque Escolar de excelência, com edifícios novos, ou requalificados praticamente em todas as Freguesia do Concelho. Bem sei que há ainda projectos em curso, como o do novo Centro Escolar de Esposende, já em construção e dos futuros Centros Escolares de Fão e de Marinhas, esses ainda em projecto, mas que esperamos ver concretizados muito em breve.

Senhora Vereadora, aproveitando a sua presença aqui, permita-me que lhe diga o seguinte: A Câmara Municipal de Esposende e a Senhora Vereadora da Educação, podem continuar a contar com os pais e encarregados de educação e com as Associações suas representativas. Permito-me ainda dizer-lhe que os pais deste concelho terão sempre uma presença atenta e reivindicativa. Seremos os primeiros a exigir, a reivindicar, e a criticar se necessário for, mas também estaremos na fila da frente para ajudar, para agradecer, e para louvar tudo aquilo que virmos bem feito. Para nós a Educação deve ser vista sem qualquer dúvida, como um investimento e nunca como uma despesa.

Associada a esta aposta nas Edificações e edifícios, é necessária uma aposta nas pessoas e aí nós, temos certamente um papel importantíssimo a desempenhar. Quando digo nós refiro-me em grande medida, aos pais e encarregados de educação. Devemos participar activamente na vida das nossas escolas, para que estas sentindo o nosso apoio, alcancem a excelência do ensino, que todos desejamos, para os nossos filhos.

Há já hoje, uma consciência colectiva para o trabalho em parceria. É isso que os vários actores, das Comunidades Educativas devem procurar: Um verdadeiro Partenariado.

Aquilo por que verdadeiramente temos todos que lutar é por uma educação ao serviço de todos, universal, e de qualidade.
É preciso que os pais não se demitam das suas responsabilidades de pais e de primeiros educadores dos seus filhos. Se reparamos bem, a Escola e a Família são os dois primeiros contextos educativos e socializadores em que a criança vive e servem de referência à vida em sociedade. Apesar de compartilharem a tarefa de preparar crianças e jovens para a vida socio-económica e cultural, são sistemas com funções distintas nos objectivos de ensinar. Temos a educação formal, a educação não formal e ainda a educação informal.

Todos somos agentes educativos, voluntária ou mesmo involuntariamente, não terá sido por acaso que a Câmara chamou ao seu Seminário “EDUCAR AO LONGO DA VIDA”.

Há o período antes da Federação e a actual realidade, já com a Federação.

Nesta primeira fase temos tido uma actuação focalizada essencialmente no apoio às Associações existentes e na colaboração da criação de AP’s em todos os Estabelecimentos de Ensino, ou pelo menos em todas as Freguesias do Concelho de Esposende.

Logo que esteja atingido este objectivo, de uma AP’s em cada estabelecimento de Ensino – benéfica para a escola e para o próprio sistema de ensino, será necessário actuar ao nível das consciências, ao nível da mobilização, ao nível da criação de parcerias, etc., etc.
MF

Sem comentários: