quinta-feira, 14 de abril de 2016

À CONVERSA COM SUSANA INÊS JOVEM ESCRITORA ESPOSENDENSE



SUSANA INÊS, JOVEM POETA ESPOSENDENSE JÁ EDITOU 3 LIVROS. A “ANTOLOGIA DO SILÊNCIO” É O SEU MAIS RECENTE LIVRO

“A escrita é a minha paixão, uma extensão e uma catarsis de mim mesma… A música é a minha inspiração… Se fosse pelo dinheiro, não tinha seguido uma profissão na área social… Sei o que é sentir Saudade… Gostava de trabalhar no meu país, junto das pessoas que amo… Esposende é o meu espaço de eleição…”

Susana Maria Rodrigues Catarino Inês nasceu no dia 5 de março de 1987. É natural da freguesia de Fonte Boa e é filha de Manuel Catarino Inês, falecido há um ano e meio e de Maria Elvira Rodrigues Catarino, aposentada. Tem dois irmãos. A Manuela e o Ricardo.
O seu percurso escolar iniciou-se na escola primária de Fonte Boa, passou por Apúlia e pela Escola Henrique Medina em Esposende. Frequentou o ensino superior no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde em 2010, concluiu a licenciatura em Gerontologia Social. O estágio curricular realizou-o na Câmara Municipal de Esposende mais propriamente no Serviço de Acção Social. A partir dai a que foi um problema. A procura de trabalho foi uma constante e os trabalhos encontrados tiveram sempre como principal caraterística um carácter transitório. Depois de passar por dar Formação na área Social em Associações como ACICE e ACIB, também trabalhou em lojas de vestuário e do muito voluntariado que foi fazendo, não lhe restou alternativa. Havia que procurar trabalho fora de Portugal, porque o país não está a ter capacidade para garantir trabalho para os seus jovens, em especial se estivermos a falar de jovens com formação superior e grande competência.
A Inglaterra foi o primeiro alvo, até pelo facto de saber que se trata de um mercado com um forte potencial de empregabilidade de estrangeiros com competências nas áreas sociais e da saúde. Havia que não desperdiçar a primeira oportunidade, apesar de ser na área da restauração. “No ano de 2014, contra a minha própria vontade, acabei por emigrar. Entrei no “Costa Café” e rapidamente cheguei a «manager». Acabou por ser uma experiência enriquecedora que me abriu portas neste grande mercado. Entretanto continuei à procura e lá consegui arranjar trabalho numa clínica privada de cuidados paliativos, a “Fourseasons UK”. No passado dia 30 de março comecei um novo desafio, agora num hospital público, o “ST Jonh’s Wood and Elisabeth Hospital, como assistente de cuidados de saúde, na unidade paliativa e de Oncologia.

SUSANA, VAMOS FALAR UM POUCO DE TI, DOS TEUS GOSTOS
GOSTAS DO QUE FAZES?
“Gosto e muito da Área Social, pensar que posso contribuir com o meu trabalho para uma maior Justiça e Inclusão Social, nomeadamente, no que toca  à área da Gerontologia Social a qual se direciona para os nossos idosos. Se fosse pelo dinheiro não tinha vindo para a área social. Nunca mais me esqueço que tive uma professora na universidade que nos dizia: Nunca pensem chegar a ricos. Se quiserem vir a ganhar muito dinheiro mudem de curso.”
EM QUE OCUPAS OS TEMPOS LIVRES?
“A viajar e a caminhar ao som de música, são o meu combustível para a criação poética. Estar sozinha. A música é a minha inspiração.”
E HOBBYS?
“Escrever e viajar.”
JÁ SABEMOS QUE GOSTAS DE ESCREVER. E DE LER? QUAIS SÃO OS TEUS ESCRITORES E LIVROS DE ELEIÇÃO?
“O meu ídolo é Fernando Pessoa. Gosto de ler poesia de David Mourão Ferreira, Sophia de Melo Breyner e Miguel Torga e adoro escritores ingleses, os mais clássicos na Poesia Shakespeare, William Butler Yeats.
UM LIVRO?
“O Senhor dos Anéis – de JRR Tolkien.”
UM DESPORTO?
“Futebol. Cheguei a jogar na equipa feminina de Fonte Boa.”
E GINÁSTICA? COSTUMAS FREQUENTAR O GINÁSIO?
“Frequento. Na Inglaterra até ganhei o desafio do mês, com 70 squash’s num minuto.”
E MÚSICA?
“A MÚSICA É A MINHA… INSPIRAÇÃO. O MEU INSTRUMENTO FAVORITO É A GUITARRA.”
QUANDO É QUE COMEÇASTE A ESCREVER?
“Comecei a escrever ainda muito jovem. Acabei por editar o meu primeiro livro no ano de 2011.
QUAL FOI O TEU PRIMEIRO LIVRO?
“A MENINA FEITA MÚSICA.”


QUAL O GÉNERO DE ESCRITA QUE MAIS TE CATIVA?
“A Poesia”
QUAL É O TEU SONHO?
“Visitar a Austrália e a Nova Zelândia.”
QUAL É CONSELHO QUE DÁS AOS JOVENS PORTUGUESES QUE TIRAM UMA LICENCIATURA E NÃO CONSEGUEM TRABALHO EM PORTUGAL?
“Acreditem nas vossas capacidades. Não se deixem levar pelo clima de desânimo e não estejam à espera do messianismo.”
COMO TE TENS SENTIDO NESTA TUA AVENTURA NA INGLATERRA?
“Os últimos tempos têm sido de um intenso desafio para mim. Recentemente perdi quatro pessoas muito próximas e isso mexeu muito comigo. O meu pai, a minha avó e o meu avô e ainda uma senhora que foi a minha ama, quando criança.”
REALMENTE PIOR ERA IMPOSSÍVEL. ACRESCE AINDA O FACTO DE TERES TIDO A NECESSIDADE DE EMIGRAR DEIXANDO CÁ A TUA MÃE. COMO É VIVER LÁ FORA?
“Sei o que é a saudade. Apesar desta experiência em Inglaterra ter-me e tem-me enriquecido e amadurecido imenso a vários níveis, o que eu gostava mesmo era poder trabalhar cá e estar com as pessoas que amo.”
QUANTOS LIVROS JÁ PUBLICASTE? QUAIS?
Já publiquei três livros;
A MENINA FEITA MÚSCIA, em 2011.
A SEMENTE FEITA PALAVRA, em 2013.
ANTOLOGIA DO SILÊNCIO, em 2015.
QUE TITULO VAI TER O TEU PRÓXIMO LIVRO?
”CINÉTICA DA ALMA”
QUAL FOI O LIVRO QUE MAIS PRAZER TE DEU ESCREVER?
”TODOS”
E O QUE OBTEVE MAIOR SUCESSO?
“ANTOLOGIA DO SILÊNCIO”
SE TIVESSES QUE DIZER O QUE É PARA TI UM LIVRO, O QUE É QUE DIRIAS?
”Honestamente já escrevi várias poesias abordando essa questão, porém um livro para mim é uma coletânea de silêncios tão ruídosos como melodiosos na Alma, ou seja, um livro fala do espírito e da natureza humanas e é capaz de as eternizar ao longo dos tempos”
E TU COMO É QUE TE DEFINES A TI PRÓPRIO? ESCRITORA, POETA, TROVADORA?
“A meu ver ainda julgo uma pretensão denominar-me de tal, mas sim aspirante a Poetiza, o meu percurso é ainda muito longo e necessita de maturação e sabedoria, os quais não se alcançam somente por meio de inteligência como também por muito espírito de sacrifício, humildade e claro de experiência de vida e conhecimento do mundo e só se aprende viajando e vivendo outros “mundos”!
ACHAS QUE O APOIO DO MUNICIPIO DE ESPOSENDE À CULTURA TEM SIDO SUFICIENTE?
”Penso que no meio local em que Esposende se insere a resposta é muito positiva, a exemplo disso, sempre me senti apoiada pelo município no que toca à publicação dos meus livros”
E O APOIO AOS JOVENS AUTORES?
”Como referi acima penso que sim, temos ótimos escritores e tenho conhecimento de serem levadas a cabo diversas inciativas de vários teores culturais, ao longo do ano no nosso município”
HÁ MUITO QUE VENHO A SUGERIR A CRIAÇÃO DE UM “PRÉMIO LITERÁRIO MUNICIPAL”. JÁ FOI PROMETIDO MAS PARECE TARDAR EM SER APLICADO. ACHAS QUE É IMPORTANTE CRIAR ESTA DISTINÇÃO PARA AUTTORES CONCELHIOS?
”Penso que é uma iniciativa encorajadora para todos os autores, no entanto, na minha opinião a Arte é algo que só existe na sua essência pois é um ato de liberdade e espontaneadade humana, os autores escrevem pelo puro prazer de criar arte e isso sim é o mais importante!”
BEM, VAMOS AGORA FALAR UM POUCO DA NOSSA TERRA. O QUE PENSAS DA CIDADE E DO CONCELHO DE ESPOSENDE?
”Esposende é o meu espaço de eleição, é uma cidade pequena em dimensão mas enorme em beleza, as nossas praias são lindas, há qualidade de vida em termos de espaços naturais e organização territorial e tem proximidade com as cidades do Porto, Viana do Castelo, Braga, Guimarães, Barcelos que também adoro, portanto está perto de tudo o que aprecio”
E DO ATUAL MOMENTO POLITICO EM PORTUGAL?
”Portugal neste momento está num momento da sua história menos positivo e isso reflete-se na gigante emigração, principalmente dos jovens. Pelo menos visto a partir do Reino Unido há a consciência da instabilidade política, económica e social que se vive. Mas há que valorizar o nosso país e acreditar que tudo irá melhorar”
O QUE ACHAS DESTA VAGA DE REFUGIADOS?
“No Reino Unido vêem-se cada vez mais refugiados ou sem-abrigo nas ruas e isso a mim sempre me causou muita confusão, fico sempre muito sensibilizada e fere-em por dentro, no entanto, tenho consciência que um país sendo sobrelotado de refugiados, não é de todo bom sinal e não se pode albergar toda a gente, sendo esta população não activa, isso leva os países à banca rota. Poré, confesso que a política não é o meu forte, mas há coisas que são lógicas!”
ENQUANTO ESCRITORA, ONDE ESPERAS CHEGAR?
“Enquanto escritora espero ser sempre eu mesma, espontânea, natural, sempre leal aos meus valores, emoções e inspirações/aspirações poéticas. Simplesmente tenciono continuar escrevendo à medida que vou viajando e descobrindo o mundo por minha inciativa, bem como pela mão dos espaços e das gentes com quem vou travando experiências”
ESPERAS UM DIA VIR A “VIVER” DA ESCRITA?
“Penso que não. A escrita é uma paixão, uma extensão de mim mesma, escrevo porque me está na natureza escrever, é uma necessidade natural, todavia, não o faço por aspirar a ganhar dinheiro através da escrita”
O QUE É QUE SENTES QUE AINDA TE FALTA FAZER?
“Essa questão é algo em aberto, existem muitas coisas ainda por fazer, uma lista infindável, no entanto conhecer o mundo para o poder “escrever” à luz da minha imaginação, viajar e escrever são duas grandes coisas a fazer, bem como ingrenar na minha carreira profissional.
TENS UMA PÁGINA NA INTERNET ONDE TENS VINDO A PUBLICAR POESIA EM INGLÊS. PENSAS UM DIA VIR A EDITAR NA INGLATERRA?
“Quem sabe. Se isso se vier a proporcionar, seria um enorme prazer para mim. As pessoas com quem trabalho já sabem que escrevo e que tenho três livros publicados.”
Aqui fica o endereço da tua página: https://susanaines.wordpress.com/
ALGUNS DOS POEMAS QUE POEMOS ENCONTRAR NOS LIVROS DA SUSANA INÊS
Menina feita de Música (1º Livro)
MÚSICA
Só eu sei deste fundo
Que me habita.
Deste profundo êxtase cinzento,
Grave, agudo, esdrúxulo!
Não sei de mim,
Mais ninguém sabe!
Só Alguém me vê caminhando,
Ao longo da matina
E então afasta a cortina de seda,
Que me envolve
No seu encanto,
Manto da minha solidão,
Onde proponho um coração
Vivo de carne,
De sangue, de grito.
Que vibração! Que sentimento!
Eu, a existência, o pensamento…
Ao vislumbrar da Música,
Me oiço cantar…
Os dedos sós e desimpedidos,
Deles em si mesmo gesticulam,
Sem que se saiba!
Nem eles se aperceberam…
Toda ela Música me fascina
E me vive!
Concluo, que afinal,
Sempre aqui viveu e sobreviveu.
SEMENTE FEITA PALAVRA – VOZES [2º LIVRO]
As vozes calam-se,
Quando urge que gritem,
Na liberalidade da sua condição!
A voz foi feita,
Foi-nos dada com musicalidade,
Para que fale,
Quando necessário for,
Sem receios, sem pudor!
A impertinência de uns,
Nas actuais circunstâncias sociais,
Vai afogando a pertinência de poucos!
E é contraditório e irónico concluir,
Que são considerados loucos,
Os poucos que não fazem ouvidos moucos,
À realidade que se circunda,
Diante dos nossos olhos!
Os caminhos enlameados,
Precisam ser novamente trilhados.
A erva daninha que cresce,
Sem precedentes,
Urge ser arrancada
De enxada na mão,
Com força, com convicção!
Permitindo o ressurgimento,
De uma nova condição!
MONÓLOGO 3ºLIVRO “ANTOLOGIA DO SILÊNCIO”
Velejo palavras,
Inesperadas substâncias
Que promovem asas de equilíbrio,
Transportam em si sensibilidades,
Névoas, omitidas sensações
Que ainda transmito…
E faço ideias em claro som
Que na aura se manifestam!
Mergulho nas substâncias inconsciente,
Mas estas me levam até às palavras,
À sua imperfeição que venero
Ao seu resguardo que amo!
E nesta deambulação elas são perfeitas
São belas como a vida que me deram.
Se temos que fazer vida
E olhar para ela como só ela existisse
Há que a ampliar com ornamentos
Que a façam natural,
E o seu braço longitudinal
Uma dilatação de luz e de constelações,
Mesmo que estas só existam
Na própria mente,
A condição humana é muito mais subtil
Do que imaginamos!
A procura é inacabável e complexa
Tão ela distante o quão perto ela esteja!
VOZES 2º livro “Semente feita Palavra”
As vozes calam-se,
Quando urge que gritem,
Na liberalidade da sua condição!
A voz foi feita,
Foi-nos dada com musicalidade,
Para que fale,
Quando necessário for,
Sem receios, sem pudor!
A impertinência de uns,
Nas actuais circunstâncias sociais,
Vai afogando a pertinência de poucos!
E é contraditório e irónico concluir,
Que são considerados loucos,
Os poucos que não fazem ouvidos moucos,
À realidade que se circunda,
Diante dos nossos olhos!
Os caminhos enlameados,
Precisam ser novamente trilhados.
A erva daninha que cresce,
Sem precedentes,
Urge ser arrancada
De enxada na mão,
Com força, com convicção!
Permitindo o ressurgimento,
De uma nova condição!
VAMOS DESVENDAR UM POUCO O TEU PRÓXIMO LIVRO... CiNÉTICA DA ALMA
... SONHOS, ONDE ESTAIS?
Meus, perdidos,
Horizontes de lonjura e àgua,
Bebedouro de Sonhos,
Na antemanhã, onde estais?
Porque esperais o amanhã?
Estou pronta!
Tenho sede!
NOTA FINAL
Conheço a minha cara amiga Susana Inês Há cerca de seis anos. Tive o prazer de estar presente nos lançamentos dos seus três livros. O primeiro, na Casa da Juventude, o segundo em Marinhas e o terceiro em Esposende, na Biblioteca Municipal. Logo que tive acesso à sua primeira publicação, senti estar perante mais uma jovem esposendense com um dom para a escrita, o que se veio a confirmar nos livros que se seguiram.
Tive o prazer de ter a Susana a concorrer ao Concurso de Escrita que promovi em Curvos «Curvos Encantos e Letras Soltas» no ano de 2013. Fiz parte do júri, onde avaliei cerca de uma centena de trabalhos. A Susana apresentou uma excelente coletânea poética alusiva a Curvos e foi premiada com uma Menção Honrosa.
Trata-se de uma jovem com um especial gosto pela leitura e pela escrita e com uma forte vocação social. Uma jovem insatisfeita com o estado de coisas que se vive em Portugal e que se aventurou, à procura de melhores oportunidades, emigrando. Tal como muitos outros jovens licenciados, com grandes competências, teve que partir em busca das oportunidades que o seu próprio país não lhe proporcionou.
A Susana Inês, espera que esta sua estada no Reino Unido seja passageira, contando, um dia, tão breve quanto possível regressar ao seu próprio país, pois como diz “Gostava de trabalhar e viver cá, junto das pessoas que amo”.
O quarto livro intitula-se CINÉTICA DA ALMA e vai ser uma realidade lá para setembro. Há ainda, segundo percebi, o desejo de publicar também na Inglaterra uma versão em inglês.
Susana Inês desejo-te as maiores felicidades e espero ver-te, um destes dias, de regresso ao teu país, para junto dos teus. Um abraço.
Mário Fernandes
09-04-2016







1 comentário:

Anónimo disse...

Fico desde já mais que grata por esta entrevista e tal como diz muitos outros jovens se aventuraram a emigrar, portanto, eu sou mais uma desses jovens! Só devo agradecer o facto de me congratularem pelo meu esforço, tal como muitos.

Um grande abraço e faço votos que apreciem a poesia.
Deveras grata,


Susana Inês