quarta-feira, 20 de abril de 2016

À CONVERSA COM LUÍS ALVES PRESIDENTE DA COOPERATIVA AGRÍCOLA DE ESPOSENDE



LUÍS NEVES ALVES É EMPRESÁRIO AGRÍCOLA E PRESIDENTE DA COOPERATIVA AGRÍCOLA DE ESPOSENDE COM MANDATO RENOVADO ATÉ 2019
“O orçamento da Cooperativa para o ano de 2016 ultrapassa os 12 Milhões de euros… “As vantagens em ser associado estão no acesso a todos os serviços e fatores de produção, assim como na venda dos seus produtos… a agricultura é talvez a atividade que mais verbas faz entrar no concelho e aquela que mais pessoas direta e indiretamente ocupa, pois o número de produtores estimam-se em 700, no Concelho de Esposende, destes, 500 vivem exclusivamente da horticultura.”
Luís Neves Alves nasceu do dia 7 de fevereiro do ano de 1963, na freguesia de Gandra. É casado com Maria Zulmira Afonso Santa Marinha Alves e tem dois filhos. O Luís Carlos e a Ana Rita. O presidente da Cooperativa Agrícola de Esposende é há muito um dos principais empresários agrícolas do nosso concelho. A produção agrícola é hoje uma atividade rentável e no nosso concelho, a produção agrícola é uma das mais significativas atividades económicas.
CARO PRESIDENTE VAMOS FALAR DA COOPERATIVA AGRÍCOLA DE ESPOSENDE
QUANDO FOI FUNDADA A COOPERATIVA AGRÍCOLA DE ESPOSENDE?
“A cooperativa Agrícola de Esposende foi fundada no dia 19 de dezembro do ano de 1952.”
QUEM FORAM OS FUNDADORES?
“Fizeram parte do grupo de fundadores, os senhores António José da Costa Leme; Cândido Pereira Dias Vinha e Carlos Alberto da Silva Vasquinho Roriz Pereira.”
SEI QUE PARA ALÉM DA SEDE TÊM DELEGAÇÕES. ONDE SE SITUAM AS VOSSAS INSTALAÇÕES?
“Instalações da Cooperativa Agrícola de Esposende são propriedade própria em Esposende, em Belinho e em Apúlia:”
Sede: Av. Comendador Francisco Alves Quintas, 1478 – Esposende.
Secção Hortícola: Rua da Cooperativa – Belinho
Uma parcela de terreno de 7 000 m2 na Freguesia de Apúlia.
Em Gandra são arrendadas;
Loja na Avenida de S. Martinho Nº 1 Gandra.
COMO É COMPOSTO O RECÉM-ELEITO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO?
O Conselho de Administração é composto por 5 Administradores;
Presidente – Luís Neves Alves
Vice-presidente: Júlio Balazeiro Amorim Fernandes
Secretário: José Manuel Carreira Gonçalves
Tesoureiro: José Alberto de Azevedo Nogueira.
Vogal: Armindo Silvério da Silva Portela
São eleitos em Assembleia geral da Cooperativa
QUANTOS ANOS TEM CADA MANDATO E QUANDO TERMINA ESTE QUE INICIOU HÁ DIAS?
“Os mandatos são de 4 anos. O atual termina em 2019.”
QUANTOS ASSOCIADOS TEM A COOPERATIVA?
“Temos 1.400 associados inscritos nas várias secções: Aprovisionamentos; Leiteira; Hortícola; OPP/ADS; Gestão; Proteção Integrada; Florestal.”
QUAL É O VALOR DA QUOTA ANUAL?
“O valor da quota de inscrição é de 100,00€ por secção.”
QUANTOS COLABORADORES TEM? COMO TEM EVOLUÍDO NOS ÚLTIMOS ANOS?
“Atualmente temos 36 Colaboradores. Tem diminuído nos últimos anos.”
E VIATURAS?
Temos 13 viaturas ao serviço.
Com equipamento de frio 3 pesados e um ligeiro
Para distribuição/entregas de mercadorias 1 Camião pesado com grua 1 ligeiro e 3 carrinhas de caixa fechada.
Para os serviços de apoio 4 carros ligeiros de mercadorias.
QUAL É O VOSSO ORÇAMENTO ANUAL?
“O orçamento para o ano de 2016 ultrapassa os 12 Milhões de euros.”
QUE PRODUTOS COMERCIALIZAM?
“A Cooperativa comercializa o leite dos produtores de Esposende através da Agros e os produtos hortícolas. Comercializa todo o tipo de fatores de produção necessários aos seus associados, assim como ao público em geral, nomeadamente, rações, adubos, fitofármacos, combustíveis - gasóleos Agrícola e Rodoviário), sementes, equipamentos, etc.”
QUAL É O VOSSO PRINCIPAL MERCADO?
“Colocamos produtos em grandes superfícies, Cashs, restaurantes, Escolas, supermercados, na zona norte, mas também exportamos hortícolas para a Galiza (Espanha).”
QUAL É HOJE A IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA NA ECONOMIA DO NOSSO CONCELHO? É QUE EU ACHO QUE A MAIOR PARTE DAS PESSOAS NÃO TEM VERDADEIRA NOÇÃO DOS NÚMEROS E DAS FAMÍLIAS QUE VIVEM DA AGRICULTURA.
“O Concelho de Esposende produz mais de 20 milhões de litros de leite, que representa uma entrada de dinheiro para o Concelho entre os 6,5 e os 7 milhões de euros por ano.”
FALA-ME EM NÚMEROS AO NÍVEL DA COMERCIALIZAÇÃO DE ANIMAIS
“Em termos de animais, tendo em conta que o efetivo do concelho ultrapassa os 6 000 Bovinos, e entre a venda de vitelos e a de animais adultos estimamos que haja um movimento anual de animais superior a 4000 comercializados por ano. Ao nível de ovinos e caprinos são por volta de 500 (registados).”
QUE MARCAS COMERCIALIZAM?
“A comercialização de produtos hortícolas em termos de toneladas ultrapassa as 4 000 anuais, que gera uma receita de aproximadamente 1.500.000,00€, que poderá representar, somente 10 % do total da produção do Concelho. Como se pode verificar a agricultura é talvez a atividade que mais verbas faz entrar no concelho e aquela que mais pessoas direta e indiretamente ocupa, pois o número de produtores estimam-se em 700, no Concelho de Esposende, destes, 500 vivem exclusivamente da horticultura.”
COMO É QUE ESTAMOS A NÍVEL DA EXPORTAÇÃO?
“A Produção de leite está a atravessar uma fase muito má, com a decida do consumo e a descida do preço do leite, provocaram um corte também nas quotas de produção, que no concelho de Esposende foi da ordem dos 600.000 litros. É urgente fazer qualquer coisa pelo setor e pelo próprio produto, pois produzimos, talvez, o leite com melhor qualidade que anda no mercado e o consumidor acaba por optar por um produto sensivelmente mais barato, mais de qualidade inferior e por vezes de origem de difícil identificação.”
A APOSTA NA QUALIDADE TEM RESULTADO?
“A aposta na qualidade tem sempre resultados, por vezes não se manifestam no imediato, mas estamos convencidos que o consumidor, que hoje é cada vez mais bem informado, acabará por perceber que nem todo o produto é igual e acabará por optar por escolher a qualidade garantida, que é o produto nacional. “
QUAL É A PERCENTAGEM DAS VENDAS REALIZADA DIRETAMENTE AQUI NA VOSSA LOJA?
“As vendas nas nossas lojas são hoje um local de comercialização importante para a venda dos produtos dos nossos produtores. Felizmente são cada vez mais os consumidores a perceber que temos produtos de qualidade a preços muito competitivos. Se juntarmos a estes factos, a contribuição para o desenvolvimento da economia local e a certeza da qualidade e sabor dos nossos produtos, qualquer consumidor que nos visitar, certamente não se arrependerá de consumir produtos do nosso Concelho.”
É NECESSÁRIO SER SÓCIO PARA FAZER COMPRAS NA COOPERATIVA?
“Qualquer pessoa pode comprar na Cooperativa, pois o objeto social da Cooperativa é a comercialização dos produtos dos seus membros e fatores de produção para a atividade agrícola.”
Serviços e Apoio Técnico:
Formação Profissional
Assistência Veterinária
Inseminação Artificial
Contraste Leiteiro
Sanidade Animal
Elaboração das candidaturas às ajudas
Outros de apoio à atividade.
QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE SER ASSOCIADO?
“As vantagens em ser associado estão no acesso a todos os serviços e fatores de produção, assim como na venda dos seus produtos.”
E AS POLITICAS DE OUTROS TEMPOS, COM SUBSIDIOS DA UNIÃO EUROPEIA PARA PLANTAR VINHA E LOGO A SEGUIR PARA ABATER VIDEIRAS E DEPOIS NOVAMENTE PARA VOLTAR A PLANTAR. AINDA ACONTECEU SITUAÇÕES DESTAS NOS DIAS DE HOJE?
“A política de distribuição das ajudas hoje é muito mais restritiva e o controlo é muito mais rigoroso. No entanto no nosso Concelho, nunca houve grandes esbanjamentos pois as ajudas na nossa zona, são importantes, mas não determinantes para a continuidade da atividade. Há uma opinião formada de que os agricultores vivem de subsídios, o que é de todo errado, os agricultores só precisam que lhes paguem o preço justo por aquilo que produzem e o consumidor final, também é beneficiado pelos subsídios, pois caso estes não existissem os preços seriam diferentes, portanto, em última instância quem beneficia do subsídio é o consumidor.”
CONSIDERA QUE O SETOR AGRÍCOLA É HOJE VISTO COMO QUALQUER OUTRO SETOR E LHE É DADA A DEVIDA IMPORTÂNCIA?
“Quanto à importância dada ao setor, penso que atualmente os nossos governantes já prestam mais atenção a esta atividade, talvez seja pelo facto de todas as outras terem fracassado e a agricultura, contra tudo e contra todos continua, talvez seja porque o agricultor é a quele que mais gosta daquilo que faz, por isso o espírito de sacrifício é maior, por isso nunca desiste.”
EU COSTUMO DIZER QUE UM PAÍS SEM AGRICULTURA NÃO TEM FUTURO. CONCORDA COMIGO?
“Efetivamente, um país sem agricultura não tem futuro, não fosse este o setor primário e, o que é primário está na primeira linha das necessidades, então se um país não consegue alimentar as suas necessidades não tem futuro. Se repararmos, todas as grandes economias mundiais, têm agriculturas fortes, isto quererá dizer algo, mas alguns dos nossos governantes ainda não perceberam, pois para podermos subsistir precisamos de apoio, mas não é só de subsídios, mas de políticas que nos apoiem e nos protejam.”
É DO CONHECIENTO PÚBLICO QUE A MAIOR PARTE DOS PEQUENOS PRODUTORES DE LEITE DO NOSSO CONCELHO DESAPARECERAM, RESTANDO APENAS ALGUNS DOS MAIORES. HOUVE UM REDIMENSIONAMENTO DO SETOR? COMO ESTÃO AS COISAS?
“Fruto de algumas políticas, quer ao nível fiscal, quer ao nível de licenciamentos de atividade e outros condicionalismos vários levaram a que muitos pequenos produtores de leite, carne e hortícolas desistissem, pois os entraves eram tantos, que o mais fácil é desistir. Penso que esta pressão sobre a pequena agricultura, nada de bom veio trazer à sociedade, pois acabou com toda uma pequena economia social, que não era propriamente uma fonte de rendimento, mas mais uma ocupação que distraía as pessoas. Se repararmos, as pessoas são mais felizes quando fazem algo, quando contribuem, quando estão ativas, mas como tudo foi feito para as desativar, hoje vemos pessoas isoladas e tristes porque nem sequer têm motivos para sair de casa.”
O FIM DAS QUOTAS LEITEIRAS QUE EFEITOS TEVE NO NOSSO CONCELHO?
“O final das quotas leiteiras, veio baralhar todo um sistema há já muito tempo instituído e, sempre que há mudanças, é necessário um período de adaptação, é esse o período que estamos a viver, adaptação ao novo processo de produção. Também por parte de quem passou a gerir os direitos de produção, foram cometidos alguns erros, pois não conseguiram prever com a eficácia necessária a reação da produção ao novo sistema vigente, originando um excesso de produção muito para além do previsto. Se juntarmos a isto o facto de qualquer país poder produzir livremente e muitos deles em condições mais competitivas, pois têm os custos de produção muito mais baixos que os nossos, agravou ainda mais o problema, porque a distribuição compra onde for mais barato.
COMO É QUE ESTÃO AO NÍVEL DA CONCORRÊNCIA, OU SEJA, PREÇO/QUALIDADE?
Neste momento assistimos a um problema muito grave no setor, pois produzimos talvez o melhor leite e, concorremos com outro que não obedecerá às mesmas regras, quer ao nível higio-sanitário, quer ao nível das regras de proteção ambiental. Julgo que o setor do leite só conseguirá resistir se conseguirmos a ajuda de quatro estruturas importantes: os nossos governos, as associações do setor, a grande distribuição e o consumidor, pois só quando percebermos que todos somos necessários uns aos outros e nos respeitarmos e ajudarmos mutuamente é que o panorama pode mudar, mas isto aplica-se não só à agricultura.”
COMO É A RELAÇÃO COM A AUTARQUIA E O MUNICIPIO?
FOI NOTÍCIA ESTA SEMANA A CELEBRAÇÃO DE MAIS UM PROTOCOLO COM A CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE, DESTA VEZ PARA O COMBATE À VESPA VELUTINA. COMO É QUE SE VAI DESENROLAR ESTE PROTOCOLO?
“Relativamente à relação com a autarquia, temos sido sempre muito bem atendidos e temos alguns protocolos de colaboração, nomeadamente, o centro de compostagem em Belinho e mais recentemente um protocolo para operacionalizar o Plano Municipal de Combate à Vespa Velutina, no Município de Esposende.
Neste momento esperamos da Câmara Municipal, a continuidade do apoio que tem dado no processo de licenciamento das instalações pecuárias, pois este acarreta um grande esforço aos produtores e, para que tudo se resolva da melhor forma o apoio da Câmara é indispensável e essencial.”
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS PARA O ANO DE 2016?
“Fazem parte dos objetivos da Cooperativa, continuar a sua atividade, dinamizando a agricultura e lutando pela defesa dos nossos produtos e dos nossos produtores. Estamos a conjugar esforços no sentido de solidificar a relação da Cooperativa com os seus Associados, mas isto só se consegue quando o respeito e a confiança entre ambas as partes, for a base da estrutura, porque, se não nos respeitarmos nem confiarmos uns nos outros, a estrutura não é sólida. Só unidos conseguiremos o respeito, a força e o reconhecimento daqueles que nos ignoram.”
NOTA FINAL
Mais uma grande entrevista ao responsável de uma das maiores instituições do nosso concelho. Conheço o Sr. Luís Alves há muito tempo, tanto pelo facto de este ser um dos maiores empresários agrícolas do nosso concelho, como e mais ainda, desde que chegou à presidência da Cooperativa Agrícola de Esposende.
Gostei de ser recebido na sede da Cooperativa, de ter esta conversa com o Sr. Luís Alves e de ficar a conhecer muito melhor esta Associação de Agricultores, bem como toda a sua dinâmica e envolvência.
A agricultura é uma das atividades chave do nosso concelho e encontra-se hoje com uma atividade que envolve e dá trabalho a muitas pessoas e que movimenta, como refere Luís Alves, largas dezenas de milhões de euros.
É importante que os responsáveis políticos percebam a importância desta “indústria” e lhe reconheçam um significado especial na economia local.
Caro Sr. Luís uma vez que acaba de ser reeleito para mais um mandato, desejo-lhe a si e a toda a sua equipa, bem como a todos os colaboradores, os maiores sucessos e os melhores negócios para todos os Vossos associados.
Um abraço,
Mário Fernandes
2016-04-16






Sem comentários: