quinta-feira, 28 de abril de 2016

À CONVERSA COM BERTA VIANA ADVOGADA E VEREADORA DO CDS NA CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE



BERTA VIANA, ADVOGADA E VEREADORA DO CDS NA CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE

“…Adoro a vida, viver é para mim um desafio de tolerância, coerência, inteligência, humildade e altruísmo… tenho orgulho em pertencer a esta comunidade… Estou muito grata por todas as vivências e experiências que me proporcionaram e fazem de mim aquilo que Sou… a Assembleia Municipal é o palco por excelência para desempenhar o papel de oposição… O meu projeto não é este, eu defendi um programa diferente, tenho a hombridade de dar condições a quem ganhou para trabalhar, no entanto, empenho-me para que o concelho saia melhor deste ciclo, contribuindo com a minha opinião e saber…”

Berta Filipa Gonçalves Viana nasceu no dia 18 de Abril de 1977. É natural da Vila de Fão, filha de Óscar Viana e de Rosa M.ª Penetra Gonçalves e tem dois filhos, o Fernando Afonso com sete anos e a M.ª Inês com cinco.

O seu percurso escolar iniciou-se na escola primária de Fão em 1982, frequentou a Escola preparatória António Correia de Oliveira em Esposende e a Secundária Henrique Medina. Depois, em 1995, rumou para o Porto onde cursou Direito na Universidade Moderna, tendo terminado a licenciatura com vinte e três anos, no ano de 2000, com catorze valores.

CARA AMIGA, BERTA VIANA. VAMOS FALAR UM POUCO DE SI, DOS SEUS GOSTOS PESSOAIS
COM UMA VIDA TÃO PREENCHIDA E DINÂMICA, A TOCAR TANTOS INSTRUMENTOS, AFINAL O QUE QUE É QUE MAIS PRAZER LHE DÁ FAZER?
Adoro a vida, viver é para mim um desafio de tolerância, coerência, inteligência, humildade e altruísmo. Cada novo dia só faz sentido quando tornámos o dia daqueles que nos rodeiam ou se cruzam connosco num dia melhor. Aquilo que mais me realiza é desencadear reações positivas e melhorar tudo aquilo em que me proponho envolver, assumir e provocar. Arrancar um sorriso de alguém e provocar um abraço.
EM QUE OCUPA OS TEMPOS LIVRES?
Os meus tempos livres são momentos de introspeção que aprendi a criar e consigo provocar a meio das minhas rotinas diárias. Adoro música, teatro e arte, para falar a verdade tenho necessidade do “belo” no verdadeiro sentido da palavra. Sou muito observadora e dou por mim a observar tudo ao pormenor seja lá o que for, a textura de um azulejo, um tecido, uma janela, um rosto um, um sorriso, um sapato e inevitavelmente um comportamento, sem julgamento, tento. A verdade é que observo até o que penso não ter observado mas, mais lá à frente, lá vem a lembrança. Tenho um sentido visual e sensorial muito forte. É inevitável é como respirar. Aprendo muito enquanto observo e amadureço as minhas decisões.
SEI QUE TEM ALGUNS HOBBYS. FALE-ME DELES?
Gosto muito de me relacionar com as pessoas porque é com elas que aprendo e me “vou fazendo” e definindo a mim própria enquanto ser humano. Inacreditavelmente adoro meditar e “pasmar” literalmente a observar a natureza, ouvir uma boa música, cujo registo varia em função do estado de espirito e quando reparo dou por mim a cantar. Nesta dualidade de registo confesso que as campanhas são momento de verdadeira exaustão e êxtase que me fazem ir ao mundo nu e cru e vivenciar in loco a realidade das pessoas. Agora nem tanto, mas há dezasseis anos era chocante fazer uma visita profunda ás freguesias e comparar aquilo que se diz “normal” em cada rua que calcorreávamos, percebendo que havia muitos mundos, muitas vidas e muitos olhares que falavam no meio de realidades indescritíveis.
E AO NÍVEL DA ESCRITA. ESCREVE OU GOSTA DE ESCREVER?
Gosto muito de escrever porque sou muito autêntica e descubro-me nessa atitude. Confesso que não o faço muitas vezes porque sou muito emotiva e as coisas escritas perduram e tornam-se verdadeiras ancoras. Tenho um grande defeito que me inibe que tenho vindo a melhorar, graças a Deus, a olhos vistos, tendo a ser muito exigente comigo, por isso, a escrita é algo de que me vou escampando. Mas como estou de facto a ficar mais tolerante comigo, talvez um dia, com um percurso mais longo, possa vir a fazê-lo porque acho saudável e é sempre uma boa excelente forma de comunicar, recordar e deixar um pouco de nós no mundo. 
SE LHE PEDIR QUE ELEJA UM LIVRO?
Confesso que achei muito interessante o livro “As intermitências da Morte” de José Saramago pela sátira absolutamente genial ao exercício bacoco da politica. Deliciei-me ao lê-lo. Em tempos li muito Mia Couto e Gabriel Garcia Marquez hoje sinceramente prefiro leituras mais espirituais e que me levam a mudar rotinas, comportamentos enraizados e me fazem mais felizes, promovendo em mim mudanças tão simples que são puros milagres. Estou a ler quatro desses livros ao mesmo tempo e gosto.
E AO NÍVEL DESPORTIVO. QUAL É O SEU CLUBE?
Sou uma benfiquista sem apego ou convicção. Na verdade só quis ser do Benfica para contrariar o meu pai, que era um portista ferranho. Mas, como em tudo na vida aquilo que se define por oposição pura não tem uma réstia de convicção e por isso só não sou expulsa, porque não sou sócia e ninguém sabe que sou do Benfica… não ligo mesmo nada.
PRATICA OU JÁ PRATICOU ALGUMA MODALIDADE?
Pratiquei andebol, atletismo e salto em cumprimento. Mas detesto competir e pior detestava que me impusessem a vitória como resultado porque detestava perder, por isso, não continuei, apesar de ter ganho muitas vezes.
 Hoje aprendi que as não vitórias são verdadeiros feitos em função dos meios de que dispomos.
E TEMPO PARA IR AO GINÁSIO?
Confesso que detesto o ginásio, passei e passo muitas horas do dia num ginásio cerebral e psicológico que é o meu escritório. Fora de lá só quero relaxar.
GOSTA DE MÚSICA. QUE TIPO DE MÚSICA APRECIA MAIS?
Gosto muito de bossa nova, jaz, fado, música de banda e orquestra. Não dispenso o cancioneiro português e musica celta que me faz virar em alegria. Não gosto de música “barulhenta” e de desassossego.
COMO É QUE SE DEFINE? ADVOGADA, JURISTA OU POLITICA?
Essencialmente mulher. Ser mulher nessas áreas em que defini a minha existência mais intensa é um grande desafio. A maternidade levou-me a encontrar aquilo que mais desejava e tornei-me muito melhor em tudo. Desde que sou mãe ponho muito amor em tudo o que faço, quero que o mundo seja melhor e procuro com a minha intervenção descarada e empenhadamente melhorar tudo em que me envolvo. Se perceber que não é possível melhorar, desinstalar vícios, comodismo e fazer bem e por bem, saio. O dinheiro nunca foi o meu senhor, as grandes causas sim. E digo Grandes causas e não causas grandes que detesto.
A advocacia para mim é missão. A política é um ato de cidadania e humildade pura.
QUAL É CONSELHO QUE DÁS AOS JOVENS PORTUGUESES QUE TIRAM UMA LICENCIATURA E NÃO CONSEGUEM TRABALHO EM PORTUGAL? COMUNGA DO CONSELHO DO ANTERIOR PRIMEIRO MINISTRO, QUANDO DEU A ENTENDER QUE OS JOVENS FAZIAM BEM EM IR PARA FORA?
Não lido bem com isso, porque eu não conseguiria fazê-lo. Admiro muito quem tem coragem e enfrenta esse desafio. Apesar de ser muito independente tenho necessidade de conhecer bem os caminhos por onde ando e emigrar dar-me-ia uma sensação de desorientação, penso eu. Sinceramente não me imagino.
O concelho que posso dar aos mais jovens é aquele que tomei para mim e que defendo. O mercado tem sempre lugar para os melhores, por vezes não começamos a fazer aquilo que gostamos, ou que achamos que gostamos e temos que ir tendo a coragem de ir para “o mundo”, para o mercado de trabalho, porque quando se é empenhado, responsável e trabalhador o reconhecimento vem. Trabalhei desde muito sedo num café, em supermercados, em lojas de roupa, quando acabei o curso inscrevi-me para ir trabalhar no Lidl mas não fui recrutada, precisava de ganhar dinheiro, depois deixei-me de coisas abri o escritório e enfrentei o mundo e dei tudo de mim.
VAMOS AGORA AO CDS/PP
TERMINADO O SEGUNDO CICLO DE PAULO PORTAS, SEGUE-SE-LHE UMA MULHER NA CHEFIA DO PARTIDO. ACHA QUE ASSUNÇÃO CRISTAS TEM CAPACIDADE PARA RENOVAR O PARTIDO E LEVÁ-LO DE NOVO AO PODER?
Acho que já o fez e manterá muito firme, vivo e forte esse propósito. Será seguramente uma aposta ganha. E fará um percurso brilhante.
QUAL É O SEU RELACIONAMENTO COM A ASSUNÇÃO CRISTAS?
É uma relação de admiração e respeito institucional. Contudo, a Assunção é uma mulher de proximidade, uma hábil conciliadora, muito positiva e com uma capacidade de decisão e perspicácia notáveis. Admiro-a.
FAZ PARTE DE ALGUM ORGÃO DO PARTIDO?
Neste momento sou apenas vereadora e tenho inerência no Plenário Distrital. Confesso que não ambiciono mais. São dezasseis anos de militância ativa e intensa.
JÁ TENDO ESTADO NA ACESSORIA AO GOVERNO NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SABENDO-SE QUE TERÁ GOSTADO DA EXPERIÊNCIA, ESTÁ DISPONÍVEL PARA OCUPAR ALGUM CARGO GOVERNAMENTAL, DA PRÓXIMA VEZ QUE O CDS CHEGUE AO GOVERNO?
Sinceramente adorei a experiencia como assessora do Secretario de Estado Adjunto da Ministra da Justiça, mas mais pelo facto de ter trabalhado em equipa. Lisboa não é de todo o meu registo. Sou uma mulher de afetos, gosto de dizer bom dia a quem passa, ir ao café e cumprimentar as pessoas, conversar e conhecer quem se cruza comigo na rua. Diria sem complexo que o meu registo de felicidade é o autárquico.
E O CDS/PP EM… ESPOSENDE
JÁ TENDO LIDERADO A CONCELHIA EM MOMENTOS DE GRANDE ATIVIDADE, ACHA QUE A ATUAL EQUIPA TEM MOSTRADO A DINÂMICA DE OUTROS TEMPOS?
Cada um faz no seu registo, não me compete julgar, apenas posso garantir que tudo faço para que possam imprimir dinâmica á estrutura, com dignidade e transparência.
A QUE SE DEVE O AFASTAMENTO DE FIGURAS COMO JOSÉ PAULO AREIA DE CARVALHO E JOÃO PEDRO LOPES?
Tanto o Zé Paulo como o João Pedro têm sonhos muito grandes e talvez o contacto com a realidade do CDS de Esposende não tenha sido muito motivadora. O partido não dá realização a ninguém, as pessoas que o integram é que podem dar-lhe notoriedade e respeitabilidade e não o contrário. Acredito que eles ficaram dececionados com a dimensão mas o caminho faz-se caminhando e estão hoje mais do que nunca conscientes disso.
APOIOU ESCRIVÃES NAS ÚLTIMAS EEIÇÕES PARA A CONCELHIA, LISTA QUE ACABOU POR VENCER AS ELEIÇÕES, POR UMA DIFERENÇA DE 4 VOTOS. O CERTO É QUE O ROSTO DO CDS CONTINUA A SER BERTA VIANA. NÃO HÁ AQUI ALGUMA INAÇÃO DO PARTIDO, OU É A SUA PRÓPRIA AÇÃO QUE SOBRESAI?
Reitero, o Partido são as pessoas que o integram. É um fenómeno de reflexo e não de projeção.
VAMOS AGORA FALAR DAS SUAS FUNÇÕES NA VEREAÇÃO NO ATUAL EXECUTIVO MUNICIPAL DE ESPOSENDE
A EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA NO ANTERIOR MANDATO ENQUANTO DEPUTADA NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL TEM-LHE SIDO ÚTIL NA VEREAÇÃO?
Tem sido útil para perceber que a Assembleia Municipal é o palco por excelência para desempenhar o papel de oposição. Tenho saudades, confesso. Tenho saudades das Fartas do Zé Felgueiras, das intervenções do Mário Fernandes, das críticas do Albino Penteado Neiva. Tenho Saudades.
QUAL TEM SIDO O SEU PAPEL?
O meu papel tem sido o de perceber as intenções e permitir que o concelho tire o maior proveito dos projetos que são proposto.
TEM APRESENTADO PROPOSTAS?
As propostas são vistas como uma ingerência em ceara alheia, tenho consciência que quando defendo uma coisa e um projeto isso constitui uma verdadeira ameaça para o seu sucesso. Não lido nada bem com isso e como não pretendo prejudicar ninguém vou acompanhando é certo, mas muito pela sobra, contudo faço-o de forma firme, aberta e leal.
TEM SIDO UM POUCO ACUSADA DE APROVAR TUDO QUE O PSD PROPÕE. ISSO É VERDADE?
As pessoas têm que ser responsáveis e consequentes dão uma maioria absoluta ao PSD e querem que eu faça “Obra”, valha-me Deus.
Dei tudo de mim na minha dimensão, mas o eleitorado não me deu tudo de si á minha candidatura. Os que criticam são os que votaram no PDS e não se reveem neste PSD, porque os meus eleitores mimam-me e respeitam-me muito. Eu sei que muitos me dizem que estou no Partido errado, mas eu sinceramente não acho. Acima dos Partidos estão as pessoas e os valores isso sim é o meu verdadeiro partido.
O meu projeto não é este, eu defendi um programa diferente, tenho a hombridade de dar condições a quem ganhou para trabalhar, no entanto, empenho-me para que o concelho saia melhor deste ciclo, contribuindo com a minha opinião e saber.
COMO CLASSIFICA O SEU DESEMPENHO?
Um empenho genuíno, sério, verdadeiro sem recetividade.
CONSIDERA QUE TEM CONSEGUIDO DESENVOLVER O SEU TRABALHO EM PROL DAS POPULAÇÕES DE UMA FORMA LIVRE?
De forma livre sem dúvida, mas de efeito quase nulo dada a insignificância da minha expressão face ao resultado eleitoral que alcancei.
AS PROPOSTAS QUE APRESENTA COSTUMAM MERECER A APROVAÇÃO DA MAIORIA OU NEM POR ISSO?
Pedem-me para converter em recomendações porque creio têm complexo que seja uma proposta minha e eu não me aborreço, quero é que as ideias sejam acolhidas e trabalhadas em prole da população e comunidade do concelho. Pouco me importa quem tira os louros, quero é estar em paz e tranquila com a minha consciência e dar o melhor de mim neste desafio face ás circunstâncias.
O SEU RECENTE EMPENHO EM DEFESA DA ESCOLA DE MÚSICA E DO CORO DOS PEQUENOS CANTORES A QUE SE DEVE?
Grande admiração e reconhecimento pela grandiosidade do projeto. Reconhecimento da excelência dos professores, da Direção Pedagógica da Escola de Musica e dos Coros e admiro o empenho da comunidade em prole deste grande projeto.
Acredito que o combate à pobreza e exclusão social se faz pela música e pela cultura. O lugar do sonho em cada ser humana e o despertar a criatividade inverte ciclos de violência, pobreza e exclusão social.
Vejo nesse projeto um mecanismo brutal para concretizar esse propósito.
O QUE ACHA QUE DEVE SER FEITO PARA QUE O PROBLEMA SE RESOLVA EM DEFINITIVO?
Renovar a Direção da Zendensido, sem medo, autonomizar a Escola de Musica de Esposende e devolver as condições de trabalho ao Diretor Pedagógico da Escola de Música, á Maestrina Helena Venda Lima, a todos os professores e dar condições de apoio condignas aos concertos e aos alunos.
O QUE É QUE AINDA ESPERA FAZER ATÉ FINAL DO MANDATO?
Conseguir convencer o Sr. Presidente da Câmara a criar uma plataforma de diálogo vivo, produtivo e construtivo com os vereadores da oposição. Isso sim valeria a pena! É mais do que evidente que estamos lá para ajudar a melhorar, senão já teríamos muito para dizer.
SE UM DIA CHEGAR À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA QUAL É A PRIMEIRA DECISÃO QUE TOMA?
Criar o Conservatório de música e escola de artes de Esposende e promover um verdadeiro projeto educativo para as crianças do concelho, com particular enfoque nos alunos do ensino especial, criando mecanismo que promovam a integração no mercado de trabalho.
QUAL FOI PARA SI, ATÉ HOJE, O MELHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE?
Privei de perto com o Losa de Faria, era visita da minha casa, o meu pai era muito próximo dele. Lembro-me da forma enérgica e decidida com que falava e da sua capacidade de decisão. Era “cinco reis de gente” mas muito respeitado enquanto líder, um estratega nato. Eu era criança, quando morreu.
Reconhecendo que a matriz do concelho foi por ele definida excelentemente, reconheço a Laurentina Torres a defesa acérrima do património ambiental de Esposende, que faz do concelho aquilo que é hoje “um privilégio da natureza”.
No entanto, foi Alberto Figueiredo quem mais acompanhei e a quem acho que a contemporânea Esposende mais deve. Um empreendedor nato com deu a Esposende uma dimensão urbana, desenvolveu o empreendedorismo e criou postos de trabalho, respeitada e ouvida a nível do poder central.
Joao Cepa tem um desempenho que é de continuidade relativamente a Alberto Figueiredo e o facto de não terem conseguido conciliar-se custou ao concelho alguma estagnação, o que foi uma pena, ou não, o futuro dirá.
BEM, VAMOS AGORA FALAR UM POUCO DA NOSSA TERRA. O QUE PENSA DA CIDADE E DO CONCELHO DE ESPOSENDE?
Gosto realmente muito e queria poder contribuir para que melhorasse a nível social.
COMO CLASSIFICA ESPOSENDE?
Um concelho pacato, com poucas oportunidades de trabalho/emprego, parco poder económico onde a ruralidade e a excelência da natureza são a tónica do sorriso do povo.
E DO ATUAL MOMENTO POLITICO EM PORTUGAL?
Confuso e pouco promissor.
CONCORDA COM A FORMA COMO ANTÓNIO COSTA CHEGOU A 1º MINISTRO?
Aceito. Reconheço nesta solução um fator de novidade que era desejável. É preciso combater o laxismo e a abstenção. É urgente reinventar a política e desinstalar os “habituais”. Os responsáveis dos partidos têm que parar que se relacionar como inimigos em nome do interesse nacional. Confesso que não tenho paciência para fanatismos, nem   para carreirismos políticos. As pessoas têm que perceber que não podem, nem devem eternizar-se nos cargos é ridículo, redutor e pouco saudável.
QUANTO TEMPO ACHA QUE ESTE GOVERNO VAI DURAR?
Sinceramente acho que tem uma capacidade de resposta muito rápida áquilo que corre mal, o que lhe dá aparência de alguma estabilidade. Não deixam que os problemas sejam o tema da ordem do dia e antecipam-se nas soluções, boas ou más, as que preconizam e o problema deixa de ser assunto. Acredito que vai durar mais do que eu gostaria e menos do que eles pretenderiam.
E A ATUAÇÃO DO NOVO PRESIDENTE DA REPUBLICA? O QUE ESPERA DO MANDATO DE MARCELO REBELO DE SOUSA?
Acho que é um homem com forte sentido de patriotismo, humanista, pragmático e com grande capacidade de gerar consensos.
O QUE ACHA DESTA VAGA DE REFUGIADOS QUE TEM CHEGADO AOS MILHARES À EUROPA?
Acho que podia acontecer a qualquer um de nós e aos nossos filhos e, por isso, como cristã que sou não vejo como virar as costas, no entanto, mais ou tão importante domo acolhe-los é dar-lhes sentido de vida, com trabalho e integração.
E DOS RECENTES E CADA VEZ MAIS REGULARES ATAQUES TERRORISTAS?
Nem consigo pensar muito nisso. Para mim o “terrorismo” acontece de baixo de tantos telhados, todos os vizinhos sabem e ninguém faz nada e depois ficam chocados com as bestas que geramos. É o preço do individualismo levado ao extremo e com o efeito da mediatização.
ESTAMOS PRATICAMENTE NO FINAL DESTA NOSSA CONVERSA. O QUE É QUE SENTE QUE AINDA LHE FALTA FAZER?
Viajar.
TODOS TEMOS OS NOSSOS SONHOS. E O SEU. QUAL É O SEU SONHO?
Ser feliz e melhorar a vida daqueles que se cruzam comigo, nem que seja por uma opinião trocada ou um sorriso.
DENTRO DE DOIS DIAS COMEMORA-SE O 42º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL. VAI PARTICIPAR EM ALGUMA ATIVIDADE POLITICO/PARTIDÁRIA NO ÂMBITO DESTAS COMEMORAÇÕES?
Ainda não tenho nada previsto. Comemoro o 25 de Abril e os seus valores na minha prática de vida diária, isso sim, é respeitar Abril.
QUER DEIXAR AQUI UMA MENSAGEM AOS ESPOSENDENSES?
Apenas que tenho orgulho em pertencer a esta comunidade e que podem sempre contar com o meu empenho em prol do bem comum, como eu sempre pude contar convosco em momentos cruciais da minha vida. Estou muito grata por todas as vivencias e experiencias que me proporcionaram e fazem de mim aquilo que Sou. Muito Obrigada.
NOTA FINAL
Conheço a minha cara amiga Berta Viana da sua carreira profissional e da atividade politico partidária. A meu convite, escreveu um posfácio para o meu primeiro livro de crónicas «Crónicas de Mário Fernandes», lançado no ano passado. Foi minha parceira na Assembleia Municipal de Esposende e na Comissão Permanente deste mesmo Órgão Municipal. Temos participado em inúmeras atividades conjuntas, sendo sempre um enorme prazer privar com a Drª Berta Viana.
Bons tempos, os da Esposende TV, onde comentávamos a atualidade local e nacional e da Esposende Rádio, onde ambos tínhamos uma crónica semanal, a «Prova Oral». Quero deixar um especial agradecimento à minha cara amiga, Berta Viana, pela simpatia e pelas respostas sempre prontas às minhas questões. Admiro-lhe a coragem a todos os níveis; Na sua carreira profissional, na sua atividade político-partidária e até na sua vida pessoal. Um bem-haja e o desejo que tenho, de continuar a ver a minha entrevistada de hoje, com toda essa garra que lhe é caraterística, com frontalidade e querer. As maiores felicidades. Um abraço, forte.
Mário Fernandes
23-04-2016








Sem comentários: