quarta-feira, 1 de julho de 2015

XI CONVÍVIO FAMÍLIA MARTINS COM 3 CENTENAS DE PESSOAS



XI CONVÍVIO «FAMÍLIA MARTINS»

Números oficiais do XI ENCONTRO. Estiveram presentes perto de três centenas de “Martins”, assim distribuídos, pelos 9 ramos; JANUÁRIO: 63; FILIPE: 53; RAÍNHA: 47; DAVIDE: 29; MARIA: 26; SIDÓNIO: 25; MOISÉS: 22; AURORA: 12; CELINA: 10.

A Família Martins de Curvos é constituída por mais de quatro centenas de pessoas e reúne habitualmente de dois em dois anos, em franco convívio. Foi o que aconteceu no último domingo de junho de 2015, na freguesia de Aldreu, concelho de Barcelos.

Este XI Encontrou contou com cerca de 300 “Martins”, que aproveitaram para passar um domingo diferente, com muita alegria e muita animação e onde as pessoas aproveitam sempre para por a conversa em dia, saber e contar notícias, viver e reviver outros tempos. A concentração iniciou pelas 9 horas da manhã. A Eucaristia, celebrada pelo P.e Mário Martins, realizou-se pelas 12h na bonita capela da Senhora do Pilar. A terminar a eucaristia, o celebrante leu uma mensagem que trouxe do Vaticano, do Papa Francisco, dirigida à família Martins louvando este convívio e a sua vivência cristã. Este foi um momento de forte emoção, deixando os presentes comovidos por tal gesto de sua santidade o Papa.

Despois da Eucaristia houve lugar ao almoço. No início da tarde, uma pequena mais muito bela representação teatral a relembrar a importância da tia Laurinda no seio da família e da própria comunidade curvense. Pessoa instruída e hábil, a quem muitos recorriam para ouvir os seus conselhos e os seus ensinamentos. A meio da tarde veio a grande animação com a realização de jogos tradicionais, com toda a gente a participar, desde os mais novos aos mais idosos. Jogo da malha, da corda, das andas, corrida de sacos, colher na boca, etc., etc., etc.! Ao final da tarde foram cantados os parabéns e cortado o enorme bolo de aniversário. A terminar, foi anunciada a novo comissão para a organização do próximo encontro a ter lugar novamente daqui por 2 anos. Deu-se a passagem de testemunho da comissão cessante para a nova comissão.

Parece só ter custado começar há 25 anos a realizar estes encontros, porque depois tomou-se-lhe o gosto, colocaram-se mãos à obra e a sua realização passou a ser sequencial e regular, a saber; O I em Frossos, em 1987, o II na Serra do Soajo, em 1993, o II no Marachão - Rio Tinto, em 1999, o IV em S. Lourenço da Alheira, em 2001, o V na Senhora da Boa Morte – Correlhã, em 2003, o VI na Senhora do Castro – Deocriste, em 2005, o VII no Souto de S. Roque – Forjães, em 2007, o VIII no Monte Facho em Oliveira, em 2009, o IX em Cabanelas no ano de 2011, o X em S. Romão de Neiva em 2013 e este, o XI, no passado dia 28 de junho, na S.ª do Pilar em Aldreu.

Estes grandes convívios visam o reencontro e a partilha de experiências e de conhecimentos e são preparados com muito carinho e dedicação, pois todas as comissões, constituídas por representantes de todas as famílias, tentam, ano após-ano, surpreender pela originalidade, pela autenticidade, pelo empenho e pela animação, tentando fazer sempre melhor, associando o convívio à gastronomia, e que bem que se come, tantas são as iguarias e as especialidades confecionadas e servidas com aquele gostinho bem especial, e à animação, proporcionados pelos muitos jogos tradicionais, cantorias e tocatas, pondo em prática os dons e talentos, tanto dos mais pequenos como dos mais idosos. No fundo o que se pretende é algo tão simples, como, pôr as pessoas a conversar, melhor, «a pôr a conversa em dia», como habitualmente dizemos, a ver e rever amigos e familiares, a alegrar as pessoas e a fazê-las felizes!
Como é bonito verem-se familiares há muito «desaparecidos», o reencontro de gerações, avós e visavós, com netos e bisnetos, irmãos com irmãos e muitos outros familiares que ansiosamente aguardavam esta data, este dia, para o reencontro das suas famílias, em especial desta enorme família das FAMÍLIAS MARTINS, há muito com ramificações pelos quatro cantos do mundo.
Sentimo-nos bem ao reconhecer o papel e a importância que esta família, conjunto de Famílias, tem tido no seio da comunidade Curvense e de muitas outras comunidades de destino e fixação, enquanto membros exemplarmente ativos, participativos e solidários, levando o bom nome dos «MARTINS» por esse Portugal fora.

Importa cimentar e valorizar esta amizade e potenciar a partilha de experiências, de reconhecer aos mais velhos um papel ativo na família e na sociedade, valorizando o seu saber acumulado ao longo das suas vidas. O sucesso dos mais novos será tanto maior quanto mais soubermos aproveitar este «saber de experiências feito».

Convívios bem agradáveis, onde não falta nada; desde a alegria e a boa disposição, a um bom repasto, com muitas surpresas, encontros e reencontros sempre francos e animados, e que para sempre nos ficam na memória.

A Eucaristia é um dos momentos altos destes encontros, pois quem trata do corpo também tem que olhar pela alma e a celebração eucarística permite-nos refletir e evocar os nossos antepassados, a quem muito devemos e por isso fazemos por honrar.

É certo que de encontro para encontro, há uns que partem e que nos destroçam a alma, mas há também muitos outros que por várias formas, seja por terem nascido, seja por afinidades, chegam e nos enriquecem e engrandecem. É a lei da vida! Por isso que a nossa árvore genealógica é dinâmica, cresce todos os dias e as suas ramificações estendem-se cada vez mais.

O que mais importa e que mais desejamos mesmo, é que sejam passados bons momentos, conversando e confraternizando, convivendo, brincando - porque não, e aprendendo uns com os outros, porque todos temos sempre algo a aprender e a ensinar!

Este ano para além dos parabéns aos 3 irmãos presentes; FILIPE, CELINA E AURORA, também foram contemplados 3 familiares que fizeram anos neste dia: Elsa Fernandes, Ana Martins e Daniel Martins.


Um obrigado à comissão cessante pelo sucesso do encontro:

- CELINA MARTINS [JANUÁRIO]
- ELSA NETO [SIDÓNIO]
- JULITA FARIA [MARIA]
- CALOS VIANA [RAÍNHA]
- MARTINHO MARTINS [DAVID]
- FILIPE MARTINS [MOISÉS]
- EDUARDO RODRIGUES [FILIPE]
- JOÃO PAULO RODRIGUES [CELINA]
- ETELVINA MATOS [AURORA]



Boa sorte e bom trabalho à nova comissão responsável pela organização do XII encontro a realizar em 2017.

- ABÍLIO MARQUES/FILHO FERNANDO [JANUÁRIO]
- DIANA MARTINS [SIDÓNIO]
- PAULO FARIA [MARIA]
- LUÍSA VIANA [RAÍNHA]
- ALICE MARTINS [DAVID]
- FERNANDA LOMBA [MOISÉS]
- ARMÉNIO MARTINS [FILIPE]
- LUCIA [CELINA]
- MARIA FERNANDA [AURORA]


E venha o próximo «convívio», que 2017 é já ali.
Mário Fernandes | 2015/06/28

Sem comentários: