terça-feira, 30 de junho de 2015

À CONVERSA COM O FUTEBOLISTA ESPOSENDENSE ARSÉNIO NUNES




FUTEBOLISTA ESPOSENDENSE ARSÉNIO NUNES A CAMINHO DA BULGÁRIA PARA JOGAR NO «PFC LITEX LOVECH» DA LIGA PROFISSIONAL
A EXCELENTE ÉPOCA NO MOREIRENSE DA I LIGA PORTUGUESA, COM 37 JOGOS E 5 GOLOS VÁRIAS VEZES ELEITO “FÍGURA DA JORNADA” DESPERTOU O INTERESSE DOS BULGAROS COM QUEM ASSINOU POR 3 ÉPOCAS
Arsénio Martins Lafuente Nunes tem 25 anos de idade, é natural de Apúlia, Esposende, é solteiro e tem uma irmã. Fez os seus estudos básicos em Apúlia e os secundários em Esposende. Ingressou no ISMAI – Instituto Universitário da Maia, onde frequentou e concluiu o 1º ano da licenciatura em Educação Física. Curso que conta terminar um dia, quando a carreira desportiva o permitir. Segue-se o resultado de uma conversa muito agradável que tive com este jovem craque que tem espalhado magia pelos relvados de todo o país e que agora, fruto da qualidade das suas exibições, ruma para a Bulgária onde vai representar um dos principais clubes Búlgaros, o “PFC Litex Lovech” da Liga Profissional Búlgara de Futebol A, um clube carismático e com adeptos muito fervorosos.
GOSTOS PESSOAIS
CLUBE: “Tenho uma simpatia pelo Porto, talvez por ter jogado lá no início da minha carreira.”
MÚSICA: “Sou apaixonado por música. Música brasileira, latina e africana. Adoro os Coldplay e várias outras bandas.”
DESPORTOS: “Futebol, como é bem claro. Mas também gosto de ténis, de Bolei de praia e de futebol também de praia, modalidades que aproveito para jogar no verão.”
LEITURA: “Gosto de ler, em especial a imprensa desportiva. Leio muito. Às vezes leio aquilo que escrevem sobre mim e o meu desempenho e fico contente, outras nem tanto, mas é a vida. Eu aceito a opinião dos comentadores e dos críticos e tento sempre melhorar.”
A FAMÍLIA
A família está sempre presente. A minha namorada tem-me acompanhado e vibra comigo sempre que venço algo. Nos momentos mais complicados, como nas lesões, são o nosso porto de abrigo e quem nos dá coragem para continuar.
PRIMEIROS CHUTOS NO ESFÉRICO
Desde cedo que comecei a jogar à bola. O meu pai também foi jogador, embora amador, tendo atuado em equipas como o Fão e o Apúlia. Portanto desde pequenino que comecei a ter o gosto pela bola e pelo futebol. Comecei a jogar mais a sério, aos 9 anos de idade, nas escolinhas da ADE.
CARREIRA DE UM CAMPEÃO
Joguei 3 anos nas escolinhas da Associação Desportiva de Esposende, onde fui treinado pelo professor Rui Pereira, atual vereador do desporto no Município. Da ADE fui para o escalão dos iniciados do Futebol Clube do Porto e depois passei para os infantis. Fui campeão nacional de iniciados no Futebol Clube do Porto na época de 2001/2002. Em 2004 sai do Porto para o Leixões onde estive 4 anos. O meu último ano júnior no Leixões estive no apuramento para os 4 melhores em Portugal, com o Porto, o Benfica e o Sporting. Em 2007/2008 fui à seleção nacional de sub-19.
Assinei o meu primeiro contrato, como profissional com o Leixões e para 2 épocas. Segui para o Padronense e subimos para a 2ªLiga. Depois assinei pelo Maritimo, onde joguei na equipa principal, no campeonato e na Taça da Liga.
Em 2010 sofri uma lesão, que me obrigou a parar durante 6 meses. Esta paragem retirou-me ritmo e então dei um passo atrás. Assinei pelo Ribeirão. Fiz uma excelente época e fui para o Belenenses. Assinei por 2 anos e fomos campeões nacionais da 2ª Liga, logo no primeiro ano, subindo à I Liga.
Em janeiro de 2014 dá-se a mudança para o Moreirense. Campeões da II Liga e subida `I Liga. Esta época terminamos num excelente 10º lugar. Gostei muito de trabalhar com o treinador Miguel Leal que acreditou em mim e me convocou com regularidade. Também tenho que salientar o treinador “Van Der Gaar”, na passagem pelo Belenenses, com quem gostei muito de trabalhar. Na próxima época espero continuar o bom desempenho com que terminei a presente época e contribuir para muitas vitórias do LITEX, que é o meu novo clube.
EQUIPAS POR ONDE PASSOU
1998–2001: Associação Desportiva de Esposende
2001–2004: Futebol Clube do Porto
2004–2008: Leixões Sport Club
SÉNIOR
2008–2010: Padroense – 46 Jogos – 4 Golos
2010–2011: Marítimo B – 21 Jogos – 3 Golos
2011–2012: Ribeirão – 24 Jogos – 4 Golos
2012–2014: Belenenses – 47 Jogos – 5 Golos
2014–2015: Moreirense – 37 Jogos – 5 Golos
2015–2017: Litex
MOMENTO MAIS DRAMÁTICO DA CARREIRA
“Foi quando tive uma lesão, precisamente numa fase em que estava a viver um excelente momento, em boa forma. Esta lesão veio provocar-me uma paragem que acabou por ser bastante prejudicial para a minha carreira. Recuperei bem e isso foi o mais importante.”
MELHOR MOMENTO DA CARREIRA
“Tenho vários momentos bons na minha carreira e na minha vida. Na carreira o melhor de todos foi quando marquei o golo decisivo para a subida do Moreirense para a I Liga, na época de 2013/2014.”
INTERNACIONAL SUB-19
“Fui chamado à seleção Nacional de Sub-19 na época de 2007/2008.”
PRESENÇA NAS REDES SOCIAIS… FACEBOOK
“Tenho uma página no facebook, da qual me ocupa e faço eu próprio a gestão. Dou a conhecer a minha atividade e partilho o meu estado de espirito, sobre tudo as minhas alegrias e os meus sucessos.”
RONALDO OU MESSI?
“MARADONA”
“Ronaldo é mais objetivo. Messi mais intuitivo. De qualquer forma, por enquanto, para mim o melhor de sempre continua a ser o Maradona.”
ESTADO DO FUTEBOL PORTUGUÊS?
“Eu acredito na verdade desportiva. Acho que o Benfica foi um justo campeão. De qualquer forma, respondendo mais diretamente à questão colocada, quero dizer que em Portugal o que realmente conta, são os 3 grandes. Os outros vem a seguir. Basta ver o tratamento que lhes é dado pela imprensa e pelos comentadores.”
E A FIFA?
“O que se tem vindo a saber ultimamente é uma vergonha. O Senhor Blater deve sair quanto antes. Gostava de ver o FIGO a presidir à FIFA. O que eu acho mesmo importante é que as organizações que gerem o futebol fossem geridas por pessoas ligadas ao futebol, sejam ex. futebolistas, ou outros agentes diretos.”
EXPETATIVAS PARA O PRÓXIMO CAMPEONATO DA EUROPA, A JOGAR EM 2016 NA FRANÇA?
“Acho que os grandes favoritos são os alemães. Portugal é um outsider, mas por isso mesmo e pela campanha que tem feito pode muito bem surpreender.”
COMO VÊ O FUTEBOL EM ESPOSENDE?
“Esposende tem 4 bons estádios e algumas equipas que vão tentando fazer carreira, mas as dificuldades são mais que muitas, especialmente por se tratar de um concelho pequeno. Gostava de ver uma junção de esforços no sentido de ser possível criar uma grande equipa concelhia que pudesse chegar aos nacionais e disputar campeonatos.”
ESPOSENDE, CONCELHO E CIDADE?
“Adoro Esposende. Por onde tenho passado e por onde passo, aconselho toda a gente a visitar Esposende. Este concelho melhorou muito nos últimos 5 a 6 anos. Temos praia, rio, excelente restauração e gastronomia e uma lindíssima marginal. O que isto era e o que é hoje. O único senão é mesmo o vento. Se calhar o vento em certas ocasiões até nos ajuda, pode ser um elemento diferenciador. Os melhoramentos que tem vindo a ser realizados na Avenida Marginal tem aprimorado muito a nossa frente ribeirinha.”
PRÓXIMOS DESAFIOS
“Manter o bom nível com que terminei esta época e contribuir para que o meu clube obtenha grandes vitórias.” Espero que esta experiência internacional te proporcione exibições à altura e um dia possas jogar num dos grandes da europa.
“Espero um dia terminar o curso superior e fazer carreira no ensino.”
AMBICIONAS SER TREINADOR DE FUTEBOL?
“Não me vejo a treinador, embora o futuro pode vir a ser diferente daquilo que hoje penso. Espero um dia terminar o curso superior e fazer carreira no ensino.”
“O MEU SONHO… É JOGAR NA LIGA DOS CAMPEÕES”
“O meu grande sonho é um dia poder jogar na Liga dos Campeões. Claro está que também ambiciono, como qualquer jogador, chegar um dia à seleção nacional, mesmo sabendo que isso não é fácil, principalmente não jogando num dos grandes clubes nacionais. Um dia, quem sabe.”
NOTAS FINAIS SOBRE ESTA ENTREVISTA
Obrigado amigo Arsénio pela simpatia demonstrada desde o primeiro contacto e pela amizade. Desejo-te o maior sucesso para esta nova etapa na tua carreira e louvo a ousadia desta aposta num clube estrangeiro, desejando que alcances os objetivos que ambicionas.
De referir que desde a nossa conversa, até à publicação desta entrevista verificou-se a assinatura do novo contrato com o LITEX. O avançado de 25 anos foi um dos jogadores mais utilizados por Miguel Leal ao longo da última temporada e apesar de ter mais um ano de contrato com os minhotos está de partida para a equipa orientada por Balakov, ex-internacional búlgaro que em Portugal representou o Sporting. Este clube búlgaro joga na I Liga e na época que agora terminou classificou-se em 4º lugar e chegou aos quartos-de-final da taça. Para o ano também jogam na LIGA EUROPA onde vamos poder ver o Arsénio a jogar. Afinal a Liga dos Campeões já nem está tão longe quanto parecia há 15 dias atrás.
Sem cometer alguma inconfidência quero terminar esta entrevista com uma curiosidade: A certo momento, questionei o Arsénio sobre a próxima época tendo-me respondido que ia continuar no Moreirense, embora gostasse de jogar num grande. Disse-lhe que se aproximava o momento das transferências e que devido ao excelente final de época, ele era bem capaz de ir para algum dos grandes ou mesmo para o estrangeiro. O Arsénio deu um sorriso. Entretanto já falamos ao telemóvel, eu cá, ele já a treinar na Bulgária, quando ele… me lembrou o episódio. Gostei! Também fiquei contente quando me afirmou, ao telefone, estar a sentir-se muito bem e ter sido calorosamente recebido, tanto pelos responsáveis do clube como pelos adeptos.
Aproveito ainda para deixar aqui um pequeno registo, em jeito de homenagem a vários ouros futebolistas esposendenses a jogar atualmente ao mais alto nível em equipas nacionais e estrangeiras; TOZÉ CARVALHO [ESTORIL], FREDERIC MACIEL [F.C. PORTO], JOÃO PATRÃO [CHAVES], RUI NIBRA [BENFICA DE MACAU], MÁRIO MENDONÇA [OLIVEIRENSE] E DINIS ALMEIDA [RÉUS, ESPANHA].
O "AJUSTAMENTO"
O ajustamento segue imparável; Vende o Estado e vendem os privados e a razão é (quase) a mesma: O Estado, falido e os privados descapitalizados. A PT já é dos franceses;
A EFACEC dos Angolanos; O NOVO BANCO vai para os Chineses e a TAP para Brasileiros. Já pouco fica a restar em mãos nacionais e nem preciso lembrar que a EDP é dos chineses; As AUTOESTRADAS de espanhóis e por ai fora. *Resta a satisfação de nos casos da Altice [novos donos da PT] e da TAP, haver capital de portugueses.
Os estrangeiros parece terem levado muito a sério o slogan que por cá andou muito em voga: "Compre o que é nacional". Vieram, compraram e não vão deixar nada. Talvez muitos dos nossos governantes já estejam a começar a perceber a falácia que foi a treta dos "centros de decisão" ficarem em Portugal. Era uma vez! Quem compra quer mandar e nisso tem toda a razão. Nada tenho contra o investimento estrangeiro. O que eu gostava de ver era investimentos de raiz, na criação de indústrias e consequente aumento de postos de trabalho.
Achei alguma graça à imagem do Parlamento “Vendido”. Não sei bem a que se referiam; Se ao edifício ou ao recheio!
A TRAGÉDIA GREGA
A tragédia GREGA segue com novos capítulos.
Fica provado que sozinhos, os Estados, pouco ou nada representam. Enquanto os governantes continuarem a pensar isoladamente, jamais deixarão de ser controlados pelo grande capital, os ditos mercados e de nada valerá a apresentação de bonitos programas eleitorais a sufrágio do «povo». Era uma vez a… democracia! O que nos falta atualmente são líderes com carisma, competência, seriedade e visão estratégica. A continuar assim, a UE não irá nunca além de um grupo de países onde impera a inveja e a falta de solidariedade. Só vamos ter uma autêntica UNIÃO quando, em todo o espaço europeu houver igualdade de oportunidades e uniformização de políticas.
Começa a parecer-me que a «troika», as tais instituições credoras, não querem somente impor condições financeiras, mas t
ambém e muito, impor um modelo de governação e mesmo levar ao condicionamento dos eleitores nas eleições a realizarem-se proximamente em países como Portugal, Espanha. Começa a ser claro que o que a «troika», diga-se a Alemanha e o FMI querem, é humilhar um governo democraticamente eleito, mas liderado pelo Syriza.
Os gregos bem tentaram, mas acabaram por perceber e sentir que são muito pequeninos e que estão sozinhos nesta luta contra o capital. O governo português, o tal bom aluno e o próprio presidente da república têm-se desdobrado em declarações a criticar os gregos e a exigir que cumpram o impossível. A dívida grega, tal com a portuguesa, tem juros incomportáveis e são impagáveis nos prazos impostos. Este “filme” podia chamar-se «COMO HIPOTECAR O FUTURO DOS PAÍSES POBRES».
Mário Fernandes
27-06-2015





Sem comentários: